Como e Quando Surgiu a SIPAT?

Conheça a história sobre como e quando surgiu a SIPAT, um dos principais eventos sobre orientação e conscientização.

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é o principal evento de ações relacionadas à conscientização para segurança e saúde no ambiente de trabalho nas empresas instaladas no Brasil.

Com o objetivo de conscientizar trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes no trabalho, o evento é obrigatório e previsto na legislação trabalhista com a promoção de diversas atividades como palestras, treinamentos, avaliações e atividades com a temática da segurança no trabalho e saúde em geral.

Tudo acontece durante uma semana inteira, tendo como objetivo ajudar a todos os trabalhadores a ficarem conscientizados durante o evento. Abaixo, você ficará por dentro de tudo sobre a história de como e quando surgiu a SIPAT.

Legislação da SIPAT

 Órgãos reguladores que antecedem a SIPAT

Uma das principais organizações de apoio a segurança do trabalhador tem suas origens a necessidade de se preocupar com os riscos dos trabalhadores começou nos anos 1940 com a criação da ABPA, Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes que foi a antecessora da SIPAT, e no Governo Getúlio Vargas com a criação da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, quando enfim os trabalhadores tiveram representantes da categoria para demonstrar as primeiras ações relacionadas a saúde e a segurança da classe.

Quando surgiu a SIPAT?

Em 1953, foi publicado o Decreto-Lei 34.715, que oficializa uma semana dedicada de atividades sobre a segurança no trabalho, a SIPAT, onde fica definida como a última semana de novembro de todo ano para a sua realização, conforme padrão estabelecido pela portaria 157.

SIPAT nos anos 70

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho (CANPAT), com o decreto 68.255 de 1971, portaria 3.233, orientado pelas Delegacias Regionais de Trabalho (DRT) no mês de maio de cada ano, foi impulsionada em decorrência do aumento da industrialização no país.

No dia 8 de junho de 1978, a Norma Regulamentadora NR 5, portaria 3.214 atribui os itens necessários para a formação da CIPA e a realização da SIPAT em uma semana dentro da vigência da CIPA.

Ainda se estabelecem neste ano, as orientações da SESMT (Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho) que dão diretrizes as empresas no perfil de risco apresentados de acordo com a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), em que se estabeleceu os padrões definidos até hoje para a SIPAT.

Informações sobre a SIPAT

As empresas vêm modernizando suas atuações junto às terceirizadas para programar atividades relacionadas à segurança de seus funcionários, como inovação ao aplicar as palestras com atividades culturais que abordem a temática.

A Conceito Zen se destaca no mercado por oferecer diversas atividades diferenciadas e de grande impacto para os funcionários. Portanto, caso você tenha interesse em saber mais a respeito, recomendamos clicar neste link e conhecer as atividades para SIPAT de nossa empresa.

A SIPAT é caracterizada como um evento muito completo que aborda todos os temas relacionados à segurança do trabalho, como tabagismo, alcoolismo, percepção de riscos, entre outros temas interessantes e relevantes para o dia a dia ocupacional como os atuais: dependência tecnológica, ansiedade e depressão, relacionamento interpessoal, administração do tempo, educação financeira, entre outros.

SIPAT nos dias de hoje

Existem decisões governamentais que podem influenciar nos caminhos quanto a obrigatoriedade desse evento nas empresas, tendo em vista a necessidade de se trabalhar essas ações e o quanto ela se tornou necessária para a vida dos trabalhadores.

Atualmente, a SIPAT é uma parte fundamental para a importância na relação profissional entre os funcionários e a empresa, garantindo mais segurança e muita conscientização.

Como e Quando Surgiu a SIPAT?
5 (100%) 1 vote[s]
0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *