O Que É Bem Estar Mental?

Os cuidados com bem estar mental são fundamentais para a qualidade de vida e para a prevenção de doenças.

O bem estar mental é o equilíbrio das emoções e sentimentos. Assim, ele consiste em sentir-se bem consigo e conviver em paz com outras pessoas mesmo que algo ruim aconteça.

Dessa forma, ele é muito importante tanto para o estado físico quanto psíquico, pois ele garante uma boa saúde e qualidade de vida, além de auxiliar no reconhecimento dos seus limites mantendo um equilíbrio emocional.

Portanto, se você deseja ter boas condições de saúde e bem estar mental continue lendo este artigo e fique por dentro.

Cérebro saudável

Dicas para melhorar a saúde da sua mente

Há algumas formas de você conseguir melhorar a sensação de bem estar e posso dizer até que não exige tanto esforço assim. Confira a lista:

Mude sua rotina: Uma ótima dica para aumentar o seu bem estar mental é mudar sua rotina. Uma dica é começar pela mudança da sua alimentação. Dê preferência para alimentos mais saudáveis e de fácil digestão, além de ingerir ao menos 2 litros de água por dia.

Conheça novas pessoas: Um jeito estimulante de conhecer novas ideias, personalidades diferentes e principalmente ampliar seus horizontes e possibilidades é a de poder conhecer pessoas e fazer novas amizades. Seus amigos antigos são essenciais e você não deve abandoná-los, mas a ideia aqui é reunir as boas amizades com o potencial de novas possibilidades.

Tenha uma boa noite de sono: Dormir bem é primordial para o seu bem estar mental, uma vez que permitem que as articulações, músculos e o cérebro se recuperem e estejam preparados para o outro dia.

Tire um tempo pra você: Tire um tempo para fazer uma atividade física, meditar, ler um livro e até mesmo fazer alguma coisa que você goste. São estes momentos que fazem com que seu corpo consiga proporcionar o equilíbrio necessário diante de uma rotina de estresse.

Sorria: Sorrir irá ajudar o cérebro relaxar e aumentar o seu bem estar mental. Além disso, rir muito irá liberar endorfina e dopamina aumentando assim a sensação de prazer e felicidade.

Leia Também: Diferença Entre Saúde Mental e Emocional

Benefícios de se ter uma boa saúde mental

Confira alguns dos benefícios que você pode obter através de uma boa condição mental:

  • Controle das emoções
  • Visão positiva da vida
  • Aumento da produtividade
  • Aumento da tranquilidade
  • Relacionamento positivos
  • Atitudes mais positivas em relação a si e ao outro
  • Maior capacidade de aprendizado
  • Menos estresse e qualidade
  • Aumento da qualidade de vida
  • Satisfação com a vida

Atividades que melhoram o bem estar mental

Quero agora listar uma série de exercícios físicos que ajudam no bem estar mental, mas saiba que cada pessoa irá se adaptar melhor a um tipo específico. O ideal aqui é que você tente novas possibilidades até achar uma que mais se adeque ao seu perfil.

Dança: Através da dança as pessoas conseguem eliminar suas tensões e expressar todos os sentimentos.

Natação: Com a prática da natação você irá dormir melhor, o que vai diminuir a ansiedade e conseguir ter uma boa noite de sono.

Corrida: Correr melhora o humor e melhora a disposição. Além disso, é uma ótima terapia para aliviar o estresse e a depressão.

Andar de bicicleta: Andar de bicicleta melhora a resistência muscular, fortalece o coração e ajuda a equilibrar as emoções e o bem estar.

Yoga: O yoga ajuda a combater a depressão, pois trabalham as emoções como medo e raiva.

Alongamento: O alongamento é uma ótima atividade para quem está estressado. Ele irá ajudar a estimular a liberação do prazer e a relaxar.

Por que o bem estar da mente é importante?

Para que você consiga realizar todas suas atividades, sentindo-se feliz e realizado é preciso manter uma boa saúde e bem estar mental.

Portanto, cuidar do seu bem estar mental é muito importante para ser feliz e conquistar todos os seus sonhos, garantindo assim uma maior qualidade de vida e mais saúde.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Bem Estar Mental, Entenda O Que é - Conceito Zen