O Que é SESMT?

O Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho tem como objetivo preservar o maior patrimônio de uma empresa: A saúde e segurança de seus funcionários!

Trabalhar em um ambiente seguro é um direito de todas pessoas, e a cabe as empresas proporcionarem esse ambiente, prezando sempre pela segurança e bem estar dos seus funcionários, um vez que um local de trabalho harmonioso é um estimulo para que os empregados desempenhem da melhor maneira as suas funções laborais.

Uma das maneiras de proporcionar tudo isso é investindo na segurança do trabalho e implantando na empresa um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, o SESMT, pois esse serviço tem como objetivo trabalhar na prevenção e no tratamento de doenças ocupacionais preservando assim a saúde dos trabalhadores e promovendo um ambiente de trabalho muito mais saudável e seguro.

Nesse artigo você vai saber o que é o SESMT, qual sua finalidade e objetivo, qual a importância do SESMT para as empresas e quais os profissionais que compõe o SESMT. Continue lendo para saber mais!

O que é SESMT

SESMT: Um breve histórico

O  SESMT nasce ainda durante a revolução industrial, quando é notado um aumento nos casos de doenças ocupacionais. Porém, no Brasil, toda essa preocupação com a segurança no trabalho e a prevenção das doenças ocupacionais começou de maneira tímida e há pouco tempo.

Em 1981 quando a lei de proteção ao trabalho de menores foi criada começaram a surgir as preocupações com a segurança no ambiente de trabalho e então começou a ser pensado maneiras de melhorar o ambiente de trabalho e a execução das atividades laborais.

Antes disso, já existia uma lei, criada em 1919, sobre os acidentes de trabalho, mas nessa lei não estava incluída os serviços de tratamento das doenças, uma vez que o SESMT foi criado apenas em 67, ainda como um serviço que tinha o objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Atualmente os profissionais que compõem o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho são: Médicos do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho, Técnicos em Segurança do Trabalho e Auxiliares de Enfermagem do Trabalho.

Esse serviço composto pelos profissionais atuais só foi alterado em 1990, após várias reuniões e projetos que buscavam a melhoria da saúde do trabalhador.

Profissionais que integram o SESMT

As empresas que têm o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho disponibilizam aos seus funcionários profissionais qualificados, e que vão ficar dentro da própria empresa auxiliando os empregados sempre que preciso conforme determinação da Norma Regulamentadora 04.

Algumas empresas não tem o SESMT in loco, mas disponibilizam o atendimento imediato dos empregados com profissionais que fazer parte desse serviço sempre que houver necessidade.

Para fazer parte do SESMT é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Médico do Trabalho: O profissional deve ter diploma além do diploma de médico, curso de pós graduação na área de medicina do trabalho ou fazer a residência médica em alguma área que seja relacionada com a saúde do trabalhador.
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho: O profissional deve ter graduação em Engenharia ou Arquitetura e possuir pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
  • Enfermeiro do Trabalho: Profissional formado em enfermagem com curso de pós graduação na área de Enfermagem do Trabalho.
  • Técnico em Segurança do Trabalho: Profissional com curso técnico e registro no ministério do Trabalho.
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho: Técnico em Enfermagem com certificado de qualificação em enfermagem do trabalho.

Esses são os profissionais que todo o SESMT deve ter, sendo que em algumas empresas esse serviço se apresenta mais completo, podendo possuir outros profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Qual a importância do SESMT?

O SESMT em primeiro momento para algumas empresas pode parecer ser apenas mais um gasto com mais funcionários, porém com a implantação desse tipo de serviço as empresas acabam por reduzir outros gastos, uma vez que o seu objetivo é de trabalhar em conjunto com outras áreas de uma empresa com o propósito de agir para evitar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A finalidade e objetivo do SESMT é avaliar a segurança dos setores de uma empresa e elaborar projetos de melhorias que vão deixar o ambiente mais seguro e agradável para o trabalho.

Além disso, o SESMT, em parceria com a CIPA,  é o responsável por promover a SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, um evento voltado para os funcionários com o objetivo de mostrar a eles a importância da trabalhar usando equipamentos de segurança e de evitar atividades de risco sem preparação.

Além disso, na SIPAT também é promovida atividades para que os funcionários se sintam melhores no seu ambiente de trabalho, uma vez que um local de trabalho seguro e prazeroso, os funcionários desempenham melhor as suas funções.

Mas, o que é a CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA, é composta por representantes da empresa e representantes dos funcionários, que trabalham em conjunto para proporcionar um ambiente seguro nas empresas, essa comissão é responsável por fiscalizar o uso dos equipamentos de segurança individual e solicitar troca ou manutenção de EPIs que apresentem riscos para a segurança dos trabalhadores.

Nessa comissão os representantes da empresa e os representantes dos empregados vão juntos trabalhar pela segurança da empresa por meio de elaboração e execução de projetos de melhorias e de prevenção a acidentes de trabalhos.

Parceria Conceito Zen e SESMT

Desde 2010 a Conceito Zen é parceira de diversas empresas que se preocupam com a saúde e segurança de seus funcionários. Nossa parceria de sucesso se desenvolve com a CIPA juntamente com o SESMT para a realização das palestras e atividades realizadas na SIPAT e de outros eventos relacionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, ou seja, aquelas doenças que ocorrem por causa do trabalho.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Waldenor Junior :

    Parabéns será muito útil, estarei montando uma palestra para explicar a importância e o papel do SESMT na empresa.

    • Rafael Lobo :

      Olá Waldenor.
      Boa sorte em sua palestra. Fico feliz que o conteúdo do site lhe tenha ajudado.

      Abraços,
      Rafael

  2. Debora :

    Muito bom. Realizar um DDS com sua explicação é certeza de que todos os colaboradores vão sair sem dúvida alguma.
    Parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Olá Debora.
      Fico feliz que tenha gostado do artigo.

      Abraços,
      Rafael

  3. Pablo Lucas :

    Eu gostei da explicação, me ajudou bastante.

    • Rafael Lobo :

      Olá Pablo.
      Fico feliz que o artigo tenha lhe ajudado.

      Abraços,
      Rafael

  4. Felipe da Silva :

    Muito proveitoso, um breve histórico do SESMT. Aprendi algo que não sabia. Muito proveitoso.

    • Rafael Lobo :

      Olá Felipe.
      Que bom que o artigo lhe ajudou. Fico feliz.

      Abraços,
      Rafael

  5. Aline :

    Muito bom, muito bom mesmo!
    Meus parabéns pelo excelente artigo.
    Utilizei para apresentação de um trabalho no curso de enfermagem.

    • Rafael Lobo :

      Olá Aline.

      Fico muito feliz em saber que o artigo tenha lhe ajudado. Este feedback é muito importante.

      Abraços,
      Rafael

  6. Janaina Duarte Ferreira :

    Olá, muito esclarecedor esse artigo. Estou no primeiro ano de Técnico de Segurança no Trabalho e esse artigo me ajudou bastante. Surgem muitas duvidas no inicio… Parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Olá Janaina.
      Com certeza no início de nossa carreira enfrentamos muitos desafios mesmo, mas tudo é importante para ganharmos experiência.

      Boa sorte em sua jornada!

      Abraços,
      Rafael

  7. Patrick Amaral Funes :

    Ótimo texto. Parabéns.

    • Rafael Lobo :

      Olá Patrick.
      Obrigado pelo feedback.

      Abraços,
      Rafael

  8. Clarice Imaculada de Carvalho Rodrigues :

    ola, perfeito o artigo muito esclarecedor.

    • Rafael Lobo :

      Fico feliz com seu comentário Clarice.

      Abraços,
      Rafael

  9. Tatiana Correa :

    Olá, gostei muito do seu esclarecimento. Ótimo mesmo.

    • Rafael Lobo :

      Obrigado pelo feedback Tatiana.

      Abraços,
      Rafael

  10. Valdecir Rodrigues Soares :

    Muito bom!

    • Rafael Lobo :

      Obrigado pelo feedback Valdecir.

      Abraços,
      Rafael

  11. Valdenberg :

    Conteúdo excelente!

    • Rafael Lobo :

      Fico feliz que tenha gostado Valdenberg.

      Abraços,
      Rafael

  12. Fernando Coelho :

    Parabéns pelo artigo! Qual foi a data de publicação dele? Preciso referenciá-lo num trabalho de Engenharia de Segurança do Trabalho da universidade.

    • Rafael Lobo :

      Olá Fernando.
      Que bom que gostou. Fico muito feliz em poder ajudar!

      O artigo foi publicado em 08/06/2016.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

O Que é SESMT e Qual Sua Importância nas Empresas?