Ações Voltadas para Qualidade de Vida no Trabalho

A harmonia entre vida pessoal e profissional é fundamental para termos um ambiente de trabalho com muito mais qualidade de vida.

Para que um ambiente de trabalho seja saudável, é preciso que preze pelo bem estar e bom relacionamento entre superiores e funcionários. Por isso, a qualidade de vida dentro das empresas é assunto chave quando falamos em produtividades e melhorias. Diversas as ações podem ser aplicadas no trabalho para promover essa mudança.

Essas voltadas a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, devem atender às necessidades dos funcionários. Assim, será possível proporcionar uma rotina laboral e organizacional que preza tanto pelo bem estar quanto para a produtividade.

É bom lembrar que o funcionário que é satisfeito e bem valorizado vive melhor, trabalha melhor e é mais produtivo. Além disso, se torna mais saudável, o que diminui os índices de afastamentos e abstenções.

Profissionais felizes no ambiente de trabalho

O que pode prejudicar a qualidade de vida no trabalho?

Por vezes, devido ao ritmo de trabalho que levamos hoje em dia, não é muito difícil encontrar ambientes não saudáveis aos funcionários. Vários aspectos podem agravar o problema, e alguns são mais prejudiciais. Veja quais são eles:

  • Metas inalcançáveis: podem desmotivar os empregados, diminuindo sua disposição e afetando a qualidade de vida de cada um deles;
  • Ambiente negativo: alguns fatores como má gestão e falta de reconhecimento podem acabar com as boas relações dentro de uma empresa. A comunicação deve ser adequada, assim como a boa convivência;
  • Excesso de trabalho: ter uma hora para descanso é essencial. O funcionário deve conseguir equilibrar os horários de trabalho com sua vida familiar e social;
  • Competitividade: quando há muita rivalidade entre os funcionários, isso reflete em falhas e gera um ambiente tenso.

Ações voltadas a qualidade de vida no trabalho

Como qualquer problema dentro das empresas, cabe à gestão investir em programas de qualidade de vida no trabalho que analisem e revertam a situação, promovendo maior bem estar e, consequentemente, produtividade para toda empresa.

1. Programas de saúde: trazer para dentro do ambiente profissional algumas ações que promovem maior qualidade de vida pode ser muito benéfico. Sessões de meditação, Quick Massage e Ginástica Laboral podem fazer muito bem ao funcionário, o que significa melhoras na sua produção e relação com o próximo;

2. Boa comunicação: dentro de uma empresa, é essencial que a comunicação seja aberta e favorável. Assim, se concretiza um clima organizacional, onde o funcionário e o gestor estabelecem uma relação de confiança. É muito importante que a administração esteja aberta a sugestões e mudanças, para tornar o ambiente confortável para todos;

3. Reconhecimento profissional: quem não quer ser reconhecido pelo que faz? Empresas que apostam no reconhecimento de seus funcionários só têm a ganhar, visto que as gratificações contribuem para a sensação de valor e pertencimento dos empregados;

4. Jornadas de trabalho flexibilizadas: dependendo da empresa, o funcionário não precisa ficar preso ao horário comercial. Horário esse que pode trazer grandes incomodações, como trânsito e estresses comuns da rotina. Um expediente flexibilizado pode trazer ao empregado melhores opções para coordenar todas as suas responsabilidades, reduzindo o estresse e aumentando o bem-estar;

5. Programas de interação e cooperação: quando um ambiente é saudável, é preciso que o relacionamento entre os funcionários também seja. Fazer com que os seus empregados entendam que o sucesso da empresa é resultado de um esforço conjunto pode auxiliar na produtividade e no desenvolvimento de uma melhor comunicação interna.

O que a Conceito Zen pode fazer pela sua empresa?

A Conceito Zen que é uma empresa especializada em atividades de saúde, bem estar e qualidade de vida e temos em nosso portfólio uma palestra sobre qualidade de vida onde damos dicas práticas sobre como você pode ter uma vida muito mais equilibrada na sua vida pessoal e profissional.

Sobre o Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de 20 anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

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