Importância da Ergonomia para a Qualidade de Vida no Trabalho

Por estarmos inseridos em um ambiente cada vez mais exigente tanto mental e fisicamente, o cuidado com nossa postura deve ser encarado com muita atenção para garantir nossa qualidade de vida durante o expediente.

Uma pessoa comum passa quase um terço do dia no seu ambiente de trabalho, e é por isso que temos que dar atenção para a ergonomia. Ergonomia é um estudo multidisciplinar, que busca promover o equilíbrio na interação do homem com o ambiente em que ele vive, afim de tornar essa experiência prazerosa e sem danos à saúde.

Quando uma empresa está engajada nesse assunto, ela não só está colaborando com um bom rendimentos dos seus funcionários, mas também, está proporcionando uma mudança significativa na qualidade de vida das pessoas. Muitas vezes, as boas práticas realizadas são levadas para a vida toda.

Importância da Ergonomia para a Qualidade de Vida no Trabalho

Por que a ergonomia é importante?

Qualidade de vida vai muito além de saúde física e mental. Se trata de estar bem com a vida, com você mesmo, com as pessoas em que você se relaciona diariamente. A manutenção disso requer muita atenção. Hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, análise da vida pessoal e profissional estão envolvidos também.

Proporcionar um ambiente seguro, agradável e confortável, não só colabora com a saúde do trabalhador, como também, evita que o rendimento das suas atividades seja comprometido, seja pelo estresse ou a desmotivação, por exemplo. Focamos muito nisto em nossa palestra de ergonomia nas empresas, pois tudo isso impacta diretamente com os objetivos da empresa.

Existem muitos fatores, que são desconhecidos por empregadores, e principalmente pelos empregados, e que causam sérios prejuízos físicos, e até mentais, a ambos os lados. Esses danos são chamados atualmente de AMERT (afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho). Muitas vezes eles podem levar o colaborador ao afastamento, alguns sendo irreversíveis.

Impacto da ergonomia no trabalho

A ergonomia existe desde 1949, porém, muitas empresas ainda não investem em melhorar as experiências no ambiente corporativo. Para que alguma ação seja aplicada, cada posto de trabalho tem que ser avaliado minuciosamente, levando em conta iluminação, equipamentos utilizados na realização das atividades, sonoridade, e até a temperatura.

Empresas como escritórios, onde os funcionários ficam sentados quase todo o tempo, podem proporcionar cadeiras, apoios de pés, e outros equipamentos, por exemplo, que facilitem a postura correta na execução das atividades.

Leia Também: Risco de Acidentes Para Quem Trabalha Sentado

A ergonomia não se limita apenas aos equipamentos. Existem práticas que visam prevenir lesões, correção postural, e ainda proporcionam uma interação social. Isso se torna uma importante válvula de escape, e esses momentos de descontração são essenciais no trabalho.

Existem ainda outros estudos que buscam atuar na identificação de riscos dentro da empresa, afim de prevenir acidentes ou desgastes desnecessários. Essas medidas estão dentro das normas relacionadas à segurança do trabalho, e que visam prevenir situações onde o trabalhador exponha sua saúde.

Ergonomia é essencial para a qualidade de vida

É muito simples evitar a maioria das complicações: sentar corretamente, apoiando bem os pés e endireitando a coluna, fazer alongamentos periódicos durante a rotina laboral, utilizar apoios para às costas, pés e punhos, e dar pequenas pausas durantes as horas de trabalho.

Todas essas boas práticas não devem permanecer apenas dentro da empresa, elas devem estar inseridas no cotidiano de cada um, até mesmo fora do trabalho.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Importância Ergonomia para Qualidade de Vida no Trabalho