Pilares da Qualidade de Vida

Conhecer os principais pilares da qualidade de vida é essencialmente necessário para que não haja desequilibro em sua vida.

O termo qualidade de vida engloba uma série de fatores, que estão diretamente relacionados com as condições de vida de uma pessoa, como saúde de modo geral, relações familiares, equilíbrio entre trabalho e vida social, realização de sonhos e metas pessoais, entre outros. Isso nos leva a adotar hábitos saudáveis para que se possamos manter uma vida equilibrada em todas as áreas.

Vamos abordar seis pilares que abordamos em nossa palestra sobre qualidade de vida, que são os mais comuns, e que pelo menos um deles, atinge negativamente boa parte das pessoas em todas as áreas de suas vidas.

Acreditamos que, a partir do momento em que você reconhece os principais pilares da qualidade de vida é possível adotar medidas práticas para que sua vida possa sempre estar em harmonia.

1. Estresse

Quando falamos sobre os pilares da qualidade de vida o primeiro assunto que precisamos abordar da vida moderna é o estresse. Ele pode ser desencadeado por diversos fatores, como contas a pagar, rotina exaustiva, família, condições precárias no ambiente de trabalho, entre outras.

O estresse, apesar se ser uma resposta natural do nosso corpo, e que algumas vezes acaba nos ajudando a desempenhar com mais qualidade algumas tarefas, demasiadamente pode trazer uma série de malefícios para nossa saúde. Consequentemente irá afetar na qualidade de vida.

2. Alcoolismo

O alcoolismo afeta milhões de brasileiros, e os malefícios são muitos, desde a problemas com a saúde do próprio indivíduo, desarranjos familiares, dificuldades financeiras pois acaba se gastando todo o dinheiro com bebida e deixando as contas de lado, atrapalha no rendimento do trabalho, inclusive também aumenta os níveis de estresse.

Muitas vezes o “beber socialmente” pode desencadear dependência química ou psicológica, pois a linha que separa esse hábito do alcoolismo é muito tênue.

3. Alimentação saudável

Já diz o famoso ditado: Você é o que você come! Basicamente isso quer dizer que se um indivíduo tem uma alimentação balanceada, rica com relação a vitaminas e nutrientes saudáveis, provavelmente ele será saudável.

Se alimentar bem é investir em uma boa saúde, evitando gastar verdadeiras fortunas com remédios e tratamento de doenças. Sem falar que também te dará mais disposição e energia para realizar os seus objetivos!

4. Sedentarismo

O sedentarismo é a falta de atividade física, mas não se limita apenas a não praticar esportes, e sim qualquer tipo de atividade física, proporcionando um cenário muito favorável para o aparecimento de doenças, que impactarão drasticamente na qualidade de vida.

Leia Também: Como o Sedentarismo Impacta na Qualidade de Vida

5. Tabagismo

Causa dependência devido a uma substancia chamada nicótica, presente na fumaça do cigarro. Além da física, ela causa uma também dependência comportamental, caracterizada pela rotina criada pelo fumante. É considerado a principal causa de morte evitável no mundo, o tabagismo afeta cerca de 40% da população adulta em todo o mundo, segundo a OMS, sendo a maioria homens.

6. Escolha viver bem, e cuide do seu bem-estar

Não é nada simples gerenciar todos os pilares necessários para que se possa ter uma qualidade de vida classificada como boa, ou aceitável. Temos que dar atenção em todas as áreas, pois o desequilíbrio, em apenas uma delas, pode ser o gatilho para desencadear um desajuste em todas as outras.

Você não precisa mudar drasticamente toda sua rotina para ser saudável, pois o processo é gradativo, lento e para a vida toda. Porém você deve ajustar os hábitos que estejam impactando na sua qualidade de vida, e procurar encaixar os saudáveis na sua rotina diária.

Conhecendo os principais pilares da qualidade de vida fica mais fácil fazer uma reflexão sobre como anda seus hábitos de saúde para que detectando algo ruim, seja possível mudar para que sua vida seja mais equilibrada.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Conheça Os 6 Pilares da Qualidade de Vida - Conceito Zen