Dinâmicas para SIPAT

Entenda a importância de atividades dinâmicas durante a SIPAT para que seu evento seja um sucesso.

Dinâmicas para SIPAT é uma forma muito interessante de prender a atenção dos funcionários durante as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e fazer com que o assunto abordado em uma palestra seja transmitido com mais sutileza e participação de quem assiste, fora que é uma ferramenta para motivar e possibilitar a interação entre os participantes.

Não é atoa que a Conceito Zen realiza dinâmicas em grupo durante suas apresentações na SIPAT e isto se tornou uma característica marcante de nosso trabalho ao longo dos anos.

ATENÇÃO: Se você está procurando palestras, teatros, intervenções nos setores e massagens para seu evento, recomendamos acessar a página de ☛ Atividades para SIPAT ☚ para conhecer nossas opções de serviços.

As dinâmicas têm o poder de melhorar o relacionamento entre os funcionários, estimular a participação deles em atividades e serve também para reforçar uma mensagem.

Segundo o dicionário, dinâmica significa:

1 – técnica e conjunto de procedimentos que visam estabelecer um bom nível de interação entre os membros de um grupo de pessoas, a fim de alcançar o seu maior rendimento num trabalho em conjunto.

2 – estudo de como funcionam os grupos humanos em ação e de como modificar o seu comportamento, tornando-os conscientes dos motivos de suas atitudes e interações.

Sabendo da importância de uma boa execução de brincadeiras em grupo, elaboramos 5 dinâmicas para SIPAT para que os membros da CIPA e SESMT possam realizar por conta própria com seus funcionários.

Dinâmicas para SIPAT

1 – Dinâmica – Reconhecendo o EPI com mímica

Os membros da CIPA/SESMT devem anotar diversos nomes de EPI’s que os funcionários utilizam no dia a dia, cada um em um pequeno pedaço de papel e colocar todos dobrados em alguma caixa.

A ideia desta dinâmica é separar os funcionários em grupo e um por vez, ir até o centro ou local de destaque e retirar um papel que contenha o nome de um EPI. Agora, o funcionário deverá fazer uma mímica sobre o EPI para que os membros do seu grupo descubram de qual EPI estamos tratando.

É interessante que os membros da CIPA/SESMT determinem um tempo para que o funcionário faça a mímica e o grupo descubra. Uma ideia é utilizar música para que a atividade seja mais divertida.

Outra ideia para melhorar a dinâmica, é que, assim que o grupo descobrir de qual EPI é a mímica, algum membro do grupo falar sobre a importância daquele EPI no dia a dia, ou até mesmo algum depoimento sobre como aquele EPI o ajudou ou alguma curiosidade sobre aquele EPI.

Esta dinâmica ajuda a todos a identificarem a importância que os Equipamentos de Proteção Individual têm para a saúde e segurança de todos.

2 – Dinâmica – Nosso dia a dia

Nesta dinâmica, os membros da CIPA/SESMT devem anotar perguntas fáceis relacionadas a SIPAT, saúde e segurança, em pequenos pedaços de papel separados e coloca-los em algum objeto que não abra com facilidade, ex: uma pequena caixa.

A empresa inclusive pode utilizar esta dinâmica para ressaltar sua missão, valores e procedimentos internos.

Uma ideia interessante para executar esta dinâmica é fazer uma grande roda entre os participantes e uma música animada de fundo. Os participantes irão passar a caixa uns para os outros, sem nenhuma ordem específica ao melhor estilo “batata quente”. Um membro da CIPA/SESMT interrompe a música e o funcionário que parou com a caixa na mão deverá abri-la e retirar um papel com a pergunta. Caso acerte a pergunta, ganha alguma lembrança (caneta, bombom, squeeze, chaveiro, etc). Caso não acerte, a comissão poderá determinar alguma atividade como “paga mico”, algo que não sobrecarregue fisicamente nenhum funcionário nem o expor a situação constrangedora.

Esta dinâmica serve muito para interagir com os funcionários e ressaltar procedimentos internos, bem como orientar sobre saúde e segurança.

3 – Dinâmica – O maior responsável pela segurança

Esta dinâmica para SIPAT é um pouco diferente das demais, porém, é uma das que mais marcam o evento.

Em pontos estratégicos da empresa, principalmente com grande volume de pessoas, coloque um espelho dentro de uma caixa que caiba o rosto de uma pessoa, e fixe esta caixa na parede. Em cima, coloque uma mensagem chamativa, ex: “Veja aqui o maior responsável pela segurança no trabalho” ou então, algum membro da CIPA/SESMT faz o convite para os funcionários. Quando o funcionário colocar o rosto na caixa verá seu próprio reflexo!

A empresa pode preparar algum material escrito ou mesmo algum membro da CIPA/SESMT que ficar ao lado das caixas pode ressaltar a importância da colaboração de todos no que se refere à segurança do trabalho. Por mais que a empresa faça investimentos em EPI’s e melhoras internas, de nada vale se os próprios funcionários não abraçarem a causa.

4 – Dinâmica – Minha maior qualidade

Esta dinâmica é indicada para criar uma interação maior entre os colaboradores da empresa. Diante da rotina do dia a dia é difícil valorizar nossas qualidades e a de nossos parceiros de trabalho.

Esta atividade funciona da seguinte forma: É preciso formar uma grande roda e dar aos participantes uma caneta ou lápis e um pedaço de papel e pedir a eles que escrevem uma qualidade própria que julgam ser a que mais se destaca. Após todos terem escrito, todos devem colocar em uma caixa e após misturar todas as anotações, pede se que todos tirem um papel, leia a qualidade que está escrito e rapidamente se dirija próximo à pessoa que acredita que tenha aquela qualidade escrita no papel. Um por um, irá falar qual a qualidade e por que escolheu a pessoa.

Esta dinâmica é bem sutil, mas tem o poder de motivar outras pessoas, pois como já citado, devido à pressão diária, esquecemo-nos das nossas principais qualidades. Se algum membro da CIPA/SESMT ou até mesmo de Recursos Humanos tiver facilidade em falar em público, pode ainda ressaltar a importância da qualidade mencionada no processo de segurança no trabalho.

5 – Dinâmica – O poder das palavras

Nesta dinâmica o objetivo é melhorar o entendimento sobre o poder que as palavras têm no dia a dia, principalmente no que se refere à saúde e segurança no trabalho.

Nesta atividade, todos os participantes devem receber uma folha de papel ou folha de revista. Quando todos tiverem com a folha, pede se que todos amassassem o máximo possível a folha. Quando todos amassarem, pede se então que, todos devem tentar deixar a folha exatamente como estava antes, o que é impossível.

Esta ação tem a habilidade de provocar uma reflexão no sentido que palavras que já foram ditas não podem mais serem excluídas, por isso o cuidado em relação ao tratamento de líderes e subordinados e mesmo entre os funcionários no dia a dia para que não sejam ríspidos e desrespeitosos uns com os outros.

Dando um sentido mais voltado a segurança no trabalho, pode se fazer uma analogia com alguma tarefa, como por exemplo, um pedido para não obstruir os extintores de incêndio. Se não cumprida esta tarefa, a empresa pode ser multada em uma possível fiscalização e o funcionário responsável por aquele setor foi advertido. Estes resultados poderiam não acontecer caso a instrução fosse compreendida e cumprida, pois mesmo deixando agora os extintores desobstruídos, a empresa já levou a multa e o funcionário a advertência.

O que torna uma dinâmica um sucesso?

Estas dinâmicas para SIPAT que foram apresentadas neste artigo são apenas algumas ideias de ações que a CIPA/SESMT pode realizar para proporcionar maior interação entre os participantes do evento e até mesmo ressaltar procedimentos internos.

Veja também: Gincanas para SIPAT

A participação dos membros da organização da SIPAT, bem como a clareza nas instruções das tarefas a serem realizadas, irá garantir que os funcionários entendam a proposta das dinâmicas e entrem na “brincadeira”. Os líderes devem ser avisados com antecedência também para que possam de repente, dar ideias de necessidades dos setores e as dinâmicas irem de encontro com a proposta da SIPAT.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Bruno Oliveira :

    Muito bom! Gostei!

    • Rafael Lobo :

      Olá Bruno.
      Fico feliz que tenha gostado!

      Abraços,
      Rafael

  2. Alexandre Alves :

    Estão de parabéns pelo empenho em manter um bom trabalho relacionado a área de Segurança e Medicina no Trabalho.

    • Rafael Lobo :

      Olá Alexandre. Fico muito grato por suas palavras de incentivo a nosso esforço em fazer este trabalho.

      Abraços,
      Rafael

  3. Ueliton :

    Parabéns! Com certeza irei levar para a CIPA estas dinâmicas para fazermos na semana da SIPAT aqui na empresa.

    • Rafael Lobo :

      Olá Ueliton. Tente realizar alguma delas sim. Os funcionários adoram estas dinâmicas durante a SIPAT.

      Abraços,
      Rafael

  4. Gilvan Domingos da Silva :

    Sou técnico de segurança e fico impressionado e feliz em saber que existem pessoas com essa determinação de disseminar o conhecimento. Parabéns pela iniciativa.

    • Rafael Lobo :

      Olá Gilvan, nossa missão é justamente levar informação e orientação para as pessoas. Fico feliz em saber que nosso conteúdo sobre as dinâmicas lhe agradou.

      Abraços,
      Rafael

  5. Jaciara :

    Adorei, vou copiar a ideia, pois nossa SIPAT aqui na empresa é do dia 20 a 25/05/17, então as dinâmicas me deram muitas ideias para realizar uma SIPAT bem divertida.

    • Rafael Lobo :

      Olá Jaciara. Tente colocar mesmo alguma destas dinâmicas no evento da SIPAT. Eu já as utilizei em algumas atividades e os resultados foram muito satisfatórios.

      Grato,
      Rafael

  6. Lucimar Duarte dos Santos :

    Gostei dessas dinâmicas.

    • Rafael Lobo :

      Olá Lucimar.
      Fico feliz em ter ajudado.

      Abraços,
      Rafael

  7. Jackson :

    Boa tarde.
    Gostei muito da 5, pois o poder da palavra quando lançada não volta mais!

    • Rafael Lobo :

      Olá Jackson.
      Realmente, nossas palavras têm um grande poder!

      Abraços,
      Rafael

  8. Aline :

    Muito bom, Também gostei…irei ministrar em nosso dia-a-dia.

    • Rafael Lobo :

      Olá Aline.
      Fico feliz em saber que as dinâmicas lhe serão úteis no seu cotidiano.

      Abraços,
      Rafael

  9. Edson Jones :

    Gostei das ideias, vou utilizar em minhas reuniões de segurança. Parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Olá Edson.
      Fico feliz em saber que irá utilizar essas dinâmicas em sua empresa.

      Abraços,
      Rafael

  10. Luciana Santos :

    Muito boa as suas dinâmicas vou usar também com os colaboradores. Você está de Parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Obrigado Luciana. Que bom que gostou das dinâmicas.

      Abraços,
      Rafael

  11. Jaqueline Bastos :

    Muito boas as dinâmicas e fáceis de fazer.

    • Rafael Lobo :

      Olá Jaqueline.
      A ideia destas dinâmicas é justamente serem de fácil entendimento e aplicação. Que bom que gostou!

      Abraços,
      Rafael

  12. Newton Oliveira :

    Muito obrigado!

    Estava em busca de dinâmicas para aplicar amanhã em umas aulas.

    Vc me salvou! Rsrsrsrs

    Parabéns! Seu trabalho é perfeito!

    Abs

    • Rafael Lobo :

      Olá Newton.
      Que legal que as ideias das dinâmicas lhe ajudaram! Sucesso!

      Abraços,
      Rafael

  13. Mariolee Santos :

    Gostei, boas idéias para dinamizar a SIPAT. Parabéns.

    • Rafael Lobo :

      Olá Mariolee.
      A ideia destas dinâmicas é justamente ajudar as empresas a realizarem SIPAT’s mais dinâmicas e que tenham mais interação entre os funcionários.

      Abraços,
      Rafael

  14. Ana Lopes :

    Muito bom e fácil de compreender e bem produtivas. Parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Olá Ana.
      Que bom que gostou das dinâmicas!

      Abraços,
      Rafael

  15. Regiane Macedo dos Santos :

    Sua dinâmicas são ótimas, bem produtivas os funcionários gostam muito! Parabéns Rafael!

    • Rafael Lobo :

      Olá Regiane.
      Fico muito feliz em saber que gostou das dinâmicas para a semana da SIPAT.

      Grato,
      Rafael

  16. Jonas Correa :

    Realmente as dinâmicas dessa gincana são bem divertidas e bem construtivas, elas com certeza causam o entrosamento de pessoas, setores e até realizam aproximações de pessoas que quase nunca se falam no caso de um numero maior de colaboradores na empresa.

    • Rafael Lobo :

      Olá Jonas.
      As dinâmicas têm mesmo este poder de aproximar todos os funcionários e utilizá-las dentro de uma SIPAT tem uma grande importância.

      Abraços,
      Rafael

  17. Marcelo Klein :

    Olá Rafael. Li suas dinâmicas e irei aplicá-las em nosso momento segurança, pois são dinâmicas fáceis de aplicar e com um conteúdo motivacional de grande valia.

    • Rafael Lobo :

      Olá Marcelo.
      Fico muito feliz que tenha gostado das dinâmicas.

      Abraços,
      Rafael

  18. Bryan Michiles :

    Olá Rafael. Apliquei aqui na Instituição a dinâmica do reconhecimento do EPI por mímica e foi muito produtivo.

    Parabéns pela criatividade.

    • Rafael Lobo :

      Olá Bryan.
      Fico muito feliz em saber que utilizou nossa sugestão de dinâmica e mais ainda que gostaram.

      Abraços,
      Rafael

  19. Priscila Medeiros :

    Obrigada pela contribuição.
    Muito boa as dinâmicas.

    • Rafael Lobo :

      Olá Priscila. Tudo bem?

      Obrigado pelo feedback. Que bom que gostou.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Dinâmicas para SIPAT - 5 Ações Práticas - Conceito Zen