O que é Qualidade de Vida no Trabalho

A sigla QVT significa Qualidade de Vida no Trabalho e conquistá-la se tornou um dos maiores desafios das empresas nos dias atuais.

A sigla QVT é muito usada no ambiente corporativo para falar sobre qualidade de vida no trabalho. Mas o que isso quer dizer exatamente? Há muito anos, as sociedades industriais deixaram de lado alguns valores humanos e ambientais visando apenas favorecer os avanços tecnológicos, de produtividade e de crescimento econômico. Isso resultou em trabalhadores estressados, desmotivados e, por muitas vezes, em doenças e acidentes ocasionados pela falta da preocupação com a qualidade de vida no trabalho.

Mas foi apenas em meados dos anos 60 que o termo qualidade de vida no ambiente de trabalho (QVT) começou a ganhar força, quando cientistas sociais, sindicalistas e empresários perceberam que a qualidade de vida influenciava, e muito, na produtividade e no rendimento dos funcionários. A partir do momento que houve o entendimento de que um funcionário motivado e feliz produz mais e melhor, gerando resultados positivos para as empresas, a preocupação com o bem-estar dos trabalhadores começou a se tornar mais constante. E não demorou muito para que isso deixasse de ser apenas um termo e ganhasse formas reais, colocando em prática técnicas de promoção da saúde e do bem-estar ocupacional.

Por isso, podemos considerar a qualidade de vida no trabalho como um conjunto de práticas adotadas como uma forma de melhoria do ambiente de trabalho, visando melhorar a produtividade por meio da satisfação dos funcionários.

O que é qualidade de vida no trabalho

Quais ações promovem a Qualidade de Vida no ambiente de Trabalho?

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, algumas ações foram desenvolvidas e hoje fazem parte da QVT.

A área de recursos humanos é uma das mais importantes nesse sentido. São eles os profissionais responsáveis por selecionar pessoas adequadas para cada função, acompanhar a evolução e o desempenho de cada um e garantir benefícios e condições justas de trabalho junto a diretoria da empresa.

Hoje em dia, é bem comum o RH das empresas disponibilizarem à seus colaboradores informações relevantes através de uma palestra de qualidade de vida onde o foco seja ajudar os funcionários a identificarem os causadores de estresse e ansiedade e combatê-los na raiz para evitar problemas futuros.

Outras atividades como ginástica laboral e Quick Massage se tornaram bem comuns nas empresas onde a saúde e segurança do funcionário é respeitada.

O RH também é responsável por colocar em prática as ações que visam a melhora na qualidade de vida no trabalho. Algumas delas são:

Uso e desenvolvimento de capacidades: Visa melhorar o aproveitamento das habilidades, a autonomia na atividade desenvolvida e a percepção do significado do trabalho.

Integração social e interna: Tem como objetivo promover o senso comunitário e diminuir as chances de preconceitos, através da criação de áreas comuns para integração dos servidores e da promoção de relacionamentos interpessoais.

Respeito à legislação: Garante ao funcionário o direito à liberdade de expressão, privacidade pessoal e tratamento imparcial.

Condições de segurança e saúde no trabalho: Essa é uma das ações mais importantes, que garante a existência da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a promoção da saúde ocupacional, o controle da jornada de trabalho, a salubridade dos ambientes, o acesso para portadores de deficiência física, a ergonomia de equipamentos e mobiliário, além da promoção de grupos de apoio antitabagismo, alcoolismo, drogas e neuroses diversas, orientação nutricional, ginástica laboral e outras atividades.

O que o funcionário pode fazer para garantir a qualidade de vida no ambiente de trabalho?

As empresas são as grandes responsáveis por garantir a qualidade de vida no trabalho, promovendo algumas das ações que citamos acima. Apesar disso, existem algumas atitudes que devem partir dos funcionários para que se possa garantir o bom convívio, a satisfação dos colaboradores e um ambiente de trabalho saudável.

Ser pontual e cumprir seus prazos é uma delas. Dessa forma você evitará desgastes com o acumulo de tarefas e será bem visto pelos seus supervisores. Pessoas que não cumprem suas tarefas básicas, como chegar no horário e entregar tarefas no prazo determinado, reduzem suas chances de promoção e de reconhecimento profissional. Portanto, se você busca esse reconhecimento, mostre sua responsabilidade e compromisso com o trabalho e suas chances serão maiores.

Outra atitude importante para garantir a qualidade de vida no trabalho é o trabalho em equipe. Pessoas que sabem trabalhar em conjunto alcançam os objetivos mais facilmente, tronam o trabalho muito mais produtivo, além de estreitar os laços afetivos e de confiança com os colegas. Com isso, o ambiente se torna mais leve e agradável, resultando em maior capacidade de produtividade.

Por último, mas não menos importante, não se envolva em fofocas. Esse é um dos maiores venenos de um ambiente de trabalho. Além de ser antiético, você demostrará sua falta de profissionalismo e poderá se envolver em confusões e problemas. Fofocas apenas geram inimizades, deixam o ambiente de trabalho pesado e criar rivalidades desnecessárias. Ao invés disso, procure ajudar a quem precisa. Pessoas que têm capacidade de estender a mão ao próximo são vistas como líderes em ambientes de trabalho.

Qualidade de Vida no Trabalho e os Resultados

Em suma, a Qualidade de Vida no Trabalho não é importante apenas para as empresas que buscam funcionários mais produtivos e motivados, como também para os próprios colaboradores, que buscam realizações e crescimento profissional. Os resultados positivos serão sentidos por ambos os lados. Como dizia Max Weber, o trabalho dignifica o homem.

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Autor

Rafael Lobo

Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

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