Gincanas para SIPAT

Veja alguns exemplos de atividades recreativas que podem ser realizadas em sua SIPAT.

Gincanas para SIPAT são uma ótima forma de criar interação com a equipe de funcionários durante o evento que é um dos principais do ano relacionados à saúde e segurança no trabalho e que se bem organizada, trará resultados já em curto prazo.

Algumas gincanas são bem conhecidas do público adulto, tendo em vista que, quando crianças, praticávamos muitas tarefas como forma de socializar e descontrair. Porém, muitas empresas têm percebido que a SIPAT é um evento não só de palestras sobre saúde e segurança, mas também uma forma de levar informação de forma descontraída para que o adulto saia da rotina e aprenda brincando, como quando éramos crianças.

ATENÇÃO: Se você está a procura de palestras, teatros, intervenções nos setores e massagens, recomendamos acessar a página de ☛ Atividades para a semana da SIPAT ☚ para conhecer nossas opções de serviços.

Algumas tarefas realizadas durante uma gincana na SIPAT servem como ajuda para a própria empresa testar os conhecimentos dos funcionários em relação a um determinado assunto, por exemplo, uma regra interna de segurança. Desta forma, a gincana será utilizada como instrumento para fortalecer uma campanha interna e reforçar questões de necessidade da empresa.

Para que as gincanas tenham relação com o tema do evento, saúde e segurança no trabalho, preparamos 7 gincanas para SIPAT com tarefas que não dependerão de grandes recursos e que são práticas de serem realizadas. Vamos lá?

Gincanas para SIPAT

1 – Paródias musicais com tema específico

Esta é uma gincana que sempre dá certo, pois une a diversão de uma gincana com a conscientização. A ideia é que os funcionários criem uma paródia musical sobre um determinado assunto, prevenção da dengue, segurança no trabalho, uso do epi’s, por exemplo e os próprios funcionários votem qual eles acharam a mais legal.

2 – Passa ou Repassa

Gincana muito conhecida da televisão, o passa ou repassa é uma atividade bem interessante para realizar durante a SIPAT. Previamente, podem ser realizadas diversas questões que envolvam segurança no trabalho, procedimentos internos, ou outras questões que a empresa desejar abordar durante o evento.

Criam se grupos de funcionários e um apresentador (membro da CIPA ou algum funcionário com mais facilidade de falar em público) realiza as perguntas para um representante do grupo. Caso este não saiba a resposta, passa a vez para a outra equipe. Caso esta equipe também não saiba a resposta, repassa a pergunta para a primeira equipe. Permanecendo a falta de resposta, esta equipe “paga” uma brincadeira, que pode ser cantar uma música, se fantasiar, etc.

3 – Arrecadação de Alimentos, Roupas ou Agasalhos

Esta gincana da SIPAT serve como uma forma de ressaltar a importância da colaboração com a comunidade onde a empresa está inserida.

Caso a empresa faça alguma divisão de equipes, doação de alimentos, roupas ou agasalhos podem somar pontos para cada equipe. Assim, se estimula a doação voluntária, mas também o interesse dos participantes em colaborar com a arrecadação.

4 – Doação de Sangue

A doação de sangue é uma atividade muito interessante de realizar durante a SIPAT, pois estimula a conscientização da importância da doação de sangue para os bancos de sangue das cidades brasileiras.

Para que esta gincana funcione, muitas empresas têm o apoio de seus líderes que liberam os membros das equipes durante o expediente para realizarem a doação para os bancos e em cada doação, são somados pontos de cada doador para contabilização.

5 – Caça Palavras

A ideia desta gincana é fazer com que os funcionários achem palavras relacionadas à saúde e segurança que estão escondidas junto com diversas letras.

Algumas sugestões de palavras: SIPAT, CIPA, SESMT, Segurança no Trabalho, EPI, Equipamento de Proteção Individual, Qualidade de Vida, Brigada de Incêndio.

A empresa também pode realizar um texto que contenha uma frase com algumas das palavras acima para ajudar o entendimento dos funcionários, como neste exemplo.

6 – Jogo da Forca

Gincana para SIPAT - Jogo da ForcaA proposta desta gincana é criar algumas palavras relacionadas a SIPAT e os membros das equipes conseguirem adivinhar de qual palavra se trata.

Um membro por vez fala uma letra e caso esta letra esteja errada, um desenho de um boneco vai se criando até a equipe acertar a palavra ou o boneco do desenho ser enforcado.

Esta é uma atividade bem conhecida e que pode gerar bons momentos de descontração durante a gincana na SIPAT.

7 – Quem sou eu?

Nesta gincana um funcionário faz a narração e dicas e detalhes de um determinado EPI para que os membros da equipe adivinhem de qual equipamento se trata. Ganha a equipe que acertar mais EPI’s.

Dica Bônus

Caso sua empresa tenha verba para contratar uma empresa que faça uma gincana em sua SIPAT, sugerimos conhecer o nosso jogo corporativo de perguntas e respostas “SIPAT Game Show“.

Este jogo trata sobre todos os assuntos abordados na SIPAT e conseguimos também abordar questões internas de segurança e procedimentos da empresa. Muitos clientes estão contratando esta atividade no último dia de evento como uma forma de fazer um resumo da semana, só que com muito mais dinâmica e interatividade.

Clique aqui para conhecer mais sobre o SIPAT Game Show e tenha uma atividade diferenciada em seu evento.

Para que servem estas gincanas?

Estas gincanas para SIPAT servem como exemplo para que sua empresa saia da rotina de realizar somente palestras internas, mas também, podemos destacar como benefício:

  • Integração entre os colaboradores
  • Aproxima setores da empresa
  • Melhora a comunicação no ambiente de trabalho
  • Reforçar uma campanha interna
  • Estimula o espirito de equipe e solidariedade
  • Quebra de barreiras hierárquicas durante as atividades

As gincanas que demos como exemplo para que sua empresa faça durante a SIPAT são relacionadas com o tema saúde e segurança, objetivo principal de uma SIPAT.

Não demos como exemplo, gincanas que exijam habilidades físicas, pois muitas vezes, as empresas não têm um espaço adequado para isso internamente e pelo motivo de aumentar o risco de acidentes durante a atividade.

As gincanas para SIPAT podem ser coordenadas com vários objetivos, apenas como recreação, para arrecadar doações para instituições ou para premiar os participantes das tarefas.

Recomendamos também ver outras brincadeiras para SIPAT que complementam as tarefas sugeridas neste artigo.

Para que as tarefas e provas sejam realizadas com sucesso e com a participação massiva dos funcionários é de extrema importância que todos os membros do SESMT ou CIPA estejam integrados e motivados no processo. A divulgação com antecedência e esclarecimento de dúvidas através de mural, email ou intranet, também facilitará o entendimento por parte dos funcionários.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Vilmar Patricio :

    Rafael que legal, gostei muito. Parabéns! Assuntos que reavivam nossas idéias… Gratidão

    • Rafael Lobo :

      Olá Vilmar.
      Fico feliz que tenha gostado das gincanas!

      Abraços,
      Rafael

  2. Adriana Carvalho :

    Muito bom, assim que terminei a leitura ocorreu uma chuva de idéias na minha cabeça. Gostei mesmo… Parabéns.

    • Rafael Lobo :

      Olá Adriana.
      Que bom que o artigo das gincanas lhe ajudou. Fico feliz.

      Abraços,
      Rafael

  3. Claudia Eloísa Rodrigues :

    Gostei muito de tudo por aqui. Parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Olá Claudia. Tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado das ideias de gincanas.

      Abraços,
      Rafael

  4. Elisabete Marques :

    Olá Rafael.
    Adorei tudo que vi aqui. Parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Olá Elisabete.
      Fico feliz que tenha gostado!

      Abraços,
      Rafael

  5. Solange :

    Rafael, parabéns. Gostei muito das dicas!

    • Rafael Lobo :

      Obrigado pelo feedback Solange.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Gincanas para SIPAT - Conceito Zen