Hábitos Saudáveis que Garantem a Qualidade de Vida

Ter bons hábitos de saúde ajuda a evitar diversas doenças e ainda promove melhor qualidade de vida.

A mudança de alguns costumes pode resultar em uma melhora da qualidade de vida. Neste caso, hábitos como o de fumar, comer besteiras entre as refeições e o alto consumo de bebidas alcoólicas tendem a aumentar o fator estresse, prejudicar o organismo e, acima de tudo, diminui a expectativa de vida.

Abaixo, preparamos um conteúdo com alguns hábitos saudáveis que garantem mais qualidade de vida e bem-estar. Portanto, melhor já ir largando os maus costumes e aprenda a viver melhor! É só passar para os próximos tópicos.

A importância da atividade física

Começamos o artigo citando a importância de praticar atividades físicas com o intuito de melhorar a qualidade de vida e, dessa maneira, potencializar os diferentes aspectos da vida.

De acordo com o IBGE, a maioria das pessoas se torna sedentária a partir da adolescência. Ou seja, não praticam nenhum tipo de atividade física, nem sequer caminhadas, academia ou o famoso futebol no final de semana.

Os dados foram colhidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e foi constatado que 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais não praticaram qualquer esporte ou atividade física.

Partindo desse ponto de vista, cabe salientar que praticar exercício físico não é um bicho de sete cabeças. Basta encontrar uma modalidade em comum e começar a praticar.

Caminhas, corridas ou até musculação estão entre as práticas mais comuns. Existe também o Pilates, Crossfit, dentre outras opções para deixar o sedentarismo de lado.

Mulher correndo feliz

Por que manter uma boa alimentação?

Atrelado à prática de atividades físicas está à boa alimentação. Neste caso, não adianta apenas comer muito, é preciso comer bem. Para tal, não é necessário visitar um nutricionista de cara.

A pessoa que decide mudar de vida precisa dar o primeiro passo, que é parar de comer tudo aquilo que faz mal. Para isso, ninguém precisa ser especialista para entender que produtos industrializados, embutidos, refrigerantes e doces são considerados alimentos ricos em carboidratos e calorias vazias. Não é mesmo?

Portanto, a primeira coisa a ser feita é começar uma reeducação alimentar, cortando todo e qualquer tipo de alimento que não agrega valor nutricional.

Diminua o consumo de álcool e tabaco

O tabagismo, assim como o alcoolismo pode matar. A confirmação se dá por meio da mais recente pesquisa sobre álcool e fumo. De acordo com o estudo realizado pela Society for the Study of Addiction, o uso abusivo do álcool atinge quase 20% da população, enquanto o tabagismo atinge 1 em cada 7 pessoas.

Neste caso, os dois têm impacto no sistema de saúde, pois influenciam na queda de produtividade e até nas consequências trágicas, como, por exemplo, pessoas que dirigem embriagadas.

Quando se pensa no curso de uma vida toda, o excesso de bebida e cigarro pode alterar a pressão sanguínea, afetando o músculo cardíaco e consequentemente aumenta o risco de desenvolver diabetes.

Ao diminuir o consumo das duas drogas, o indivíduo tende a se sentir melhor, pois a boa prática diminui o estresse, aumenta a qualidade de vida e garante o bem-estar e relacionamento interpessoal.

O Conceito Zen de saúde nas empresas brasileiras

A Conceito Zen é uma empresa especializada em palestras e atividades de saúde e bem estar corporativo e em nosso portfólio contamos com uma palestra de Qualidade de Vida onde abordamos diversas dicas sobre hábitos que irão promover mais saúde e qualidade de vida para as pessoas.

Muitas empresas já perceberam que contar com funcionários saudáveis promove maior rendimento no trabalho e menos afastamentos. Que tal começar a ter bons hábitos a partir de agora?

Hábitos Saudáveis que Garantem a Qualidade de Vida
5 (100%) 1 vote
0
0
facebook

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *