Doenças Que Mais Afastam do Trabalho

Entender quais são as doenças que mais afastam os funcionários de seu ambiente de trabalho é uma forma de praticar o comportamento seguro para preveni-las.

O trabalho, por ter um papel tão importante na nossa vida, não está livre de trazer consequências aos seus funcionários. Muitas vezes, doenças graves estão relacionadas à prática laboral, seja ela de risco ou não. Em função da atividade que realizam, muitos profissionais acabam sofrendo com condições que afetam não só a sua saúde física, como também a sua saúde mental.

De forma geral, costumamos associar as doenças e acidentes de trabalho às profissões que exigem maior esforço físico do funcionário, como operários e outras profissões de risco. No entanto, as doenças ocupacionais podem afetar empregados dos mais diversos cargos.

São muitos os fatores que contribuem para o desenvolvimento dessas doenças. Mas é sempre bom ter em mente que esses problemas têm grande probabilidade de estarem relacionados à más condições no ambiente de trabalho.

Check list das doenças que mais afastam do trabalho

O problema

É fato que muitas das doenças ocupacionais são causadas por problemas dentro do ambiente de trabalho, sejam eles de origem física ou psicológica. E, aqui no Brasil, poucas são as empresas que dão o valor necessário à correta aplicação da segurança do trabalho. Isso torna o ambiente inadequado, insalubre e perigoso. Pouco é investido na prevenção necessária, figurando um descaso, uma negligência da parte administrativa e gerencial.

Veja Também: Barreiras Mais Comuns Para Implantar a Cultura de Segurança

Principais doenças relacionadas ao trabalho

Quando falamos em doenças que têm como consequência o afastamento do trabalho, existe regularidade na manifestação destas. Algumas são mais comuns do que outras. E é preciso alertar sobre o crescimento dos transtornos psicológicos dentro dessas posições.

Os trabalhadores estão expostos aos mais variados tipos de doenças. Veja quais são as doenças mais comuns que estão afastando os funcionários de seus trabalhos:

  • Dores nas costas: é líder no ranking há mais de dez anos. A doença que mais acomete trabalhadores pode ser originada dos mais diversos fatores, sejam eles estresse, posição inadequada, carregar peso excessivo, etc. Para prevenir esse problema, ginástica laboral e fisioterapia são recomendados;
  • Lesões no joelho: ocorre por esforço repetitivo. É uma das regiões mais afetadas pelo sobrepeso, seja ele por causa de obesidade, sedentarismo ou levantamento de peso excessivo;
  • Depressão: os números vêm subindo com o passar dos anos. A doença afeta a saúde mental do trabalhador. Os principais sinais são dificuldade em planejar e executar tarefas diárias, perda de interesse, desânimo, tristeza e distúrbios de sono;
  • Problemas cardiovasculares: são muitos os fatores que podem desencadear um AVC ou infarto. Um ambiente de trabalho que não é saudável certamente afeta o bom funcionamento do sistema cardiovascular, principalmente com estresse, longas jornadas e incessíveis cobranças. Isso, somado à obesidade, má alimentação e hipertensão podem transformar doenças como essas muito corriqueiras.

A solução para evitar estas doenças

É muito importante que a parte administrativa e gerencial da empresa invista em programas de prevenção. A segurança do trabalho deve ser prioridade. Mas é claro que isso não depende apenas dos empregadores: é preciso que o funcionário esteja com a saúde em dia.

A Conceito Zen possui uma palestra interativa sobre segurança no trabalho onde o principal foco é a conscientização sobre comportamentos que minimizam qualquer risco de acidente e doença no trabalho. Esta é uma excelente opção para orientar os funcionários da empresa.

Além disso, é importante que o funcionário em seu dia a dia tenha a consciência que ele deve utilizar os equipamentos de proteção necessário, praticar algum tipo de exercício físico, ter uma alimentação balanceada, boas noites de sono e seus exames em dia, para que uma doença repentina não surpreenda e acabe com a sua vida profissional.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *