Temas para SIPAT 2014

Como escolher os melhores temas para SIPAT em 2014

temas para sipat Temas para SIPAT 2014

Ao contrário do que muitas pessoas acham, não existe nenhum tema obrigatório para ser abordado na SIPAT.
Segundo a NR5, temas como AIDS e Higiene Pessoal devem ser abordados no curso da CIPA e não há referência nenhuma sobre a obrigatoriedade destes assuntos na SIPAT.

Na hora de procurar e escolher os temas para SIPAT, a empresa deve verificar primeiro suas necessidades e realizar atividades que façam parte da rotina dos funcionários.

É interessante que a empresa faça com antecedência, uma pesquisa com os funcionários sobre quais temas mais despertam sua curiosidade e atenção. Desta forma é grande a chance de participação e interação durante as palestras.

O PRIMEIRO PASSO É IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE SEUS FUNCIONÁRIOS!

Sugestões de temas para SIPAT

1º – No Brasil, o número de pessoas obesas tem aumentado muito e diversas doenças como problemas do coração, hipertensão, colesterol alto, diabetes, infarto do miocárdio, entre outras doenças, têm cada vez mais afastados os funcionários de seus trabalhos, além de consequências graves em sua saúde em diversos aspectos, social, físico e mental.

Ao detectar este problema, pode-se desenvolver palestras para a conscientização de uma boa alimentação, prática de atividades físicas além de cuidados com a saúde em geral.
Alguns exames como cálculo do IMC, aferição da pressão arterial e taxa de glicemia podem ser realizados para que os próprios funcionários façam uma avaliação da sua saúde.

2º – Empresas que têm um número elevado de acidentes no trajeto podem fazer palestras sobre direção defensiva, prevenção de acidentes no trajeto.
Em contrapartida, muitas empresas apresentam maiores acidentes no lar. Portanto, uma palestra sobre prevenção de acidentes domésticos será uma ótima ferramenta para que a empresa conscientize o funcionário quanto a prevenção.

3º – Se você percebeu que os funcionários andam “desmotivados” e isso está prejudicando seu rendimento, inclusive ocasionando acidentes, vá mais afundo! Não ache que uma “simples” palestra de motivação será sua salvação.
Às vezes o funcionário anda desmotivado, pois assim como a maioria dos brasileiros, este está com dividas e isto tem tirado toda sua motivação. Uma palestra de motivação terá resultado, mas se você realmente quiser fazer a diferença na vida deste(s) funcionário(s), uma palestra de orçamento doméstico será de grande valia!

Para que os temas realmente sejam de interesse dos funcionários, estes devem ser escolhidos de acordo com o que eles precisam e querem ver!

Depois de escolher o tema que mais se adequa às suas necessidades para realização na SIPAT, pense em organizar atividades diferenciadas que farão com que a empresa como um todo saia da rotina.

Alguns jogos para SIPAT e até concurso de frases sobre segurança no trabalho, são uma forma gratuita para promover esta interação.

Pense nisto!

Temas para SIPAT 2014 5.00/5 (100.00%) 1 vote
Palestrante para SIPAT Escrito por Rafael Lobo Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.