O Que é Massoterapia

A massoterapia tem como objetivo principal melhorar a saúde das pessoas e também atuar na prevenção de doenças.

Desde 2010 a Conceito Zen é uma empresa especializada em massagem em empresas, mas é necessário saber mais sobre o que é massoterapia para entender os benefícios que este tipo de prática pode proporcionar em nossas vidas.

Diferente do que muitos pensam, a massoterapia é uma prática muito antiga. Tanto que aparecem em escritos antigos da China, Japão, Índia e Egito.

A massoterapia é usada como terapia complementar ou autônoma por vários profissionais de saúde.

A prática da massagem terapêutica envolve muito mais do que a aplicação de técnicas de massagem.

A massoterapia como uma abordagem de cuidados de saúde se enquadra no modelo de bem estar e visa apoiar os clientes no equilíbrio das necessidades mentais, emocionais e físicas.

Frequentemente, uma variedade de técnicas e estilos de massoterapia são aplicados dependendo da habilidade do terapeuta, seu escopo de prática e o objetivo principal da sessão de massagem terapêutica.

Pessoa recebendo sessão de massoterapia

Objetivos da sessão de massagem

O objetivo principal de uma sessão de massagem pode incluir:

  • massagem de relaxamento
  • massagem clínica
  • massagem corretiva
  • massagem terapêutica
  • reeducação do movimento
  • trabalho energético

Existem diversas técnicas de massagem orientais e ocidentais, cada uma com uma proposta, mas com o mesmo objetivo: promoção da saúde.

A massagem terapêutica parece ter poucos riscos quando realizada por um profissional qualificado. No entanto, os massoterapeutas devem tomar alguns cuidados com pessoas com certas condições de saúde.

Se você tem um problema de saúde e não tem certeza se a terapia por massagem é apropriada para você, discuta suas preocupações com seu médico.

Pergunte também sobre as qualificações e experiência do massoterapeuta que você está considerando realizar o atendimento.

Neste artigo você irá aprender:

  1. Definição da massoterapia
  2. Para que serve a massoterapia
  3. Quais os benefícios da massoterapia
  4. Técnicas utilizadas na massoterapia
  5. Manobras usadas na massoterapia

1. Definição de massoterapia

Massoterapia contribui para aliviar a dor e promover a saúde. Além disso pode melhorar e prevenir disfunções físicas, lesões e dores.

O que é uma profissão de saúde? É aquela que fornece um serviço relacionado a:

A preservação ou melhoria da saúde dos indivíduos, o tratamento ou cuidado de pessoas feridas, doentes, deficientes ou enfermos.

Sendo assim, a massoterapia é uma profissão que está relacionada à saúde. Os massoterapeutas são considerados profissionais que podem tratar pessoas com dor ou algum tipo de disfunção.

Em verdade a massoterapia pode melhorar a recuperação após procedimentos cirúrgicos mesmo leves.

Como isso ocorre? Um corpo que passou por um processo cirúrgico apresenta dores, inchaços e até mesmo inflamações. Uma vez que a massoterapia contribui para oxigenar nosso corpo e relaxar os músculos pode promover uma melhor locomoção de nutrientes para o corpo, melhorando locais afetados pelos procedimentos.

A massoterapia pode contribuir para que a pessoa retome suas atividades de forma mais rápida, mas claro qualquer procedimento deve ser feito com devida autorização médica e por um profissional capacitado.

2. Então para que serve exatamente a massoterapia?

A massoterapia tem inúmeros benefícios e finalidades em nosso corpo. Dentre essas finalidades podemos destacar alívio dos níveis de estresse, sendo uma prática excelente para promover relaxamento e melhoria desse quadro; alívio em dores e tensões; auxilia na liberação de toxinas pela corrente sanguínea e também contribui para um melhor circulação sanguínea; aumenta a flexibilidade e o sentimento de bem estar.

Além disso, a massoterapia pode ser bem usada também para finalidade estética, como por exemplo: para combater gordura localizada e consequentemente a celulite.

Com isso, por meio dessa prática, é possível conquistar diversos benefícios. Vamos falar um pouco sobre eles?

3. Benefícios da Massoterapia

Por meio da massoterapia é possível obter diversos benefícios como relaxamento, uma vez que alivia os níveis de estresse e tensão; melhora o humor, além de ser uma ferramenta que auxilia em tratamentos de saúde.

Um ponto muito interessante acerca da massoterapia, que muitos podem desconhecer, é que ela é capaz de auxiliar no tratamento de alguns níveis de depressão e ansiedade.

Talvez você esteja se perguntando como isso é possível. Vamos explicar…

Isso acontece porque a massoterapia pode diminuir os níveis de cortisol e aumentar a dopamina e serotonina, que são neurotransmissores capazes de dar aquela boa sensação bem estar. Com isso a pessoa fica mais tranquila e relaxada.

Também ela é capaz de potencializar o sistema imunológico. A massoterapia contribui para uma boa circulação sanguínea e aumento dos glóbulos brancos que atuam prevenindo doenças. Então o corpo funciona melhor, por assim dizer, e acontece o aumento da imunidade. Incrível, né?

4. Técnicas utilizadas na massoterapia

Terapêutica: massoterapia terapêutica tem como objetivo eliminar anomalias e atrofias.

Sua atuação é principalmente de caráter preventivo, mas não somente isso. Ele pode atuar como tratamento para dores e diversas contusões musculares.

Exemplo de massoterapia terapêutica são as massagens realizadas na área cervical. Elas podem tratar torcicolos e cervicalgias.

Relaxante: Enquanto a massagem terapêutica busca um tratamento ou prevenção de alguns problemas como dores no corpo a massagem relaxante, como próprio nome sugere, busca o relaxamento tanto do corpo quanto da mente.

Através dessa técnica o cliente pode tratar tensões e estresse, insônia e outros problemas relacionados.

Estética: Como já citamos sobre os benefícios da massoterapia, ela pode combater gordura localizada e celulite. Isso se dá principalmente devido a aplicação dessa prática, isto é, a massoterapia estética.

Essa técnica necessita de contribuição do cliente. Os procedimentos serão feitos em conjunto com práticas saudáveis de saúde como atividades físicas, reeducação alimentar e ingestão de água.

5. Manobras utilizadas na massoterapia

Deslizamento superficial: essa é uma manobra composta por movimentos lentos suaves e que seguem um mesmo ritmo para preparar o local que será massageado.

Deslizamento profundo: o deslizamento profundo consiste em movimentos rápidos e que geram uma certa pressão sobre os músculos. Por meio dela o local pode ser aquecido.

Amassamento: nessa manobra os músculos são trabalhados em um nível mais profundo. Por isso é indicada para os locais que têm mais tecido como coxa, por exemplo. Além disso contribui para a eliminação de toxinas que estejam no organismo.

Fricção: Este tipo de manobra tem o objetivo de aquecer a região a ser trabalhada pelo massoterapeuta e é recomendado nos casos de gorduras mais localizadas.

Drenagem: essa manobra tem por finalidade de eliminar os líquidos e toxinas que foram liberados por meio das manobras mencionadas anteriormente.

Percussão: A manobra de percussão melhora a circulação, pois se propõe a realizar a contração das fibras musculares através de movimentos com as palmas das mãos nas áreas que mais possuem músculos, como as costas, por exemplo.

Resumo sobre o que é massoterapia

Após ler todo este conteúdo, podemos resumir a massoterapia como um termo que abrange variadas técnicas terapêuticas, das quais o objetivo principal é melhorar a saúde das pessoas e prevenir alguns desequilíbrios corporais.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

O Que é Massoterapia - Para Que Serve, Benefícios e Técnicas