Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Um ambiente de trabalho mais saudável contribui e muito para a segurança e produtividade de seus funcionários.

Assuntos de saúde mental ainda são considerados um tabu na sociedade. Os números de pessoas com depressão, ansiedade e excesso de estresse seguem crescendo, mas parecemos não encontrar o cerne da questão.

O trabalho é onde passamos a maior parte do nosso tempo. E nos dias de hoje, com a correria, a necessidade de produtividade e as novas ferramentas advindas da internet, ele pode ser a causa ou o fator de agravamento dessas doenças.

Falar de saúde mental deve ser como falar de qualquer doença. É preciso encarar o fato com normalidade e implementar, nas empresas, estratégias para manter o bem estar do funcionário.

Pessoa desmotivada no trabalho

Como identificar?

O trabalhador é, antes de ser um profissional, um ser humano, que lida com seus problemas e passa por situações, nem sempre boas, na vida pessoal. É preciso que gestor e funcionário mantenham um diálogo aberto quando se trata de um problema que pode afetar a produtividade do colaborador.

A cobrança que recebemos o tempo todo nos sobrecarrega de responsabilidades, o que acaba agravando os quadros de estresse e pode desenvolver outras doenças, como a ansiedade, a depressão e até doenças cardíacas e neurológicas.

É papel da empresa e dos gestores identificar sinais de um transtorno psicológico em seus funcionários. O sintoma mais comum é a alteração de humor de comportamento, um pequeno alerta que pode ser percebido.

Para o trabalhador, existem alguns fatores que podem acabar desencadeando o quadro, como ameaça de perda do emprego, falta de reconhecimento de seu trabalho, acidentes ou fracassos durante a jornada, falta de comunicação dentro da empresa, ritmos acelerados, longas horas e grande pressão por produtividade.

Como intervir?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) comprova que as empresas devem garantir uma estratégia que assegure a saúde e o bem estar de seus funcionários. Para isso, são necessárias ações de prevenção, identificação precoce e reabilitação. Nesses casos, as organizações são responsáveis pelo apoio a seus colaboradores, para que possam vencer os transtornos mentais e para retornar ao trabalho em um ambiente de melhor convivência.

Algumas iniciativas da parte da empresa podem ajudar ou prevenir em casos de doenças mentais no ambiente de trabalho. Flexibilizar a jornada de trabalho, enfrentar dinâmicas negativas no ambiente e apostar em uma melhor comunicação confidencial são importantes para reduzir os números. As empresas também podem oferecer cursos preparatórios para oferecer oportunidades de crescimento.

Já é comprovado que o maior acesso aos tratamentos são benéficos para o sucesso no combate à depressão e aos outros transtornos mentais. É preciso garantir que os indivíduos se sintam apoiados, e que possam pedir ajuda na hora de continuar ou retornar ao trabalho. Devido ao tabu em torno dessas doenças, a saúde mental no trabalho ainda necessita de recursos para ser totalmente atingida.

O ambiente de trabalho saudável

Trabalhadores e gestores são ativos na produtividade da instituição e todos devem ser responsáveis pela segurança, a saúde e o bem estar. Essa é considerada a empresa que preza pela saúde mental. É de extrema importância que os colaboradores sejam reconhecidos e valorizados, para que esses transtornos deixem de afetar a vida dos funcionários e seus empregadores.

Desde 2010 a Conceito Zen promove palestras interativas nas empresas e uma das palestras que vem ganhando grande destaque nos últimos anos é justamento sobre o tema de saúde mental onde abordamos sobre como a depressão e transtornos de ansiedade podem atingir pessoas de qualquer idade, causando sofrimento e podendo dificultar o desempenho pessoal e profissional.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *