Importância da Alimentação Saudável para a Qualidade de Vida

Alimentação saudável é um dos grandes pilares para alcançarmos a tão sonhada qualidade de vida e bem estar.

Em um mundo em que a maioria das pessoas buscam a boa forma, muitos acabam esquecendo da alimentação saudável. Não é apenas necessário ter um corpo bonito ou seguir dietas da moda: é preciso balancear e alcançar uma rotina saudável.

Para isso, alguns fatores importantes precisam ser levados em consideração. Aqui vamos explicar benefícios e métodos para você aplicar a alimentação saudável no seu dia a dia. É necessário um primeiro passo para eliminar desculpas e encontrar um modelo de vida que lhe causará bem estar, saúde e muita disposição!

Estas dicas relatadas neste artigo também fazem parte da palestra sobre qualidade de vida que a Conceito Zen realiza nas empresas paulistas diariamente em eventos como SIPAT e Semana da Saúde, por exemplo.

O que é a alimentação saudável?

Resumir a vida saudável é uma tarefa difícil. Cada pessoa tem necessidades específicas e deve preencher isso através da sua alimentação, principalmente. De forma geral, é necessário ingerir ampla variedade de alimentos, principalmente os in natura e poucos processados.

Esse consumo deve preencher algumas necessidades como: proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios, fibras e minerais, além de água.

Importância da alimentação saudável para a qualidade de vida

Além de escolher bem os alimentos, priorizar os naturais, é também necessário evitar ao máximo escolhas como refrigerantes, salgadinhos e refeições prontas, principalmente as de aquecimento rápido. Esses alimentos tem baixos valores nutricionais e podem causar uma série de problemas para a saúde.

Como mudar hábitos alimentares

A grande verdade é que a maioria das pessoas já conseguem identificar os alimentos que fazem bem e aqueles que são prejudiciais para a saúde. Além de ignorarem essa identificação, essas pessoas cometem alguns erros que acabam causando afastamento da mudança de hábitos.

Primeiramente é preciso saber variar e dosar. Qualquer alimento consumido em excesso pode acabar causando problemas. Também é preciso parar de terceirizar as escolhas. É preciso ir em busca de opções e criar uma boa rotina alimentar.

A aplicação de uma alimentação melhor deve ser gradativa. Comece cortando bebidas como o refrigerante e alimentos como pizzas, hambúrguer e opções do tipo. Não precisa ser um corte radical, adote isso como uma redução gradativa.

Após isso, comece a fazer substituições na rotina. Se você gosta de comer arroz todo dia, qual o problema de tentar o arroz integral pelo menos algumas vezes na semana?

Veja Também: Pilares da Qualidade de Vida

Criando essa cultura da mudança e mantendo isso como processo contínuo, os resultados serão evidentes e logo sua dieta estará próxima de um conceito de alimentação saudável. É preciso dedicação, tanto na mudança quanto na pesquisa de melhores opções.

Alimentação saudável e a qualidade de vida

Entregando para o corpo aquilo que ele precisa, você conseguirá ótimos índices de qualidade de vida. Com uma dieta balanceada e recheada de alimentos naturais, logo efeitos serão notados. Maior disposição, bem estar e redução de problemas de saúde serão evidentes.

Muitos dos casos de câncer são em decorrência da má alimentação. Ter uma vida alinhada, com boa alimentação e investimento em qualidade de vida, diminui muito os riscos de problemas de saúde. A alimentação saudável ajuda tanto na saúde física quanto na mental.

E além de investir em boa alimentação, adote também uma rotina de exercícios. Realizando exercícios regularmente e combinando isso com alimentos saudáveis, todos os efeitos positivos serão potencializados e sua rotina nunca mais será a mesma.

Para entender melhor como os exercícios podem lhe ajudar, recomendamos acessar nosso artigo “Relação entre Sedentarismo e Obesidade” onde explicamos como a prática de atividade física também é fundamental para proporcionar melhor qualidade de vida.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Sabrina Leite da Silva :

    Gostaria de saber a dada de publicação?

    • Rafael Lobo :

      Olá Sabrina. Tudo bem?
      O artigo foi publicado em 29/01/2018.

      Abraços,
      Rafael

  2. Cleiciane :

    Parabéns pelo artigo!

    • Rafael Lobo :

      Obrigado Cleiciane.

      Abraços,
      Rafael

  3. Jonathas Dias :

    Bom dia, Gostaria da autorização para utilizar seu texto em uma atividade para as famílias na Escola onde trabalho.

    • Rafael Lobo :

      Olá Jonathas.
      Fique a vontade para usar o conteúdo daqui.

      Abraços,
      Rafael

  4. Caio :

    Excelente explicação.

    • Rafael Lobo :

      Obrigado pelo feedback Caio.

      Abraços,
      Rafael

  5. Maria Laura Araújo Silva :

    Bom artigo Rafael. Eu estou usando o seu artigo para um trabalho de educação física.

    • Rafael Lobo :

      Olá Maria Laura.

      Fico feliz em saber que consegui te ajudar de alguma forma.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Importância da Alimentação Saudável para a Qualidade de Vida