Composição e Dimensionamento do SESMT

Para cada tipo de atividade existe uma designação e um grau de risco que precisa ser considerado para que se estabeleça a quantidade de profissionais do SESMT que irão proporcionar melhorias no trabalho visando a saúde e segurança dos trabalhadores.

O SESMT é o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho, importante serviço regulamentado pelas leis trabalhistas brasileiras. Trata-se da necessidade de profissionais capacitados para promover ações de prevenções a problemas com a equipe de uma empresa. Esses profissionais tem como missão ajudar na manutenção de uma boa saúde mental e física durante o trabalho.

Não são todas as empresas que precisam de profissionais de SESMT, sendo que a avaliação é em relação ao número de profissionais, categoria de atuação e grau de risco que a atividade oferece a equipe. Para identificar quantos profissionais habilitados são necessários, é preciso fazer o dimensionamento do SESMT.

Dimensionamento do SESMT

O dimensionamento do SESMT está previsto na Norma Reguladora 4 da CLT. Segundo ela, é preciso primeiro identificar qual a área de atuação da empresa. Para consultar qual o grau de risco da sua atividade profissional, confira o documento completo da NR 4.

Composição e Dimensionamento do SESMT

No documento, estão listadas todas as atividades profissionais previstas e seus respectivos graus de risco. Sabendo isso, fica muito mais fácil fazer o dimensionamento do SESMT.

Com a informação do grau de risco, é importante passar para o passo seguinte, que é um cruzamento dessa informação com a tabela do SESMT.

Tabela do SESMT

Essa tabela faz um cruzamento, apontando os tipos de profissionais que são necessários para determinados graus de risco ou número de funcionários. Faça uma avaliação com precisão para evitar erros no momento de determinar o SESMT.

Tabela do SESMT

Note que para empresas com até 500 funcionários e de graus 1 e 2, não é necessário investir em profissionais específicos. Já as empresas de grau 3, não precisam de um quadro específicos de SESMT caso tenham até 100 funcionários.

Para ter o dimensionamento preciso do SESMT, faça um levantamento do número de funcionários da empresa. Após isso, acesse o documento da NR 4 e determine qual o grau de risco da atividade profissional. Com isso, basta cruzar os dados e identificar as demandas do Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho.

Atribuições do SESMT

Fazem parte do quadro SESMT os seguintes profissionais: Técnico em Segurança do Trabalho; Engenheiro em Segurança do Trabalho; Auxiliar Enfermagem do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho; Médico do Trabalho. Entre as principais atribuições destes profissionais, estão:

  • Aplicar os conhecimentos de segurança do trabalho e otimizar a rotina dos funcionários, identificando problemas nas execuções e também nos equipamentos utilizados
  • Realizar ações de segurança do trabalho, medicina ocupacional na organização e higiene ocupacional
  • Fiscalizar e determinar a utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual)
  • Ajudar no desenvolvimento seguro da empresa
  • Manter boa relação com a CIPA e planejar ações de emergência para possíveis acidentes
  • Registrar e contornar situações de acidentes ou problemas relacionados a má execução de tarefas

Todas essas atividades ajudam na manutenção de um ambiente seguro. Além disso, ter profissionais com esse conhecimento específico na empresa, faz com que as decisões possam ser tomadas com maior segurança, tendo em vista que todas as orientações técnicas poderão ser obtidas dentro da empresa e por alguém que já conhece a rotina de trabalho.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Composição e Dimensionamento do SESMT - Conceito Zen