Diferença Entre Saúde Mental e Emocional

Entender a diferença entre saúde mental e saúde emocional é muito importante para saber como mantê-las em equilíbrio.

Nos dias de hoje, a saúde da mente está em alta. Ela se tornou tão importante quanto a saúde física, visto que estamos vivendo em uma sociedade com pessoas adoecendo cada vez mais, com maiores números de depressão e também ansiedade.

Mas você sabe o que é a saúde mental? E qual a diferença dela para a saúde emocional? Entender as características de cada uma pode ser muito importante na hora de prevenir e se proteger das doenças que podem nos afetar psicologicamente.

Vamos então neste artigo explicar qual a diferença entre saúde mental e saúde emocional e o que você pode fazer para mantê-las em equilíbrio.

Emoticon de saúde mental e emocional

O que é a saúde mental?

Quando falamos em saúde mental, tratamos do estado de equilíbrio do indivíduo com o ambiente em que ele vive. Uma pessoa com a saúde mental em dia não encontra problemas nas dificuldades de sua rotina, seja no âmbito familiar ou profissional.

Quando as emoções são bem gerenciadas, as exigências do dia a dia são enfrentadas de forma natural. A saúde mental está diretamente ligada ao cérebro, por isso os profissionais que são especializados nela são psiquiatras e psicólogos.

O que é a saúde emocional?

A saúde emocional certamente está ligada à saúde mental. No entanto, envolve questões mais específicas, como o controle de comportamentos e sentimentos presentes no nosso dia a dia.

Falta de motivação, procrastinação e apatia são exemplos de consequências da falta de saúde emocional. Ela se associa com os sentimentos e os efeitos que certas situações nos impactam.

Abalos na saúde emocional costumam afetar também a nossa relação com as pessoas que nos rodeiam. Os profissionais responsáveis pela saúde emocional são os terapeutas alternativos e hipnoterapeutas.

Leia Também: Como Encarar a Depressão no Trabalho

Qual a diferença saúde mental e saúde emocional?

Enquanto a saúde mental trata de um estado de equilíbrio psicológico e da inexistência de distúrbios como a depressão e a ansiedade, a saúde emocional abrange o estado de espírito de indivíduo.

No decorrer do dia, uma pessoa pode experienciar vários estados emocionais, passando por alterações de humor e de sentimentos, como raiva, tristeza e euforia. Essa é a saúde emocional.

A saúde mental, por outro lado, envolve questões cerebrais e neurológicas. Quando ela está afetada, quer dizer que o indivíduo está experimentando distúrbios e transtorno como a depressão, a ansiedade, o abuso de substâncias, etc…

No entanto, saúde mental e saúde emocional estão diretamente relacionadas. Se uma não vai bem, a outra certamente será alterada. Uma pessoa com problemas de saúde mental certamente não lidará bem com seus sentimentos e emoções no dia a dia. E em muitos casos são as emoções alteradas que poderão levar a um declínio da saúde mental.

Como mantê-las em equilíbrio?

Nenhuma pessoa está livre de desenvolver alterações na saúde mental. E como as emoções estão muito ligadas à mente, qualquer situação pode trazer os problemas à tona, principalmente traumas psicológicos do passado, traumas emocionais e causas genéticas.

Mas algumas atitudes podem prevenir e reduzir as probabilidades da saúde mental ficar debilitada. Em alguns casos – nos mais avançados – apenas a intervenção e acompanhamento médico podem ajudar. No entanto, para aqueles que ainda estão no âmbito da prevenção, pequenas atitudes podem mudar a forma como pensamos, como levar as situações com mais otimismo, evitar o isolamento e procurar mais satisfação na vida, são exemplos práticos.

A Conceito Zen é uma empresa especializada em palestras em empresas e um de nossos temas é a saúde mental (ansiedade e depressão) onde abordamos o tema de uma forma bem dinâmica e interativa sempre com grandes resultados práticos.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *