O Que é Saúde Mental e Qual Sua Importância

Entender a importância da saúde mental irá lhe proporcionar muito mais experiência ao lidar com situações positivas e negativas.

A saúde mental mede o nível da qualidade de vida cognitiva ou emocional que pode determinar a existência ou não de alguma doença mental. Para a perspectiva do holismo ou conhecido como psicologia positiva, também define como a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e os seus esforços para atingir um grau de resiliência psicológica, a estabilidade necessária para ele suportar diferentes sensações adversas.

Sobre essa pauta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não tomou uma posição oficial para definir saúde mental. Apenas o entendimento de que se trata do equilíbrio emocional interno com exigências externas do cotidiano ao lhe dar com situações de vida e controle das emoções, sabendo viver ao máximo de um convívio harmonioso.

O órgão também lembra que saúde mental e bem-estar são fundamentais como base da capacidade coletiva e individual do ser humano para direcionar pensamentos e interação entre indivíduos e melhor aproveitamento da vida. Uma boa saúde mental pode contribuir e muito para o uso das habilidades produtivas diante de fatores que causam estresse no dia a dia.

o-que-e-saude-mental-e-qual-sua-importancia

Critérios para a boa saúde mental

Há alguns critérios que envolvem a saúde mental, esses critérios são:

Atitudes positivas em relação a si próprio: Ter a devida confiança para fazer suas próprias coisas

Crescimento, desenvolvimento e auto realização: A força necessária de que ele avance em uma atividade que esteja fazendo, com isso aprendendo mais sobre o que foi feito, e a satisfação pessoal ou profissional de ver o que é que foi feito.

Integração e resposta emocional: Como o indivíduo interage com pessoas e o ambiente em que convive.

Autonomia e autodeterminação: Quando se há um controle emocional, e esse controle o motiva para fazer coisas certas durante uma situação.

Percepção apurada da realidade: Quando o indivíduo sabe exatamente o que ele está fazendo numa determinada situação

Domínio ambiental e competência social: Poder de adaptação que ele tem e chega para se estabelecer em um ambiente.

A importância da saúde mental

Com a saúde mental em dia em que a mente de um indivíduo funcione de forma saudável, ele pode traçar estratégias de saber como lidar com problemas e propor soluções para questionamentos à sua volta, na relação com a família, com os amigos e no ambiente de trabalho.

Quando se tem uma saúde mental estável, a pessoa estará apta para exercer os seus direitos sociais e de cidadania. A sociedade deve-lhe assegurar todas as condições possíveis de interação social para convivência harmônica entre a família e a comunidade.

Este é um assunto que deve ter o máximo de esclarecimento, não só para quem deseja receber essas informações, como a quem ele se relaciona ter a percepção de valores e virtudes. É importante que se evite ideias falaciosas, de preconceito com julgamento sem antes que se avalie tudo aquilo que construiu esse resultado, para que a verdade seja esclarecida e não reste alguma dúvida sobre um determinado assunto.

Cada vez mais, fatores externos podem atrapalhar a qualidade de vida e o bem-estar, por isso é sempre necessário sempre se manter atento para não ser surpreendido com os truques da própria mente, que nem sempre possa responder com a tranquilidade necessária.

Atividades da Conceito Zen para Saúde Mental

A Conceito Zen é uma empresa especializada em atividades como palestras comportamentais e uma palestra de nosso vasto portfólio é justamente com o tema Saúde Mental.

Para conhecer mais a respeito do conteúdo de nossa palestra sobre saúde mental clique aqui.

Abordar este assunto dentro das empresas é uma excelente ferramenta para proporcionar informação e orientação de uma maneira muito mais suave e interativa, pois nossos palestrantes são profissionais especializados em apresentações de impacto utilizando linguagem simples e dinâmicas em grupo para deixar o clima da palestra muito mais descontraído e dinâmico.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *