Relação Entre Sedentarismo e Obesidade

Sedentarismo e obesidade são duas palavras que assustam muito a população atual. Seja pela saúde ou pela estética, as pessoas tentam sempre fugir ao máximo desses dois itens.

Sedentarismo, em resumo, é um nome dado a falta de atividade física. Uma pessoa considerada sedentária, é aquela que não costuma se exercitar frequentemente. Muitas pessoas passam o dia inteiro no escritório e quando vão pra casa, acabam querendo descansar e ficam só sentadas ou deitadas, além de muitas vezes, ingerirem alimentos que não são saudáveis.

Quando utilizamos o carro ao invés da bicicleta ou abusamos da tecnologia para facilitar tarefas que antes seriam realizados com movimento, por exemplo, acabamos virando sedentários e isto gera grande impacto em nossa qualidade de vida.

Para não ser mais uma pessoa sedentária, o remédio é simples: comece a fazer exercícios físicos regularmente, iniciando aos poucos e devagar até que isto se torne um hábito e você tenha prazer em realizar a atividade.

Relação entre sedentarismo e obesidade

A obesidade caracteriza-se pelo acúmulo de gordura no corpo, resultando em um índice de massa corporal (IMC), elevado. A obesidade pode ser resultado também de alguns fatores genéticos, pois existem pessoas que já vem com uma predisposição para se tornaram obesas. Porém, na maioria das vezes ela ocorre por fatores ambientes, que consiste em um estilo de vida que ocasiona esse resultado.

É fato que pessoas obesas acabam desenvolvendo com mais facilidades doenças como diabetes, aumento de colesterol, triglicérides, intolerância a lactose, entre outros.

Veja Também: Pilares da Qualidade de Vida

Relação entre sedentarismo e obesidade

Dois itens que já não são vantajosos sozinhos e que quando juntos, se tornam ainda piores. O estilo de vida atual, regado a uma alimentação errada, comidas calóricas e fast foods causam a obesidade, pelo acúmulo de gordura que vai aumentando com o tempo.

Agora, quando essa pessoa já é sedentária, ou seja, não vai gastar nem um pouco das calorias e gorduras que está recebendo, isso se agrava. Isso porque o aumento do tecido adiposo em conjunto com o sedentarismo, pode trazer diversas doenças para uma pessoa, inclusive problemas de coração.

Sedentarismo e obesidade são um dos principais tópicos de nossa palestra de qualidade de vida que você pode conferir o conteúdo clicando aqui.

Como evitar o sedentarismo e a obesidade

Como já dito antes, para evitar o sedentarismo é só começar a se exercitar. Mas sabemos muito bem que não é assim tão fácil. É preciso mudar seu estilo de vida, reservar um tempo em sua rotina de pelo menos três vezes por semana para se exercitar e cuidar do seu corpo.

Além disso, é preciso evitar comer alimentos altamente calóricos e gordurosos todos os dias, deixando esse tipo de refeição reservada para um dos dias dos finais de semana, se for o caso.

A vantagem é que quando você começa a evitar um dos dois, automaticamente o outro vai apagando. Isso porque, se você é sedentário e começa a praticar exercícios, acaba emagrecendo também e auxiliando na perda de gordura que ocasiona a obesidade.

Agora, se você já é obeso e vai começar a praticar exercícios físicos, isso é bom para sua saúde e é bom se deseja emagrecer, isso porque no momento que começa a praticar atividades regularmente, acaba com o sedentarismo.

O importante é manter hábitos saudáveis tanto na hora de alimentação quanto para fazer exercícios físicos pensando sempre em manter a saúde, mas também em bem estar e mais qualidade de vida, não é mesmo?

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

  1. Luana Dias Vieira :

    Olá, quando foi essa publicação?

    • Rafael Lobo :

      Olá Luana.
      O artigo foi publicado em 14/12/2017.

      Abraços,
      Rafael

      • Daniel :

        Muito obrigado. Vai me ajudar bastante!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Relação Entre Sedentarismo e Obesidade - Conceito Zen