Massoterapia no Ambiente de Trabalho

A massoterapia no local de trabalho é uma prática que apresenta inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida dos funcionários.

Promover a massoterapia no ambiente de trabalho já é uma realidade de muitas empresas que investem em saúde, bem estar e qualidade de vida a seus funcionários.

Realizada por um profissional devidamente capacitado a massoterapia é capaz de aliviar dores, tensões, promover relaxamento e até mesmo auxiliar no tratamento de alguns níveis de depressão.

Por conta de tantos benefícios a massoterapia vem sendo incluída no ambiente de trabalho em diversas organizações.

Neste artigo você irá conferir quais são os benefícios e o contexto da massoterapia no ambiente de trabalho como forma de promover mais saúde, bem estar e qualidade de vida aos funcionários.

Terapeuta realizando massoterapia no ambiente de trabalho

Por que implementar massoterapia no ambiente de trabalho?

Milhares de brasileiros relatam experimentar níveis altos a severos de estresse diariamente. Como todos nós sabemos como é desconfortável viver em um estado estressante, reduzir o estresse é uma prioridade natural.

O estresse está ligado a quase todas as doenças físicas e psicológicas conhecidas pela humanidade, incluindo hipertensão, doenças cardíacas e diabetes, e também está ligado ao aumento do tabagismo, distúrbios do sono, depressão e ansiedade.

Quer seja causado no trabalho ou não, todo esse estresse tem um grande custo para os empregadores devido à diminuição da produtividade, absenteísmo, acidentes, rotatividade de funcionários e doenças. Ou seja, sabe-se que a qualidade e nível de saúde física e mental dos funcionários impactam diretamente até mesmo nos resultados financeiros de uma empresa.

Portanto, parece que é do interesse de todos se concentrar em diminuir o estresse em suas vidas. Vários estudos ao longo dos anos apontaram a capacidade da massoterapia de reduzir o estresse e promover saúde e bem-estar positivos.

Existem algumas habilidades de redução do estresse da massagem, bem como contribuir para o mecanismo neurológico.

A redução da frequência cardíaca é um fator importante no relaxamento promovido pela massoterapia e as mudanças duram muito depois do término do atendimento.

Muitas empresas já descobriram os benefícios de oferecer a massagem no local de trabalho.

Uma massagem na cadeira, conhecida como Quick Massage, é capaz de aumentar a sensação de bem estar e diminuir os níveis de ansiedade, depressão e estresse no trabalho.

Os empregadores que oferecem massoterapia no ambiente de trabalho notaram que seus funcionários veem o serviço como um bônus e se sentem mais apreciados pela empresa em que trabalham.

As pesquisas já realizadas e as experiências existentes são claras: a massagem no local de trabalho é um benefício tanto para o empregador quanto para o empregado.

Leia Também: Efeitos Fisiológicos da Quick Massage

Tratamento do corpo e da mente

Receber uma massagem de forma periódica é uma das maneiras mais saudáveis de tratar o corpo e lidar com o estresse da vida diária. As massagens são tradicionalmente usadas em muitas culturas para tratar doenças e fadiga em todo o corpo.

Algumas massagens são mais centradas no alívio da tensão dos músculos e articulações, enquanto outras massagens podem se concentrar na remoção de enfermidades. Por exemplo, a massagem terapêutica pode ser eficaz para o tratamento da dor crônica nas costas, com benefícios que duram pelo menos 6 meses.

Junto com os benefícios físicos da massagem terapêutica no local de trabalho, um dos maiores benefícios da massoterapia é que ela reduz os níveis de ansiedade e estresse.

A ansiedade ou o estresse podem resultar em pensamentos e mentes dispersos, o que não é bom para nenhum negócio. O gestor pode ajudar seus funcionários a aliviar esses problemas colocando massagens no local de trabalho.

Se você é proprietário de uma empresa, instituir uma maneira de seus funcionários tirarem proveito da massoterapia de forma consistente pode aumentar muito a produtividade de seus funcionários e criar um ambiente de trabalho melhor.

Embora muitas pessoas não tenham tempo ou dinheiro para fazer massagens de corpo inteiro de forma rotineira, a massoterapia no local de trabalho através da Quick Massage pode ser acessível para as empresas e pode ajudar significativamente a melhorar o bem-estar geral dos seus funcionários.

Leia Também: Benefícios da Quick Massage

Independentemente de como o gestor implementa a terapia de massagem em seu programa de bem-estar no local de trabalho, fazer isso seria uma ótima adição que seus funcionários certamente irão adorar.

Como tornar o seu programa de bem-estar no local de trabalho um sucesso

Cabe aos empregadores não apenas introduzir um programa de bem-estar corporativo em sua organização, mas também garantir que os funcionários o utilizem plenamente.

Para isso, o programa precisa ser atraente o suficiente para empolgá-los.

Os programas corporativos de saúde devem dar aos funcionários uma sensação de realização pessoal, juntamente com uma oportunidade de interação social e diversão.

Outro aspecto importante do programa de bem-estar corporativo é fornecer educação sobre saúde aos funcionários. Quando informações sobre saúde são transmitidas aos funcionários ele tomarão melhores decisões por já terem um conhecimento prévio, pois foram orientados sobre isso.

Reflexões finais – benefícios de um programa de bem-estar corporativo

Os programas de bem-estar funcionam quando sua implementação transforma os funcionários em uma força de trabalho mais saudável e feliz.

Não só aumenta a produtividade da empresa, mas também reduz o risco de:

  • Doenças relacionadas ao estilo de vida
  • Estresse
  • Absenteísmo
  • Rotatividade de funcionários

Oferecer massagem aos funcionários é uma das ações frequentemente proposta desde os anos 80 e mais de 40 anos de resultados após sua implementação já comprovam sua eficácia na redução do estresse e no aumento da satisfação no trabalho.

Por meio da massoterapia pode se obter alívio de tensões relacionadas ao trabalho. Também é possível ter a ansiedade reduzida e menos queixas físicas. A massagem no local de trabalho reduz não somente a dor física, mas também pode reduzir a sensação de correria que os dias atuais promovem.

Leia Também: Quick Massage e a Produtividade

Com isso é possível constatar que oferecer até mesmo massagens rápidas, no local, pode melhorar muito o estresse e a dor física dos funcionários.

O mais indicado é que as massagens sejam realmente no local de trabalho, não em um local diferente, e que sejam oferecidas semanalmente. Promover a massagem durante a jornada de trabalho também ajuda a quebrar a rotina estressante e dá um gás a mais para os funcionários se concentrarem em suas atividades.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Massoterapia no Ambiente de Trabalho - Conceito Zen