SIPAT é Só Uma Semana de Palestras?

Mais do que uma semana de atividades a SIPAT é um dos principais eventos relacionados a saúde e segurança no trabalho.

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Ela representa o conjunto de atividades relacionadas à prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A realização deste evento é obrigatório para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPA.

Nestes anos todos em que a Conceito Zen realiza palestras e outras atividades para SIPAT já nos deparamos com clientes de todos os tipos: Os que investem muito em atividades que complementam todo o trabalho feito no ano pela área de segurança do trabalho e aqueles clientes que querem “fazer qualquer coisa” só para cumprir a legislação da NR5.

Abaixo, confira tudo o que precisa saber sobre a SIPAT. Será que ela é somente uma semana de palestras ou podemos encarar este evento como um dos principais relacionados a saúde e segurança?

SIPAT-e-so-uma-semana-de-palestras

Legislação que assegura a SIPAT

A SIPAT está prevista em lei conforme a Portaria N° 3.214, NR 05, item 5.16 letra “O”. De acordo com a lei, a SIPAT precisa acontecer durante uma semana de trabalho na empresa.

Entretanto, muitas empresas não cumprem este prazo. O principal intuito da SIPAT é conscientizar e garantir a prevenção de acidentes de trabalho, atos inseguros, comportamentos de riscos e doenças relacionadas ao trabalho, tais como DORT e LER.

Ainda assim, os colaboradores também são orientados sobre outras implicações, como tabagismo, alcoolismo, IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS, o uso de entorpecentes, dentre outros assuntos importantes e totalmente relevantes para os funcionários.

Cada assunto é debatido de maneira didática e completamente informativa, a fim de conscientizar o colaborador.

Semana de conscientização

A CIPA é responsável por organizar, divulgar e promover a SIPAT na empresa. O planejamento acontece a partir de um levantamento de custos, designação de tema e tudo o que será abordado durante os cinco dias de SIPAT.

Veja Também: Diferença entre SIPAT e CIPA

Todos os detalhes precisam ser informados ao empregador, pois o mesmo irá tomar as devidas ações para que o evento possa acontecer sem nenhum precedente.

A SIPAT, por sua vez, pode ter um tema completamente específico. Por exemplo, se há algum problema constante com os funcionários da empresa, como o tabagismo, por exemplo, podem ser feitos cursos, apresentações, palestras e demais atividades com este tema, o tabagismo.

No entanto, nada é relacionado com zombaria ou qualquer tipo de desrespeito. Tudo é feito com seriedade e com a finalidade de informar e orientar todos os colaboradores a não fumar, beber ou fazer sexo sem preservativo.

Realizar palestras, teatros, gincanas, dentre outras atividades, é extremamente importante para o sucesso da SIPAT dentro de cada organização. Além disso, também acontecem palestras de interesse de todos, bem como sobre primeiros socorros, Ginástica Laboral e higiene no local de trabalho.

Redução de acidentes e doenças ocupacionais

A partir das palestras, os funcionários são conscientizados sobre as doenças relacionadas ao trabalho, como a LER e DORT, assim com foi mencionado há pouco.

Deste modo, todos os funcionários aprendem dicas, novidades e maneiras de prevenir a incidência de possíveis implicações, como dores musculares, nas articulações, problemas nos nervos, dentre outros fatores que atingem os funcionários que realizam esforços e movimentos repetitivos.

Veja Também: Benefícios da SIPAT para os Funcionários

Para o empregador, a semana é de suma importância, pois promove a aproximação da equipe de trabalho e a parte gestora, garantindo um só local de trabalho, algo que reflete diretamente na produtividade da empresa.

Investimento em prevenção

Por falar em produtividade, vale lembrar que a SIPAT não pode ser encarado como um simples gasto. Pelo contrário, investir em palestras, teatro e atividades para conscientizar e prevenir possíveis problemas relacionados ao empregado pode ser algo completamente positivo.

Em longo prazo, funcionários que entendem o conceito da SIPAT, tendem a se tornarem mais responsáveis, focados e dispostos a mudar suas atitudes. Com isso, o empreendedor pode presenciar o aumento da produtividade, qualidade de vida dos funcionários e, sobretudo, o desenvolvimento empresarial.

SIPAT é Só Uma Semana de Palestras?
5 (100%) 1 vote
0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *