O que é Cultura de Segurança?

Cultura de segurança tem como principal objetivo fazer com que todos os colaboradores adotem atitudes preventivas para um ambiente mais seguro.

Inegavelmente, promover a cultura de segurança no ambiente de trabalho é a melhor decisão que sua empresa pode tomar.

Existem algumas funções no mercado de trabalho que exigem contato com ferramentas perigosas e que podem causar acidentes.

Os gestores de segurança do trabalho das empresas vem trabalhando para criar uma cultura de segurança onde o comportamento preventivo se torna a solução.

A fim de ter este ambiente de trabalho mais seguro, é importante que empresa e funcionários criem uma relação de cooperação.

Em outras palavras, é responsabilidade de todos fazerem sua parte.

Neste artigo iremos abordar o que é a cultura de segurança e como estimulá-la em sua empresa.

O que é cultura de segurança

O que é cultura de segurança?

Cultura de segurança é um conjunto de atitudes e costumes compartilhados por um grupo de pessoas e planejado para diminuir e evitar determinados riscos.

Além de contar com os perigos físicos, a cultura de segurança abrange também os cuidados com informações importantes que não podem ser vazadas de dentro de uma empresa.

No mercado, ela normalmente é criada e organizada pelos gestores de segurança do trabalho.

É interessante que as pessoas que estiverem a frente em cada empresa, conheçam a fundo seu funcionamento e rotina, para poderem estipular as atitudes corretas de prevenção.

Diferente do protocolo, a cultura não é simplesmente seguir determinadas ordens, por isso esse é um dos temas tratados em nossa palestra de segurança do trabalho que você pode ler mais clicando aqui.

Esta cultura precisa ser enraizada nos colaboradores, tornando-se realmente instintiva e automática.

Todos os funcionários da empresa precisam estar em sintonia com as práticas corretas e seguras.

Dessa forma, é possível também ficar mais tranquilo, porque sabendo que tudo está correto, não há com o que se preocupar.

Promover um ambiente seguro e livre de acidentes é o principal objetivo.

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Objetivos da cultura de segurança

A cultura de segurança tem como objetivo fazer todos os colaboradores de uma empresa adotarem práticas preventivas e seguras.

Ela pode inclusive, ajudar a reduzir o número de acidentes de uma empresa para zero.

Benefícios da cultura de segurança

Acidentes de trabalho, além do grande prejuízo para o funcionário que tem problemas físicos e às vezes até sem volta, também são um problema dentro da produtividade de uma empresa.

Uma pessoa acidentada não é só um funcionário a menos trabalhando, esse acidente, acaba afetando toda a equipe e deixando-os preocupados.

Por isso, a cultura de segurança estipula as atitudes corretas para que a empresa possa continuar seu funcionamento da melhor forma.

Além disso, ajuda na hora dos imprevistos, pois se você já sabe o que é necessário fazer em momentos difíceis, é só seguir o caminho até a solução. Assim, evita-se o estresse e pânico.

Com a diminuição dos riscos, todos os funcionários desenvolvem mais confiança dentro da empresa, melhorando sua eficiência, além do engajamento entre os próprios colaboradores, pois todos trabalham juntos por um objetivo.

Como implantar?

É preciso que os gestores estimulem os funcionários a mudar o comportamento, mostrando as vantagens diretas a eles e a empresa.

E ainda, que incentivem diariamente o comportamento correto.

Uma sugestão é colocar adesivos lembrando dos hábitos necessário para segurança.

Antes de começar a implantar, ouça seus funcionários. Eles são as melhores pessoas para trocar experiências e ajudar você a descobrir onde estão os erros.

É fato que uma empresa, onde a cultura de segurança tem uma base forte, consegue alcançar com mais rapidez seus objetivos.

São os funcionários que fazem uma empresa e se eles não estão motivados e preparados para evoluir, a empresa também não vai pra frente.

Com toda a certeza é importante manter os funcionários engajados, motivados e prontos para levar não só suas carreiras adiante, mas o nome da empresa também.

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários (2)

  1. Rick Regis :

    Muito bom e objetivo, parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Obrigado pelo feedback Rick.

      Abraços,
      Rafael

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