Temas para SIPAT 2017

Como escolher os melhores temas para SIPAT em 2017

Temas para SIPAT

Ao contrário do que muitas pessoas acham, não existe nenhum tema obrigatório para ser abordado na SIPAT.

Segundo a NR5, temas como AIDS e Higiene Pessoal devem ser abordados no curso da CIPA e não há referências sobre a obrigatoriedade na SIPAT.

Na hora de procurar e escolher os temas para SIPAT, a empresa deve verificar primeiro suas necessidades e realizar atividades que façam parte da rotina dos funcionários.

É interessante que a empresa faça com antecedência, uma pesquisa com os funcionários sobre quais temas mais despertam sua curiosidade. Desta forma é grande a chance de participação e interação durante as palestras.

O PRIMEIRO PASSO É IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE SEUS FUNCIONÁRIOS!

Sugestões de temas para SIPAT

Separamos algumas sugestões com temas para SIPAT de acordo com nossa experiência em mais de 500 eventos realizados até hoje. Além de palestras, sugerimos algumas atividades que irão reforçar a mensagem a qual se quer passar. Vamos lá?

Temas sobre Saúde

No Brasil, o número de pessoas obesas tem aumentado muito e diversas doenças como problemas do coração, hipertensão, colesterol alto, diabetes, infarto do miocárdio, entre outras doenças, têm cada vez mais afastados os funcionários de seus trabalhos, além de consequências graves em sua saúde em diversos aspectos, social, físico e mental.

Ao detectar este problema, pode-se desenvolver palestras para a conscientização de uma boa alimentação, prática de atividades físicas além de cuidados com a saúde em geral.

Alguns exames como cálculo do IMC, aferição da pressão arterial e taxa de glicemia podem ser realizados para que os próprios funcionários façam uma avaliação da sua saúde.

Toda atividade voltada para saúde dos funcionários é bem vinda, pois estas orientações serão levadas para o dia a dia deles também.

Temas sobre Segurança

Empresas que têm um número elevado de acidentes no trajeto podem fazer palestras sobre segurança no trânsito, prevenção de acidentes no trajeto.

Em contrapartida, muitas empresas apresentam maiores acidentes no lar. Portanto, uma palestra sobre prevenção de acidentes domésticos será uma ótima ferramenta para que a empresa conscientize o funcionário quanto a prevenção.

Nunca é demais abordar o tema segurança no trabalho também na SIPAT. Esta é uma ótima oportunidade de um profissional de fora, reforçar todo o trabalho interno da CIPA/SESMT durante o evento.

Tema como ergonomia também é uma ótima pedida, pois os colaboradores utilizarão estes conhecimentos tanto na empresa quanto em casa. O mesmo efeito podemos considerar com a palestra de primeiros socorros. São conhecimentos práticos que podem ser usados por todos.

Temas sobre Relacionamentos

Se você percebeu que os funcionários andam “desmotivados” e isso está prejudicando seu rendimento, inclusive ocasionando acidentes, vá mais afundo! Não ache que uma “simples” palestra de motivação será sua salvação.

Às vezes o funcionário anda desmotivado, pois assim como a maioria dos brasileiros, este está com dividas e isto tem tirado toda sua motivação. Uma palestra de motivação terá resultado, mas se você realmente quiser fazer a diferença na vida deste(s) funcionário(s), uma palestra de orçamento doméstico será de grande valia, principalmente em tempos de crise.

Outros temas como administração do tempo, dependência tecnológica e relacionamento interpessoal também darão lições práticas para o dia a dia dos participantes.

Lembre-se sempre: Para que os temas realmente sejam de interesse dos funcionários, estes devem ser escolhidos de acordo com o que eles precisam e querem ver!

Temas da Atualidade

Uma das coisas que funcionam muito bem nas SIPAT’s é escolher temas que tem a ver com a atualidade, como por exemplo, meio ambiente e os cuidados com a água.

No ano de 2015 passamos por um período muito complicado no que se refere a falta de água e muitos casos de dengue no Brasil. Esse assunto foi muito noticiado na mídia e gerou muitas dúvidas na população em geral.

Naque período, a Conceito Zen realizou diversas palestras sobre Meio Ambiente para justamente tirar estas dúvidas e realizar a orientação e conscientização sobre os cuidados com o Meio Ambiente.

O ideal é que os membros da CIPA estejam atentos aos noticiários, mas a principal percepção é qual a real necessidade dos funcionários. Através de questionários é possível entender o que eles mais querem ver durante a SIPAT.

Como a Conceito Zen pode lhe ajudar?

Atualmente, trabalhamos com 14 temas de palestras nas SIPAT’s de nossos clientes novos e antigos.

São temas constantemente atualizados para que possamos proporcionar a melhor experiência para nossos parceiros. Sugerimos conferir nossa página clicando no link acima para que você possa ter uma ideia dos assuntos mais tratados nas empresas neste ano e veja nossa metodologia de apresentação.

Após a escolha dos temas, o que fazer?

Depois de escolher o tema que mais se adequa às suas necessidades para realização na SIPAT, pense em organizar atividades diferenciadas que farão com que a empresa como um todo saia da rotina.

Alguns jogos para SIPAT e até concurso de frases sobre segurança no trabalho, são uma forma gratuita para promover esta interação entre a empresa e funcionários.

Escrevemos também um artigo com 14 ideias de brindes gratuitos e pagos para SIPAT que são bem práticos para seu evento e que podem ser adquiridos sem grandes problemas.

E você, o que achou dos temas propostos aqui? Deixe seu comentário!

Temas para SIPAT 2017
4.7 (94%) 20 votes
48
5
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Vera :

    Adorei as sugestões de temas para SIPAT Rafael!
    Nossa empresa tem mais necessidade nos temas sobre saúde e suas ideias ajudaram muito. Nossa SIPAT será agora em Dezembro e vamos com certeza usar alguns dos temas em nossa SIPAT como você sugeriu!

    Obrigada!

    • Rafael Lobo :

      Olá Vera. Ótimo saber que gostou das sugestões de temas para SIPAT que destaquei no artigo.
      Qualquer necessidade de ajuda estou à disposição!

      Abraços.

  2. Klaiton :

    OTIMO

    • Rafael Lobo :

      Fico feliz que tenha gostado de nossas sugestões de temas Klaiton.

      Grande abraço!

  3. Aparecida Gomes :

    Gostei muito de suas sugestões de temas para SIPAT.

    • Rafael Lobo :

      Olá Aparecida. Que bom que as sugestões de temas lhe ajudaram!

      Abraços,
      Rafael

  4. Natael :

    Bom dia!!
    Gostaria de uma ajudinha em alguns temas para Sipat 2016!
    Sou Téc. Seg. do trabalho em uma fazenda em São Gotardo mg temos muitos colaboradores cerca de 550, gostaria de uma ajuda em alguns temas voltado a segurança.

  5. Rafael Lobo :

    Olá Natael. Tudo bem?
    Com relação a temas voltados à segurança no trabalho, você pode realizar palestras de segurança no trabalho focado nas rotinas da empresa, segurança no lar, uso correto dos EPI’s, ou até mesmo utilizar brincadeiras e dinâmicas que estejam relacionadas ao tema que procura.

    Sugiro ver estes 3 artigos onde dou algumas sugestões:
    http://www.conceitozen.com.br/dinamicas-para-sipat.html
    http://www.conceitozen.com.br/gincanas-para-sipat.html
    http://www.conceitozen.com.br/brincadeiras-para-sipat.html

    Qualquer outra dúvida, estou à disposição.

    Abraços,
    Rafael

  6. Sasha Muller :

    Material bastante interessante, me ajudou muito. Parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Olá Sasha.
      Fico feliz que o conteúdo tenha lhe ajudado.

      Abraços,
      Rafael

  7. Damião Tavares Dos Santos :

    Bom Dia Rafael,
    sou Técnico de Segurança em uma empresa, de segurança privada,
    gostei muito das suas dicas.

    • Rafael Lobo :

      Obrigado por nos acompanhar Damião!

      Abraços,
      Rafael

  8. Vivian Tavares :

    Olá Rafael.boa tarde!
    Adorei as sugestões. Estou fazendo parte pela primeira vez da CIPA na empresa onde trabalho.
    É um novo site, a operação acaba de completar 1 ano.
    Estou muito empolgada com a SIPAT. Tinha muitas dúvidas e inclusive por onde começar.
    Você me ajudou bastante com as ideias.
    Muito obrigada!

    • Rafael Lobo :

      Olá Vivian. Obrigado pelo seu feedback!
      Fico muito feliz em saber que as dicas de temas lhe ajudaram!

      Abraços,
      Rafael

  9. Iolanda :

    Bom dia!

    Gostei muito da sugestão dos temas e como conduzir a SIPAT.

    • Rafael Lobo :

      Olá Iolanda. Tudo bem?
      Fico feliz em ter lhe ajudado com as dicas de temas.

      Abraços,
      Rafael

      • Barbosa :

        Muito legal estas dicas dos temas para serem abordados na SIPAT. Já é meio caminho andando. Muito obrigado.

      • Lucimar :

        Ótimo.
        Bem aproveitado, muitas ideias boas!

  10. Leudisleia Dornelas de Campos :

    Bom dia Rafael Lobo, por acaso procurando temas para a reunião da CIPA encontrei você.
    Eu sou técnica de segurança do trabalho em um matadouro de bovinos e suínos e aqui nunca teve SIPAT. Eu quero fazer, como que faço? Só participei em conjuntos em áreas industriais. Agora estou sozinha e gostaria de fazer aqui. Qual é o mês ideal para fazer a SIPAT?
    Espero seu retorno.

    • Rafael Lobo :

      Olá Leudisleia. Tudo bem contigo?
      Não existe nenhum mês específico para que você realize a SIPAT. O importante é que a ação seja realizada dentro do mandato vigente da CIPA!

      Com relação a como organizar a SIPAT eu escrevi um artigo bem completo sobre o passo a passo: http://www.conceitozen.com.br/como-organizar-uma-sipat.html

      Qualquer outra dúvida estou à disposição.

      Abraços,
      Rafael

  11. João Sebastião :

    Simplesmente adorei estes temas que você deu como ideia para fazer na SIPAT.

    • Rafael Lobo :

      Olá João. Que bom que as ideias do artigo puderam lhe ajudar. Estes temas foram pensados com muito carinho para justamente ajudar os membros da CIPA a conseguirem realizar um cronograma de palestras que fossem de acordo com a necessidade da empresa.

      Grato,
      Rafael

  12. Sandra :

    Adorei estas sugestões de Temas para a semana da SIPAT. Com certeza irei utilizar muitos destes temas! Obrigada.

    • Rafael Lobo :

      Olá Sandra. Fico muito feliz em saber que estes temas abordados irão lhe ajudar em sua semana da SIPAT.

      Grato,
      Rafael

      • Marcio Rodrigues :

        Esse tema sobre relacionamento vai ficar top, pois e o que identificamos em nossa empresa.

      • Débora Alves :

        Gostei muito do site, me ajudou muito.

  13. Ezequias Campos Barbosa :

    Faço parte da CIPA de uma prefeitura, no órgão público é mais difícil de se trabalhar, vamos fazer a SIPAT, acredito que o principal é a motivação dos colaboradores, peço sugestões de temas para ser abordado em nossa SIPAT. Muito obrigado

    • Rafael Lobo :

      Olá Ezequias.
      A dificuldade em realizar a SIPAT é para todos. Com relação aos temas, que tal fazer uma pesquisa para justamente saber o que os servidores estão querendo ver? Fale com as chefias, com servidores… Só assim você terá uma ideia do que as próprias pessoas gostariam de ver no evento.

      Abraços,
      Rafael

  14. Marcelo Barbosa :

    Olá Rafael, estou cursando na área de técnico de segurança do trabalho, onde foi solicitado pelo professor um trabalho sobre a SIPAT, na verdade vamos realizar uma oficina, mas estamos com dificuldade em relação ao tema que podemos abordar para os alunos que cursam na área de nutrição.

    • Rafael Lobo :

      Olá Marcelo. Tudo bem?
      Como falado no artigo, para definir um tema que seja mais adequado para um público é importante detectar quais são as necessidades deles. Se ainda tem dúvida sobre o que tratar, nada melhor do que fazer um questionários para que as próprias pessoas digam quais são os temas mais interessantes para o dia a dia delas.

      Abraços,
      Rafael

  15. Orlando Almeida :

    Olá. Sou integrante da Cipa 2017/2018 de uma empresa de engenharia e consultoria aqui em Recife-PE e encontrei um aqui entre os seu temas que fala sobre a água e meio ambiente. O que você acha de eu sugerir esse tema para essa SIPAT? No caso, o tema iria ser o meio ambiente e o sub tema a água.

    • Rafael Lobo :

      Olá Orlando.
      É um ótimo tema. Se estiver de acordo com a necessidade de seus funcionários e/ou foi uma própria sugestão deles, vai com tudo!

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *