Diferença Entre Saúde Mental e Emocional

Entender a diferença entre saúde mental e saúde emocional é muito importante para saber como mantê-las em equilíbrio.

Nos dias de hoje, a saúde da mente está em alta. Ela se tornou tão importante quanto a saúde física, visto que estamos vivendo em uma sociedade com pessoas adoecendo cada vez mais, com maiores números de depressão e também ansiedade.

Mas você sabe o que é a saúde mental? E qual a diferença dela para a saúde emocional? Entender as características de cada uma pode ser muito importante na hora de prevenir e se proteger das doenças que podem nos afetar psicologicamente.

Vamos então neste artigo explicar qual a diferença entre saúde mental e saúde emocional e o que você pode fazer para mantê-las em equilíbrio.

Emoticon de saúde mental e emocional

O que é a saúde mental?

Quando falamos em saúde mental, tratamos do estado de equilíbrio do indivíduo com o ambiente em que ele vive. Uma pessoa com a saúde mental em dia não encontra problemas nas dificuldades de sua rotina, seja no âmbito familiar ou profissional.

Quando as emoções são bem gerenciadas, as exigências do dia a dia são enfrentadas de forma natural. A saúde mental está diretamente ligada ao cérebro, por isso os profissionais que são especializados nela são psiquiatras e psicólogos.

O que é a saúde emocional?

A saúde emocional certamente está ligada à saúde mental. No entanto, envolve questões mais específicas, como o controle de comportamentos e sentimentos presentes no nosso dia a dia.

Falta de motivação, procrastinação e apatia são exemplos de consequências da falta de saúde emocional. Ela se associa com os sentimentos e os efeitos que certas situações nos impactam.

Abalos na saúde emocional costumam afetar também a nossa relação com as pessoas que nos rodeiam. Os profissionais responsáveis pela saúde emocional são os terapeutas alternativos e hipnoterapeutas.

Qual a diferença saúde mental e saúde emocional?

Enquanto a saúde mental trata de um estado de equilíbrio psicológico e da inexistência de distúrbios como a depressão e a ansiedade, a saúde emocional abrange o estado de espírito de indivíduo.

No decorrer do dia, uma pessoa pode experienciar vários estados emocionais, passando por alterações de humor e de sentimentos, como raiva, tristeza e euforia. Essa é a saúde emocional.

Leia Também: Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

A saúde mental, por outro lado, envolve questões cerebrais e neurológicas. Quando ela está afetada, quer dizer que o indivíduo está experimentando distúrbios e transtorno como a depressão, a ansiedade, o abuso de substâncias, etc…

No entanto, saúde mental e saúde emocional estão diretamente relacionadas. Se uma não vai bem, a outra certamente será alterada. Uma pessoa com problemas de saúde mental certamente não lidará bem com seus sentimentos e emoções no dia a dia. E em muitos casos são as emoções alteradas que poderão levar a um declínio da saúde mental.

Como mantê-las em equilíbrio?

Nenhuma pessoa está livre de desenvolver alterações na saúde mental. E como as emoções estão muito ligadas à mente, qualquer situação pode trazer os problemas à tona, principalmente traumas psicológicos do passado, traumas emocionais e causas genéticas.

Mas algumas atitudes podem prevenir e reduzir as probabilidades da saúde mental ficar debilitada. Em alguns casos – nos mais avançados – apenas a intervenção e acompanhamento médico podem ajudar. No entanto, para aqueles que ainda estão no âmbito da prevenção, pequenas atitudes podem mudar a forma como pensamos, como levar as situações com mais otimismo, evitar o isolamento e procurar mais satisfação na vida, são exemplos práticos.

Desde o ano de 2010 a Conceito Zen é uma empresa especializada em palestras em empresas e um de nossos temas é a saúde mental (ansiedade e depressão) onde abordamos o tema de uma forma bem dinâmica e interativa sempre com grandes resultados práticos.

Sobre o Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários (20)

  1. Leonardo :

    Excelente artigo, muito obrigado!

    • Iara Pereira :

      Olá Leonardo.
      Fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo.

      Grata,
      Iara

  2. Matheus Souza :

    Olá, meu nome é Matheus é passo boa parte do meu tempo lendo artigos e notícias, principalmente os que se trata de saúde, esse artigo foi de certa forma de extrema importância para mim e para meus estudos, acredito que para muitas pessoas também, pessoas que tem interesse na área e que ocuparam seu tempo pesquisando sobre o assunto assim como eu, deixo aqui meus agradecimentos a Autora do artigo psicóloga Iara Pereira, desejo sucesso, e parabenizo a empresa Conceito Zen pelo excelente trabalho.

    • Iara Pereira :

      Olá Matheus.
      Que excelente feedback. Muito obrigada.

      Fico feliz em ajudar.

      Grata,
      Iara

  3. Emerson Depizzol dos Santos :

    Artigo muito bem explanado, obrigado.

    • Iara Pereira :

      Olá Emerson.
      Obrigada pelo feedback.

      Grata,
      Iara

      • Hermes Santos :

        Muito obrigado pela ajuda.

  4. Dalva :

    Sou psicanalista , e seu cometario foi muito bom. Valei. Sucesso pra vc.

    • Iara Pereira :

      Olá Dalva.
      Fico feliz que como profissional da área você tenha gostado do contéudo.

      Grata,
      Iara

  5. Carlos Roberto Gomes :

    Boa tarde Iara

    Achei muito interessante o seu jeito de expor, gostaria que me enviasse pelo meu e-mail o seu contato para enviar para algumas empresas, principalmente por todo processo depressivo, de ansiedade e de stress pela pandemia.
    Grato, sou Gestor de Saúde e Segurança e Qualidade de Vida, de pequenas e grandes organizações, como Odebrecht (antes de tudo acontecer com ela) Laboratórios Wyeth-Whitehall Ltda e outras, tenho formação há 40 anos nesta área de medicina do trabalho. Att

    • Iara Pereira :

      Olá Carlos.
      Fico feliz com seu feedback.

      Entrarei em contato.

      Grata,
      Iara

      • MARILDA SOARES :

        Olá sou terapeuta há 15 anos e Bioalinhadora, meu esposo psicólogo .
        Após pandemia resolvi ir mais a fundo em pesquisa para ajudar mais pessoas.
        Muitos suicídios e precisamos conscientizar mais a humanidade que aínda se encontra isolados.
        Muito obrigada pelo conteúdo ameiiii.
        Gratidão

  6. Jorgete Lima Renault oliveira :

    Sempre quis saber a diferença entre as duas! Foi muito bom entender mais sobre isso! Obrigada!

    • Iara Pereira :

      Olá Jorgete. Tudo bem?
      Fico feliz com seu feedback.

      Grata,
      Iara

  7. Raquel :

    Eu agradeço pelo lindo trabalho, e sucesso na sua carreira. Foi muito explicativo e claro, sempre fiquei na dúvida entre as duas, e ficou muito claro após essa breve leitura ?

    • Iara Pereira :

      Olá Raquel.
      Obrigada pelo seu feedback. Fico feliz em saber que nosso conteúdo lhe ajudou.

      Grata,
      Iara

  8. Maria Anunciação da Silva Meneses :

    Meu Deus que riqueza de artigo bem nítido esclarecedor de boa compreensão viu colega Iara Pereira…sou Psicóloga a sete anos, trabalho no município de Feira de Santana Bahia…aprendi à atender pessoas no acolhimento, escuta, centrando no lugar do outro contribuindo p o equilíbrio do viver melhor diante das circunstâncias atuais. Amei! Deus te ilumine sempre! ?? ??❤️

    • Iara Pereira :

      Olá Maria.
      Muito obrigada pelo seu feedback e parabéns pelo seu trabalho também. É muito importante para a sociedade!

      Grata,
      Iara

  9. Glauber :

    Muito didático, linguagem acessível. Show D+ Serviço de utilidade publica maravilhoso.

    • Iara Pereira :

      Olá Glauber.
      Fico muito feliz com seu feedback. Que bom que o conteúdo lhe ajudou.

      Grata,
      Iara

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *