Como o Sedentarismo Impacta na Qualidade de Vida

A falta de atividade física é tão prejudicial quanto o tabagismo e pode comprometer sua saúde, bem estar e qualidade de vida.

O sedentarismo pode custar caro para a sua saúde. Manter o corpo em funcionamento é fundamental para a sua saúde e bem estar. Nos dias de hoje, ser sedentário se tornou mais comum do que deveria ser. As pessoas estão cada vez mais de distanciando de uma vida ativa.

Você não precisa acompanhar essa evolução: dentre as diversas características que vêm mudando na sociedade, evitar o esforço com aparelhos e tecnologias é uma das mais nítidas. É importante que você tenha consciência disso, para que possa mudar e procurar não cair no piloto automático.

O sedentarismo acaba agindo de forma silenciosa na rotina. Assim, a sua saúde corre o risco de se debilitar cada vez mais. No início você não sente a necessidade de fazer exercícios, até que o seu corpo começa a ceder. Então, ele fica debilitado com o excesso de esforço que faz para suprir a falta energia que você lhe oferece.

Mulher obesa sentada no sofá

Principais consequências

São várias as formas que um corpo inativo pode afetar na saúde física e mental do indivíduo. Dentre as maiores consequências do sedentarismo, podemos notar a falta de força muscular, dor nas articulações, acúmulo de gordura abdominal, aumento excessivo de peso e obesidade, alterações no colesterol e triglicerídeos e risco de doenças cardiovasculares.

Ou seja, o sedentarismo é um risco para a saúde. E a tendência é que fiquemos cada vez mais presos à essa rotina. As praticidades do nosso dia a dia podem ser boas por um lado, mas têm suas consequências. É necessário que tenhamos consciência disso. E aos poucos, fazendo pequenas substituições e alterando algumas práticas, é possível sair do ciclo vicioso do sedentarismo.

Como evitar o sedentarismo?

Não é difícil evitar o sedentarismo. Nunca deixe de se exercitar, procure realizar algum tipo de atividade, mesmo que não seja diariamente. Divida o seu tempo semanal e procure adicionar as atividades físicas em sua vida. A necessidade do exercício é para todos. Lembre-se que as pessoas que vivem a vida longe do sedentarismo, vivem melhor.

Logo nas primeiras semanas, você sentirá uma boa diferença. Não se assuste no início, pois começar é sempre muito complicado. Mas confie: no longo prazo, essa é a melhor decisão que você terá feito. O esporte ativa áreas e hormônios no nosso cérebro que resultam em bem-estar e felicidade.

Leia Também: Os Benefícios da Atividade Física para o Corpo

Arrumar tempo para sua saúde é uma prioridade. Pessoas que passam um longo período de tempo sentadas tendem a ganhar peso com facilidade. Isso acontece porque o seu organismo não trabalha, você não queima calorias e por consequência, não consegue perder peso. Procure algo que lhe faça suar. Atividades esportivas sempre são bem-vindas, assim como os hobbies.

Hobbies também podem ser formas incríveis de espantar o sedentarismo e diminuir o estresse. É importante diversificá-los com o passar do tempo. Além de trazerem benefícios para a saúde física, também podem ser muito benéficos para o cérebro. Essas atividades são capazes de tirar o nosso cérebro do trabalho, da monotonia. E, por pelo menos um período de tempo por dia, nos dedicamos a uma coisa que realmente gostamos de fazer.

Leia Também: Hábitos Saudáveis que Garantem a Qualidade de Vida

Conscientização nas empresas

Sabendo-se que, hoje em dia, o sedentarismo é tão prejudicial quanto o tabagismo, a Conceito Zen promove a orientação e conscientização nas empresas com uma palestra sobre Qualidade de Vida com uma metodologia bem dinâmica e prática para fazer com que, logo após a apresentação, o funcionário consiga realizar ações práticas para uma vida mais saudável e com qualidade.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *