Brincadeiras para SIPAT

Veja nossas dicas de recreação para realizar em sua SIPAT e fazer um evento diferenciado.

Brincadeiras para SIPAT é uma das formas mais divertidas e fáceis de serem aplicadas para que seu evento seja realmente diferenciado e alcance o objetivo proposto da CIPA: Levar informação útil aos funcionários.

Muitas empresas brasileiras já entenderam que a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) é um evento único, pois é possível separar uma semana do ano para trazer informações práticas sobre saúde e segurança e orientar e dar destaque na conscientização seus colaboradores quanto à prevenção.

ATENÇÃO: Acesse nossa página de ☛ Atividades para a semana da SIPAT ☚ para conhecer nossas opções de serviços para este ano: Palestras, Teatros, Intervenções Teatrais nos setores, Quick Massage e muito mais.

As brincadeiras recreativas têm o poder de ajudar a passar a informação de uma forma leve, descontraída, divertida e que possa ser aproveitada por todos, sempre lembrando, claro, de haverem relação com saúde e segurança, objetivo de qualquer SIPAT.

Para ajudar nestas brincadeiras, separamos algumas atividades de entretenimento para que você possa levar para a equipe da CIPA/SESMT e poder realizar uma SIPAT melhor. Vamos lá?

Brincadeiras para SIPAT

1 – Show da Segurança

Esta atividade é baseado no famoso programa “Show do Milhão” do apresentador Silvio Santos.

A ideia é separar os funcionários em grupos e estes escolhem um representante para responder as perguntas sobre saúde e segurança. Podem ser incluídas também, perguntas relacionadas a rotinas internas da empresa. Desta forma, é possível ressaltar algum procedimento que não esteja sendo 100% cumprido.

Além dos participantes que responderão as perguntas, podemos incluir os “universitários” para ajudar em alguma questão que o participante tiver dúvidas.

Geralmente, nas empresas há aquele funcionário que imita todo mundo, tem facilidade em falar em público e brincar com todos. É uma ótima oportunidade para ele demonstrar suas habilidades imitando o Silvio Santos, não?

2 – Mímica de EPI’s

Nesta brincadeira, o objetivo é incentivar a criatividade dos funcionários quanto expressar sua visão em relação aos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual).

Iremos separar a turma em 02 equipes e cada uma deverá escrever uma lista de 10 EPI’s que a equipe concorrente deverá desvendar ao longo da brincadeira.

Esta lista pode ser feita em pequenos pedaços de papel, uma a uma e colocadas em uma caixa pequena.

O próximo passo é 1 funcionário por vez ir até o centro e retirar 1 papel com o nome do EPI e ter o tempo máximo de 30 segundos a 1 minuto para fazer as mímicas e sua equipe desvendar o EPI.

3 – Jogos de pergunta e resposta

Esta brincadeira serve como forma de estimular a participação dos funcionários e se manterem atentos durante as palestras realizadas na SIPAT.

O objetivo é ao término das palestras, realizar perguntas sobre o tema desenvolvido e o funcionário ou grupo que responder corretamente o maior número de perguntas, ganha o prêmio.

É necessário então, que a CIPA tenha o auxílio do palestrante para as perguntas sejam elaboradas com antecedência.

4 – Não ser induzido ao erro

Esta é uma de minhas dinâmicas preferidas, pois ajuda os funcionários a se conscientizarem de não serem induzidos ao erro e sempre avaliar uma ação antes de executá-la.

Os participantes devem receber uma bexiga vazia e serem instruídos a enchê-la por completo. Após o enchimento, os participantes recebem um palito de dentes. Com uma mão eles devem segurar a bexiga cheia e direcioná-las para cima e com a outra mão segurar o palito de dente.

Após todos encherem suas bexigas e se posicionarem as mãos da forma correta, como citado no parágrafo acima, os participantes devem ser informados que vence o desafio aquele que permanecer com a bexiga por último. Nesta hora é importante ressaltar este ponto, que vence o desafio o último que permanecer com a bexiga cheia.

É dado um comando de início da brincadeira com os tão conhecidos 1, 2, 3 e valendo.

É importante combinar antecipadamente com algum outro membro da CIPA ou funcionário, que no momento em que for dado o comando de início, este fure sua bexiga com o palito e saia atrás de outros participantes para furar as demais bexigas. Esta atitude irá contagiar outros funcionários a quererem furar as bexigas dos demais.

No momento em que só um participante ficar com sua bexiga intacta, a brincadeira acaba. Porém, aqui vai a reflexão que deve ser passada para todos: Qual era o desafio? Os participantes irão responder que era ficar com a bexiga por último! Nesta hora, é importante ressaltar que este era o desafio, mas que não era necessário que um furasse a bexiga do outro. Se todos permanecessem parados, todos ganhariam.

Veja também: Ideias para SIPAT

5 – Jogo do EPI para cada profissional

Nesta brincadeira também iremos separar os funcionários em equipes e cada grupo deverá ter um manequim (boneco) e diversos EPI’s próximos a cada grupo. O manequim pode ser substituído por uma pessoa mesmo se for mais fácil para a empresa.

Uma pessoa neutra, de preferência membro da CIPA, cita uma profissão ou cargo de algum colaborador da empresa e a brincadeira consiste em o grupo colocar a maior quantidade de EPI’s corretos no manequim no menor tempo possível.

6 – Achando o erro nas imagens

Esta brincadeira é indicada para que os colaboradores desenvolvam a capacidade de observar e questionar quanto a possíveis erros, seja de algum comportamento de risco ou falta de EPI.

Através de slides, serão passadas algumas imagens e o funcionário ou grupo precisa apontar qual o erro e qual a atitude ou EPI correto para a situação.

7 – Ginástica Laboral nos setores

Se a empresa possui um programa de Ginástica Laboral pode verificar com o fornecedor e instrutor sobre a possível realização de uma aula mais descontraída e voltada para segurança no trabalho com dinâmicas em grupo. Desta forma, é possível ressaltar a importância da participação de todos durante as aulas e os benefícios que a Ginástica Laboral fornece no dia a dia.

8 – Acerte o preço do EPI

Nesta brincadeira a ideia é colocar a maior parte de EPI’s expostos e ao lado uma caixa para inscrição para que os funcionários possam colocar o valor que eles acham que custam a somatória dos EPI’s. Vence aquele que acertar a maior quantidade de valores ou o que chegar mais próximo do valor correto.

Esta brincadeira é interessante, pois faz com que os próprios funcionários reflitam sobre o investimento que a empresa faz em sua segurança e é mais uma forma do colaborador valorizar o investimento feito pela empresa.

9 – Stands de saúde e segurança

Alguns fornecedores de EPI’s ou convênio (de saúde, odontológico e visual) já possuem um stand que utilizam em feiras para demonstrar seus produtos.

Estes stands podem ser colocados em um local de grande circulação e fácil acesso dos funcionários para que eles possam tirar dúvidas ou até mesmo curiosidade sobre os materiais.

O entretenimento como forma de orientação

Como vimos, algumas brincadeiras são uma ótima pedida para levar a informação através de lazer, pois motiva o funcionário a refletir sobre hábitos e o conscientizar sobre o tema proposto.

Recomendamos ler também nosso artigo sobre dinâmicas para SIPAT para complementar as sugestões dadas no artigo.

Observação: Se você conhece alguma brincadeira para SIPAT que não foi mencionada no artigo, por favor, deixe sua sugestão nos comentários para ajudarmos outros interessados.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Márcia :

    Amei as sugestões, vou usar no nosso seminário no curso de segurança do trabalho.

    • Rafael Lobo :

      Olá Márcia.
      Fico feliz que as sugestões de brincadeiras que escrevi para serem realizadas na SIPAT te deram ideias para usar no seu seminário. Depois nos conte como foi por favor.

      Abraços,
      Rafael

  2. Junimar :

    Rafael, gostei muuuuito das sugestões. Obrigado!

    • Rafael Lobo :

      Olá Junimar!
      Que bom que gostou das sugestões de brincadeiras para a semana da SIPAT. Fico feliz em ter ajudado!

      Abraços,
      Rafael

  3. Iago :

    Show de bola as idéias.
    Estou pesquisando algo mais dinâmico para essa SIPAT e suas idéias caíram como uma luva. Obrigado!

    • Rafael Lobo :

      Olá Iago!
      Que bom que gostou das brincadeiras e fará uso!

      Grande abraço.
      Rafael

    • Elvis Tony Sousa de Pádua :

      Legal sua dicas de entretenimento.

      • Rafael Lobo :

        Olá Elvis. Fico contente em saber que gostou das brincadeiras sugeridas no artigo.

        Abraços,
        Rafael

    • Bruno :

      Gostei muito das dicas, parabéns pelo incentivo.

      • Rafael Lobo :

        Olá Bruno.
        Que bom que gostou das sugestões de brincadeiras.

        Abraços,
        Rafael

  4. Chai Rempel :

    Olá!
    O seu artigo foi muito útil, faço parte da cipa na empresa que trabalho, estamos organizando uma gincana para a semana da SIPAT, com certeza vamos fazer algumas das brincadeiras que você citou.
    Obrigada.

    • Rafael Lobo :

      Olá Chai.
      Fico muito feliz em saber que estas sugestões de brincadeiras lhe serão úteis.

      Abraços,
      Rafael

  5. Joseane :

    Adorei as brincadeiras e as dinâmicas. Vou fazer várias brincadeiras dessas que você sugeriu em nossa SIPAT.

    • Rafael Lobo :

      Olá Joseane.
      Fico muito feliz que tenha gostado das sugestões de brincadeiras para usar em sua SIPAT.

      Abraços,
      Rafael

  6. Cíntia Oliveira :

    Nossa! Obrigada pelas sugestões, me deram um norte para um evento de segurança.
    Obrigada!

    • Rafael Lobo :

      Olá Cíntia.
      Que bom que gostou das ideias de brincadeiras.

      Abraços,
      Rafael

  7. Vilmar Patricio :

    Rafael, obrigado por compartilhar essas sugestões. Muito bom.
    Um abraço.

    • Rafael Lobo :

      Olá Vilmar.
      Fico feliz em saber que gostou das brincadeiras!

      Abraços,
      Rafael

  8. José Oliveira :

    É possível levar os conhecimentos através de peças teatrais, música, dança e outras diversões, pois, tenho o entendimento de que semana SIPAT, além de ser uma semana para reforçar os cuidados com a segurança e a saúde do trabalhador, acredito que também seja uma semana para trazer alegria e descontração para os trabalhadores, isso é possível?

    • Rafael Lobo :

      Com certeza é possível José e este é um dos principais objetivos que nós da Conceito Zen buscamos!
      A SIPAT é um dos principais eventos para multiplicar conhecimento.

      Abraços,
      Rafael

  9. Paolla :

    Gostei muito das sugestões, com certeza vou inserir em meus DDS’s.

    • Rafael Lobo :

      Olá Paolla.
      Fico feliz em saber que o conteúdo do artigo será utilizado em um DDS. Depois nos diga o resultado, ok?

      Abraços,
      Rafael

  10. Dianira :

    Rafael!
    Eu amei todas as sugestões, muito proveitosas. Vou fazer sem sombra de dúvidas! Muito obrigada.

    • Rafael Lobo :

      Olá Dianira.
      Fico muito feliz que tenha gostado das nossas brincadeiras.

      Abraços,
      Rafael

  11. Johnny :

    Muito boa essas ideias, vai me ajudar muito na SIPAT da empresa!
    Super dinâmico e divertido.

    • Rafael Lobo :

      Olá Johnny.
      Fico muito feliz em saber que você gostou das nossas sugestões de brincadeiras para a semana da SIPAT.

      Abraços,
      Rafael

  12. Regiane Macedo dos Santos :

    Gostei muito da dinâmicas, são bem incentivadoras e que fazem o funcionários refletir um pouco mais sobre a Saúde e Segurança do trabalho.

    • Rafael Lobo :

      Olá Regiane.
      Fico muito feliz com seu feedback!

      Abraços,
      Rafael

  13. Helen :

    Achei sensacional cada uma das idéias.
    Parabéns pelo trabalho! Isso vai ajudar a CIPA do Hospital Albert Sabin de Atibaia. Todos ficaram empolgados para começar.
    Abraços.

    • Rafael Lobo :

      Puxa Helen.
      Fico muito feliz em saber que consegui ajudar de alguma forma!

      Abraços,
      Rafael

  14. Lucinéia :

    Boa noite!
    Ótima idéia estava pesquisando e achei interessante essas brincadeiras, já mandei pra equipe da CIPA e vou fazer uso das mesmas…

    • Rafael Lobo :

      Olá Lucinéia!
      Fico feliz em saber que pude ajudar!

      Abraços,
      Rafael

  15. Geane :

    Adorei as sugestões… estava quase louca tentando encontrar algo para a SIPAT da empresa esse mês e essas idéias me ajudaram a adequar para o segmento da mesma.

    • Rafael Lobo :

      Olá Geane.
      Fico feliz em saber que pude contribuir de alguma forma em sua SIPAT.

      Abraços,
      Rafael

  16. Vera Belchior :

    Olá, Ótimas dinâmicas, sugestões divertidas e fáceis de aplicar.

    • Rafael Lobo :

      Olá Vera.

      Fico feliz que tenha gostado das nossas sugestões de brincadeiras.

      Abraços,
      Rafael

  17. Izaura Neves :

    Olá Rafael, gostei muito de suas dinâmicas!

    • Rafael Lobo :

      Olá Izaura.
      Fico feliz que tenha gostado das sugestões de brincadeiras.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Brincadeiras para SIPAT - 9 Dicas Diferentes - Conceito Zen