Benefícios da SIPAT para os Funcionários

A SIPAT é um dos eventos mais importantes para levar orientação e conscientização para os funcionários.

Prevenir acidentes de trabalho possui grandes vantagens para a empresa, mas principalmente para os colaboradores. Evitar esse tipo de acidente contribui com a saúde do funcionário e o protege dos perigos do dia a dia.

A SIPAT é uma das ferramentas utilizadas para conscientizar os funcionários com técnicas de proteção individual e coletiva. Por este motivo, é essencial que você participe da SIPAT na sua empresa.

Acima de tudo, a SIPAT é um investimento muito interessante para as empresas, que a longo prazo evitam acidentes e formam profissionais conscientizados. O reconhecimento virá inicialmente dos próprios funcionários, que saberão do cuidado dos gestores com a sua segurança e terão uma capacitação de qualidade para a execução das mais diferentes tarefas.

Benefícios da SIPAT para os funcionários

O que é a SIPAT?

SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É uma semana realizada anualmente, organizada pela CIPA (Comissão Interna de Previsão de Acidentes) em conjunto do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) juntamente com gestores e técnicos de segurança do trabalho de uma empresa, para conscientizar e educar os funcionários sobre os cuidados dentro do ambiente de trabalho.

Para deixar claro e mostrar aos colaboradores todos os benefícios diretos de prevenir os acidentes de trabalho, a SIPAT organiza palestras, jogos e dinâmicas que ensinam de uma forma divertida e atraente e em nossa página de atividades para a semana da SIPAT você pode conferir o que a Conceito Zen proporciona para este evento.

É importante que a empresa saiba divulgar a semana de uma forma eficiente e que motive os funcionários a participar. Uma dica é variar de forma criativa nos temas de cada ano. Procurar inovar em cada edição para não ficar maçante e surpreender os funcionários.

A SIPAT é exigida pela Legislação Trabalhista Brasileira, precisando ser realizada pelo menos uma vez ao ano e obrigatoriamente documentada pela CIPA, para comprovar todas as atividades realizadas durante a semana.

Benefícios da SIPAT para os funcionários

Existem muitos benefícios da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho para a o funcionário, que muitas vezes não são vistos com tanta clareza. Ela é muito importante para a saúde de todos os trabalhadores e por isso, ela é considerada obrigatória na legislação brasileira.

Podemos destacar pelo menos 6 benefícios da SIPAT para os colaboradores:

  • Reduz os acidentes no trabalho
  • O ambiente fica mais equilibrado
  • Oportunidade de reciclar conhecimento com especialistas
  • Aprender com alegria e interatividade
  • Maior aproximação entre os funcionários
  • Conscientização sobre o uso de EPIs

Destacados então estas vantagens da realização da SIPAT para os funcionários, vamos comentar sobre cada um destes benefícios levantados.

1. Diminui os acidentes: Quando todos os colaboradores sabem se comportar de forma segura dentro do ambiente de trabalho, os acidentes tendem a diminuir bastante. Assim, a saúde dos funcionários se mantém em dia.

2. Torna o ambiente harmonioso: Como todos os funcionários trabalharão em prol da segurança, o ambiente entrará em uma maior harmonia, com todos trabalhando para um mesmo objetivo.

3. Oportunidade de tirar dúvidas com profissionais: A SIPAT traz diversos profissionais da saúde do trabalho para dentro da sua empresa, dando oportunidade para você tirar dúvidas e conversar de perto com quem entende do assunto.

4. Momento de descontração: Todos os funcionários passam o ano inteiro com rotinas intensas de trabalho e às vezes até maçantes. Por isso, a SIPAT traz brincadeiras, dinâmicas e uma semana diferente para o funcionário, proporcionando mais descontração. Em nossa página de palestras para a SIPAT você pode conferir mais a respeito de como funcionam nossas palestras interativas para este evento tão importante.

5. Integração: Com todos os funcionários e empregadores aprendendo juntos e participando de dinâmicas, a integração entre eles aumenta. Assim, os colaboradores podem ficar mais próximos entre si e criar um vínculo maior com os chefes também.

6. Garante o uso correto dos EPIs: Os Equipamentos de Proteção Individual, são todos os equipamentos que os funcionários precisam usar para se prevenir de acidentes de acordo com sua função. Com a SIPAT, eles aprendem as formas corretas de utilizá-lo e garantem mais segurança.

Agora que você já sabe que a SIPAT pode trazer grandes vantagens para você e para melhorar seu ambiente de trabalho, participe com motivação quando chegar essa semana na empresa onde você trabalha e incentive seus colegas a aprender também.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Benefícios da SIPAT para os Funcionários - Conceito Zen