O Que é Ginástica Laboral e Para Que Serve

A Ginástica Laboral é uma excelente ferramenta que as melhores empresas têm fornecido a seus colaboradores devido seus excelentes benefícios e resultados.

De certo, você já sentiu algum tipo de desconforto muscular, dores no pescoço, dores nas costas, dores na coluna e dores no corpo de um modo geral enquanto estava realizando suas atividades no trabalho, não é verdade? Saiba que isto é mais comum do que pensa, porém, há solução!

Com o propósito de recuperar a qualidade de vida e preparar o colaborador para as atividades laborais diárias, existe a Ginástica Laboral, aplicada por diversas organizações, seja ela pequena, média ou de grande porte.

Se quiser conhecer mais a respeito de nosso programa de Ginástica Laboral em empresas e receber uma proposta personalizada para o programa clique no botão abaixo.

Por que Ginástica Laboral?

Ficar sentado em frente a uma tela de computador, todos os dias, é algo terrível, não é? Tem dias que você levanta com dor nas costas, dorme mal e no dia seguinte começa a mesma rotina.

É óbvio que essa prática diária vai causar estresse mental e corporal, influenciando diretamente no desempenho e na qualidade do seu trabalho. Por conta disso que, ultimamente, a saúde ocupacional tem ganhado espaço dentro das melhores empresas.

Os exercícios da Ginástica Laboral devem ser praticados no próprio posto de trabalho, não atrapalha e promove o bem-estar dos colaboradores. Alguns deles podem ser executados até mesmo na cadeira.

O que é Ginástica Laboral e para que serve

Qual o objetivo da Ginástica Laboral

A finalidade da Ginástica Laboral é a prevenção de doenças ocupacionais, lesões e fadiga muscular. Os exercícios são aplicados por especialistas e especialmente desenvolvidos para a correção de posturas inadequadas. Além disso, a prática auxilia na melhora do relacionamento empresa/funcionário.

Ginástica Laboral é importante?

Com certeza, sim. Tanto para o funcionário, pelo fato de evitar possíveis lesões, quanto para o empregador, que poupará rios de dinheiro por afastamento médico que, segundo especialista da área ocupacional, reduz a quase zero após a adoção da prática no local de trabalho.

A Ginástica Laboral também ajuda no aumento da produtividade, qualidade e favorece a criatividade dos colaboradores. Isso significa que a Ginástica Laboral acaba sendo uma ferramenta para os gestores, que encontram problemas no relacionamento com os trabalhadores.

Como implementar a Ginástica Laboral em sua empresa?

Agora que você já sabe o que é Ginástica Laboral e sabe que ela serve para promover mais qualidade de vida no trabalho, que tal implementar este serviço em sua empresa?

A Conceito Zen em parceria com a empresa Presente de Saúde promove um programa de qualidade de vida no trabalho onde desenvolvemos os exercícios de Ginástica Laboral e sessões de Quick Massage.

Para saber mais a respeito sobre o funcionamento deste programa clique no botão abaixo e solicite um orçamento. Nossa equipe entrará em contato para realizarmos juntos esta parceria.

Benefícios da Ginástica Laboral para sua empresa

Dentre os principais benefícios que a Ginástica Laboral proporciona para sua empresa podemos destacar:

  • Melhora o clima organizacional
  • Benefícios fisiológicos
  • Ajuda a reduzir as tensões
  • Reduz a fadiga e cansaço físico
  • Melhora a autoestima após os exercícios
  • Melhora o condicionamento
  • Aumenta a produtividade
  • Prevenção de doenças relacionadas ao trabalho
  • Diminuição dos afastamentos
  • Reduz o nível de sedentarismo

Quando surgiu a Ginástica Laboral

O surgimento da ginástica laboral é datado por volta da década de 1930, na Polônia, o que a torna um conceito recente. A princípio, a Ginástica Laboral era chamada de “ginástica de pausa” e, conforme o tempo passou, ela ficou conhecida pelo nome que a chamamos hoje.

Um dos pioneiros a abraçar a ideia da Ginástica Laboral foi o Japão. Aqui no Brasil, o conceito surgiu na década de 1970, quarenta anos depois. Mas a sua verdadeira ascensão aconteceu em 1990, quando as grandes organizações se apropriaram do uso da Ginástica Laboral, nos seus escritórios e postos de trabalho.

Qual lei regulamenta a Ginástica Laboral?

Não existe ainda uma lei que obriga que as empresas realizem atividades atreladas à Ginástica Laboral. No entanto, até a elaboração deste artigo, na Câmara dos Deputados tramita um projeto de lei (Lei n.º 6.213, de 2005) que visa a obrigatoriedade da Ginástica Laboral em todas as empresas que desenvolvam atividades repetitivas e que causam grande esforço físico.

Mas, tanto o Ministério do Trabalho e Saúde, além da Previdência Social, veem a Ginástica Laboral como uma boa prática a ser aplicada no dia-a-dia das empresas. Portanto, a Ginástica Laboral acaba sendo prática indispensável nos dias de hoje. Promove mais saúde, bem-estar e mantém os funcionários ativos e produtivos dentro de qualquer organização.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Cleber :

    Excelente ponto de vista do uso da GL.

    • Rafael Lobo :

      Olá Cleber.

      Obrigado pelo feedback.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

O Que é Ginástica Laboral e Para Que Serve - Conceito Zen