O Impacto da Obesidade e Sedentarismo na Sociedade

Sabendo que quase metade da população brasileira está acima do peso, entenda como a prevenção da obesidade e sedentarismo precisam ser mais tratadas dentro das empresas.

Ao abordar a obesidade e o sedentarismo, é válido citar que são condições mundialmente preocupantes, uma vez que favorecem o estabelecimento de muitas doenças severas e causam grande impacto na sociedade como um todo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o mínimo de 150 minutos de exercícios físicos moderadas semanalmente, número que atualmente, é muito difícil ser atendido por diversas pessoas, em especial, os jovens.

A seguir, confira mais informações sobre a obesidade e o sedentarismo e quais suas consequências.

Obesidade e sedentarismo – Causas e detalhes

Aponta-se que o sedentarismo diz respeito a falta de atividade física do ser humano. No entanto, é preciso considerar que nesse cenário não é apenas importante a prática desportiva, como também as ações diárias que podem decair, com o portador apresentando cada vez mais indisposição.

obesidade pode atingir diferentes faixas etárias, desde os bebês, até idosos, aponta-se que o sedentarismo seja um dos principais fatores que favorecem o aparecimento da condição, uma vez que favorece a inatividade física e os excessos nas refeições.

Aponta-se que a pessoa está no quadro de obesidade quando o índice de massa corporal é a partir de 30. Nesta condição, é possível que a pessoa fique mais vulnerável a uma série de doenças além das cardiovasculares, como as varizes, resistência a insulina, dermatopatias e hérnias.

Impactos da obesidade e sedentarismo

Um dos grandes fatores que geram preocupação em torno destes problemas, especialmente quando se trata da obesidade, é a vulnerabilidade do organismo a problemas de saúde, com destaque maior para diabetes, hipertensão e problemas que acometem o sistema cardiovascular.

Tanto a vida profissional, quanto a pessoal é afetada, não apenas pela saúde que passa a ser mais vulnerável, como também pela disposição do portador de sedentarismo e obesidade. É importante que a conscientização seja realizada entre as pessoas, incluindo no ambiente de trabalho, afinal, colaboradores neste estado podem apresentar produtividade, comprometimento e qualidade do trabalho afetados.

Veja Também: Os Custos Das Doenças Crônicas Para as Empresas

Tratamentos para obesidade e sedentarismo

Os principais tratamentos realizados para combater ambos os problemas, são alterações no estilo de vida. No caso do sedentarismo, realizar terapia e exercícios físicos pode ser vantajoso. Já para pessoas que apresentam a obesidade juntamente com o sedentarismo, além da terapia comportamental e realização de exercícios físicos, é possível que ocorra o tratamento medicamentoso visando a perda de peso e uma dieta balanceada.

A importância da conscientização

A saúde como um todo pode ser comprometida nestes quadros, afinal, é preciso ter noção de que o organismo vai ficando cada vez mais vulnerável e um problema pode desencadear outro ainda mais severo. Uma vez que a obesidade é um problema de saúde mundial, promover a conscientização de todas as formas possíveis é indispensável.

A Conceito Zen realiza sua contribuição ao combate da obesidade e sedentarismo através de palestras interativas e dinâmicas realizadas dentro das empresas de todos os segmentos e portes. Caso queira saber mais a respeito de nossa palestra sobre saúde, clique aqui.

A obesidade e sedentarismo são problemas capazes de comprometer a qualidade de vida e saúde das pessoas desde poucos anos de idade. É importante que a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos recebam maior valorização de todos. Naturalmente, existem limitações gerais e individuais na sociedade, é preciso atingir o ponto que é possível e conscientizar englobando todas as questões que os problemas podem envolver e requisitar na hora do tratamento, como fatores psicológicos e nutricionais.

0
0
facebook

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *