Riscos de Acidentes Para Quem Trabalha Sentado

Trabalhar muito tempo sentado sem a devida postura poderá colocar sua saúde em risco. Por isso, é importante saber o que você pode fazer para evitar esta situação.

Para quem trabalha sentado diariamente, o risco de desenvolver problemas de saúde aumenta consideravelmente. Os problemas de coluna são um grande exemplo. Trabalhando sentado, você fica especialmente vulnerável a problemas lombares, por isso, fique atento e aproveite para mudar sua postura agora mesmo!

Essas condições podem afetar o bem estar e o rendimento do funcionário. Trabalhar por horas na mesma posição pode trazer consequências para ambas: a saúde física e mental. Por isso, é importante manter-se fisicamente ativo. Existem algumas formas de evitar ou minimizar os danos, e o exercício físico é uma das mais importantes.

Neste artigo nós trataremos mais sobre os riscos para quem trabalha muito tempo sentado e o que você pode fazer para mudar esta situação a partir de agora. Vamos lá?

Homem com dor nas costas no escritório

Outros riscos para quem trabalha sentado o dia todo

Além dos problemas lombares, outras condições podem se agravar ou originar da má postura e falta de movimento. Veja quais são eles:

  • Problemas cardiovasculares: trabalhar sentado tem relação direta com essas doenças. Como o seu corpo passa muito tempo na mesma posição, o organismo acaba ficando prejudicado, comprometendo o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Então, doenças como derrames e infartos acabam sendo mais comuns em trabalhadores que passam o dia sentados;
  • Obesidade: o risco aumenta com essa condição. Como a pessoa passa muito tempo parada, sem praticar nenhum tipo de atividade física, a chance de ganhar peso é grande. Nos dias de hoje, não sentimos mais a necessidade de andar. Trabalhar o dia inteiro na frente do computador e passar horas no trânsito, sentado no carro, para chegar em casa, são fatores que tendem a aumentar o índice de obesidade em toda a população;
  • Dores nos músculos: quem trabalha sentado sabe que as dores são os sintomas mais comuns. Como sua musculatura permanece na mesma posição por um longo período, isso acaba gerando a fadiga muscular. Então, naturalmente, as dores começam a surgir;
  • Estresse: os níveis de estresse podem aumentar muito durante a jornada de trabalho. Passar muito tempo realizando a mesma atividade é um gatilho para o aumento dos níveis de cortisol no seu cérebro. Por isso, é muito importante parar e descansar um pouco. Fazer aquele intervalinho é super válido. Relaxe por alguns minutos, estique suas pernas e mude de posição por um momento.

Como prevenir as lesões?

Sabe aquele final de dia onde tudo dói? O seu corpo pede por mais energia, o cansaço te esgota e você sente como se seu organismo não tem mais força para funcionar. Esse é um sinal que você precisa mudar os seus hábitos, para prevenir e evitar as consequências de passar o dia todo sentado.

Para quem sofre com problemas na lombar, a razão pode ser a má postura ao sentar na frente do computador. Começar um tratamento com uma massoterapeuta pode ajudar, assim como alongar o corpo diariamente, antes, durante e depois do seu expediente.

Além disso, a prática de atividades físicas pode ser uma solução que ameniza todos os problemas originados por essa condição. Investir em uma academia, fazer caminhadas ou praticar um esporte no fim do dia são hábitos que só irão trazer benefícios para você.

Leia Também: Como a Ergonomia Pode Aumentar a Produtividade da Empresa?

Quais são as consequências?

Não espere que seja tarde demais, cuide da sua saúde agora. Existe uma chance de que esses problemas se desenvolvam para quadros piores ou causem um acidente de trabalho. Além disso, com o passar do tempo, podem provocar dificuldades para se locomover, porque suas articulações não irão mais suportar longos períodos de atividade. Por isso, comece mudando agora. As dificuldades que podem surgir depois são muito piores do que uma pequena mudança no dia de hoje.

A mudança nas empresas

Desde 2010 a Conceito Zen vem atuando nas empresas com o objetivo de orientar e conscientizar os funcionários sobre a importância de manter uma boa postura para promover uma melhor produtividade, mas também uma melhora na qualidade de vida e bem estar.

Nós desenvolvemos uma palestra de ergonomia onde damos dicas práticas sobre como cada um pode fazer sua parte e realizar algumas correções posturais para poder realizar suas tarefas da melhor forma possível sem comprometer sua saúde.

0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *