Os Benefícios da Atividade Física Para o Corpo

Praticar atividade física traz grandes benefícios para o corpo e a mente além de proporcionarem maior qualidade de vida.

Sabe-se há muito tempo que as atividades físicas praticadas de forma adequada e regularmente, apresentam um potencial notório para o corpo. No entanto, conforme será visto ao longo deste texto, os benefícios não se restringe apenas a questões estéticas.

Muitas vezes, as atividades são deixadas de lado por uma rotina cheia de afazeres, porém, com um bom gerenciamento de tempo, é possível se organizar e cuidar também da sua saúde física, afinal, uma vez comprometida, pode acometer sua qualidade de vida. Por esse motivo, ela também deve ser priorizada.

Veja a seguir as principais vantagens que podem ser obtidas por meio das atividades físicas.

2 mulheres fazendo atividade física

Quais são os principais benefícios da atividade física?

É fato que os exercícios físicos são favoráveis para o corpo, porém, engana-se quem associa essas atividades apenas aos benefícios estéticos. As principais vantagens que podem ser proporcionadas pela realização regular de atividades físicas, não apenas para o corpo, como também para a mente e saúde, são:

Favoráveis para a saúde psicológica

Grande parte dos portadores de distúrbios psicológicos recebem recomendações de efetuar atividades físicas, pois se aponta que os exercícios contribuem com o tratamento, pois ameniza sintomas característicos da depressão, ansiedade e também o estresse.

Previne doenças

As atividades físicas ajudam a preservar não apenas a saúde mental conforme citado anteriormente, como também a física. Aponta-se que realizar exercícios é um fator que ameniza os riscos de desenvolver doenças como o diabetes, hipertensão, osteoporose, problemas cardiovasculares e obesidade.

Promove uma maior disposição

Com a adoção do hábito de praticar exercícios físicos de forma regular, é possível se sentir mais disposto, principalmente pelo combate ao sedentarismo que muitas vezes possui uma forte relação com a fadiga, assim como outros tipos de condições, sejam elas psicológicas ou não.

Melhor condicionamento físico

Quem se exercita, ao longo do tempo, pode notar um melhor condicionamento físico, que vai além da queima de gordura. Outro fator importante a ser citado, é que o condicionamento mental também é aprimorado, podendo ser mais fácil se concentrar nas tarefas diárias e tornar-se mais produtivo.

Veja Também: Pilares da Qualidade de Vida

Sua saúde é seu principal patrimônio

De acordo com os fatores apresentados ao longo do texto, pode-se notar que as atividades físicas são capazes de influenciar positivamente em todos os aspectos da vida, não apenas na área particular, como também na profissional, uma vez que a pessoa passa a ter a saúde mais preservada e mais disposição.

Em nossas palestras de Qualidade de Vida sempre ressaltamos que praticar atividade física é um poderoso aliado ao combate do estresse e nos ajuda a equilibrar melhor momentos de tensão e prazer.

Ao decidir dar início em uma rotina com exercícios físicos, não se esqueça de procurar orientação médica para que uma avaliação seja realizada sobre o seu estado de saúde, principalmente se for portador de sedentarismo. Em muitos casos, a recomendação inicial para a frequência dos exercícios é de dois dias por semana e o aumento é progressivo. No entanto, é algo que depende muito para cada pessoa.

Ainda mais, é possível encontrar diversas opções de atividades para realizar nas academias e diferentes instituições, basta buscar aquela que mais se adequa às suas vontades, condições, objetivos e tenha uma grade de horários que respeite suas principais obrigações pessoas e profissionais.

Os Benefícios da Atividade Física Para o Corpo
5 (100%) 1 vote
0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *