Relação Entre CIPA e SESMT

A relação entre CIPA e SESMT se dá devido seus objetivos iguais que é proporcionar um melhor ambiente de trabalho onde todos possam realizar suas funções com a máxima proteção.

A segurança no trabalho é algo muito importante, pois empresas que prezam por um ambiente de trabalho seguro mostram que estão preocupadas com a segurança das pessoas que trabalham ali, e com isso incentivam que seus funcionários desempenham melhor suas funções, uma vez que eles sabem que estarão protegidos.

Desde que as novas regras de trabalho passaram a valer,  a segurança no trabalho passou a ser um dos itens mais importantes e obrigatórios em um empresa.

Sendo assim, todos os empregados têm o direito de ter trabalhar em um local que garanta sua integridade física, mental, sua saúde e sua segurança física, e por esse motivo, muitas empresas possuem a Comissão Internas de Prevenção de Acidentes, conhecida como CIPA e/ou um Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho, conhecido como SESMT.

Os dois têm funções diferentes, mas objetivos parecidos, que é o de garantir que as normas de segurança do trabalho sejam cumpridas e prestar toda a assistência necessária aos empregados que precisem. Se você quer saber tudo sobre a CIPA e o SESMT continue lendo esse artigo e tire suas dúvidas!

Relação entre CIPA e SESMT

O que é CIPA?

Toda grande empresa deve ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), empresas de médio e pequeno porte também podem ter uma CIPA, mas não é o obrigatório.

Recomendamos também a leitura de nosso artigo “Quais Empresas Devem Constituir a CIPA” onde explicamos detalhadamente sobre a regulamentação de acordo com a NR5.

A CIPA é formada por empregados que são designados a participar dessa comissão a fim de conseguir criar projetos que auxiliem na prevenção de acidente e doenças de trabalho, fazendo com que os trabalhadores tem uma ambiente de trabalho mais prazerosa e que preze pelo seu bem estar no dia a dia.

Os empregados que fazem parte da CIPA são das mais variadas áreas de uma empresa, pois cada um tem uma visão diferente da empresa e o conhecimento específico em uma área, que quando são unidos podem gerar boas propostas para a melhoria das condições de trabalho.

É de responsabilidade da CIPA fiscalizar e propor soluções para possíveis problemas que possam no futuro ocasionar acidentes, tanto acidentes físicos, quanto problemas que acarretem na saúde mental dos funcionários.

Dentre os deveres da CIPA está o de identificar, em cada setor, quais os riscos durante o trabalho, e criar um mapa de riscos para evitar que aconteçam acidentes, tudo isso deve ser realizado com assistência da SESMT. Além disso, é a CIPA quem tem que criar um plano de ações preventivas que deve ser executado na empresa para evitar o maior número de acidentes de trabalho possíveis.

Os donos de empresas que possui CIPA devem proporcionar aos membros que integram a comissão, todos os meios necessários para que eles desempenhem o seu papel, além dos materiais que sejam necessários para conscientizar funcionários da importância da segurança do trabalho.

O que é SESMT?

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, conhecido pela sigla SESMT é composto por uma equipe de profissionais da área da saúde especializados em segurança do trabalho.

Os membros do SESMT ficam dentro das empresas e trabalham diretamente na proteção e na prevenção da integridade física e mental dos funcionários.

Fazem parte do SESMT diversos profissionais da saúde, como os médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas e também engenheiros e técnicos especializados em segurança do trabalho. Cada um tem uma função específica dentro do SESMT, mas todos fazem parte da comissão que assessora os trabalhos realizados pela CIPA.

A principal função do SESMT é o de contribuir para a prevenção de acidentes no trabalho e buscar soluções para evitar esses acidentes, mas além disso, cada profissional do SESMT tem uma função mais específica voltada para a sua área.

Os médicos são os responsáveis por todas as questões relacionadas ao trabalho como a de prescrever remédios,  prestar os primeiros socorros quando ocorrem acidentes, acompanhar tratamentos resultados de acidentes de trabalho ocorridos dentro da empresa.

Os psicólogos cuidam da parte da saúde mental dos empregados e os fisioterapeutas da corporal, como a postura no dia a dia, etc.

Já os engenheiros e os técnicos em segurança do trabalho que integram o SESMT trabalham na parte operacional do serviço, são eles os responsáveis por manter aparelhos em bom estado de uso, fiscalizar se as normas estão sendo cumpridas, e outras coisas que ajudam na hora de evitar que ocorram acidentes de trabalho.

A relação entre CIPA e SESMT

Muitas pessoas confundem a CIPA e o SESMT uma vez que eles tem basicamente a mesma função, que é a de prevenir os acidentes de trabalho e o de proporcionar um ambiente de trabalho melhor para os funcionários, fazendo com que eles tenham um bem estar maior enquanto exercem suas funções laborais, além de garantir que eles estão em uma ambiente saudável e seguro de acidentes e doenças ocupacionais.

Porém a CIPA é uma comissão que é formada por qualquer empregado de uma empresa, independente da sua formação. No geral as empresas escolhem membros de diversas áreas, pois assim a comissão fica diversificada a as chances de conseguir melhorias em todos os setores são mais altas.

Já a SESMT é composto por profissionais com formações específicas, como na área da saúde (médicos, psicólogos, fisioterapeutas), e na área operacional como os engenheiros e técnicos em segurança do trabalho, que vão oferecer serviços para a prevenção e o tratamento de acidentes de trabalho.

As empresas, no geral, precisam ter uma CIPA para que seja elaborado um mapa de riscos de trabalhos e apresentado propostas de soluções, já o SESMT auxilia a CIPA na elaboração desses mapas e na execução dos projetos, porém não é um obrigatório que toda empresa tenha um SESMT dentro de sua unidade, uma vez que ela pode oferecer planos de saúde que cobrem essa função fora da empresa.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Francisco :

    Adorei este artigo Rafael!
    Agora ficou bem mais claro pra mim sobre o SESMT e CIPA.

    • Rafael Lobo :

      Olá Francisco. Tudo bem?
      Que bom que o artigo conseguiu esclarecer para você a relação entre os 2 setores!

      Abraços,
      Rafael

  2. Erica Santos Roldão :

    Muito boa a explicação sobre CIPA e SESMT.

    • Rafael Lobo :

      Olá Erica.
      Fico feliz que tenha gostado do artigo.

      Abraços,
      Rafael

  3. Denise Soares :

    Nossa excelente, parabéns!
    Fácil entendimento.

    • Rafael Lobo :

      Olá Denise.
      Muito obrigado por seu feedback.

      Grato,
      Rafael

  4. Cesar :

    Muito esclarecedor vosso artigo…

    • Rafael Lobo :

      Olá Cesar.
      Obrigado pelo seu feedback.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Entenda a Relação Entre CIPA e SESMT - Conceito Zen