Ideias para SIPAT

Veja 09 sugestões para que você tenha uma SIPAT diferenciada e que seja lembrada com sucesso pelos colaboradores.

Ter boas ideias para SIPAT não é tão fácil quanto parece ser, principalmente, pela razão deste evento ser realizado anualmente de forma obrigatória conforme prevê a NR 05, norma regulamentadora responsável pela CIPA.

ATENÇÃO: Se você está a procura de serviços como palestras, teatros, intervenções nos setores e massagens para seu evento, acesse a página de ☛ Serviços para SIPAT ☚ para conhecer nossas opções de atividades.

Criar atividades diferenciadas e ao mesmo tempo que sejam relacionadas a assuntos da rotina da empresa e que despertem curiosidade dos funcionários são um dos principais desafios dos membros da CIPA para que a SIPAT cumpra seu papel, não só da legislação, mas também para desempenhar seu principal objetivo: Orientar e conscientizar os funcionários da importância de cuidar de sua saúde e segurança.

Pensando nesta dificuldade, preparamos algumas recomendações de atividades que podem ser realizadas durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e melhor, muitas delas nem precisam de investimento financeiro para serem aplicadas.

Confira então, nossas 9 sugestões de atividades para serem realizadas durante a SIPAT!

Sugestão de atividades para SIPAT

1 – Brindes para os funcionários

Os brindes sorteados após as palestras são um grande atrativo para que os funcionários participem da SIPAT, mas não devem ser colocados como prioridade nos investimentos da empresa.

Muitas empresas creditam o insucesso do evento à falta de verba e brindes para todos os funcionários. Se a CIPA não dispõe de uma verba considerável, vale a pena adquirir poucos brindes para sorteio, porém, com qualidade suficiente para chamar atenção dos colaboradores.

Algumas sugestões de brindes são: Kit de higiene bucal, squeeze, canecas personalizadas, canetas personalizadas, sacolas ecológicas, mochilas, pen drive, chaveiros, mouse pad, caderno ou agenda, produtos da própria empresa, bicicleta, entre outros.

Uma ideia interessante é pedir ajuda para fornecedores. Como muitas vezes a empresa possui grandes fornecedores com contratos de grande valor, não custa nada pedir ajuda para que o fornecedor possa “patrocinar” alguns brindes para o evento. É até muito interessante que eles sejam convidados para participarem da SIPAT também.

Veja aqui 14 dicas de brindes para SIPAT.

2 – Palestras diferenciadas

Uma recomendação para SIPAT que sempre fazemos é: O melhor investimento que uma empresa pode fazer para o evento é contratar palestras que façam uma abordagem diferenciada. Por exemplo: com dinâmicas em grupo, interação com os participantes, que sejam humoradas ao mesmo tempo em que façam os funcionários refletirem sobre o tema da palestra.

3 – Apresentações teatralizadas

Uma abordagem que vem fazendo grande sucesso nas SIPAT’s brasileiras é a teatralizada, pois um personagem caracterizado e com didática humorística sobre o tema abordado, chama muito atenção dos participantes e fornece uma experiência única a quem participa da palestra.

4 – Massagem

A massagem mais procurada pelas empresas durante a SIPAT é a Quick Massage, pois os atendimentos têm duração média de 15 minutos e os funcionários não precisam tirar a roupa para receberem a massagem.

Esta é uma técnica que não necessita de grandes recursos, pois o investimento é bem acessível (um pouco mais que R$ 300,00 para 28 atendimentos) e os terapeutas levam todos os equipamentos necessários para a realização das massagens.

A massagem é realizada na cabeça, pescoço, costas, braços e mãos e muitas vezes, será a primeira experiência que a pessoa terá com a massagem e ficará marcado em sua lembrança.

5 – Intervenção nos setores

Algumas empresas reclamam que não podem parar a linha de produção por cerca de 1 hora para assistir as palestras durante a SIPAT. Neste caso, recomendamos as intervenções nos setores que nada mais são do que mini apresentações no local onde os funcionários estão com duração que varia de 10 a 20 minutos.

A duração das intervenções pode até não ser o suficiente para passar toda a mensagem necessária, mas serve como uma forma de levar a informação para todos da empresa e reforçar o trabalho de segurança já feito pela empresa.

6 – Participação da família

Outra dica para SIPAT é criar concursos que abrem espaço para a participação da família dos funcionários durante o evento, pois criam uma interação e laço maior entre empresa e família.

Concurso de melhores frases para SIPAT, cartazes de um determinado tema feito pelos filhos dos funcionários, desenhos representando o dia a dia do pai/mãe segundo a visão dos filhos, são algumas sugestões de concursos que não necessitam investimento e abrem espaço para integração da família junto à empresa.

7 – Cuidados com a saúde

Se a empresa possui contrato com convênio médico, pode convidar o fornecedor para que este forneça profissionais da área da saúde que possam realizar aferição da pressão arterial e taxa de glicemia e cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) com o propósito de avaliar a saúde dos funcionários.

Caso a empresa não seja coberta por convênio, uma ideia interessante também é tentar parceria com escolas de enfermagem, pois assim, a escola também tem a oportunidade de levar seus alunos para praticarem seus conhecimentos.

Algumas empresas também realizam testes de visão de forma gratuita em empresas. Em troca da oportunidade, caso seja necessário a utilização de óculos por parte dos funcionários, a empresa oferece seus produtos.

8 – Vídeos sobre saúde e segurança

Caso algum membro da CIPA tenha facilidade com edição de vídeos, é possível realizar vídeos com teor motivacional relacionada à saúde e segurança no trabalho.

Os vídeos podem ser disponibilizados através da Intranet, por e-mail, em locais de grande circulação, ex: refeitório, grêmio, entrada, próximo ao mural de informações, etc.

Esta é uma dica de atividade que não gera custo financeiro, apenas o tempo e dedicação de algum membro que já possui experiência.

9 – Paródias musicais

A paródia musical ao mesmo tempo em que abre a oportunidade de um funcionário mostrar seu talento, seja tocando um instrumento ou cantando, também serve como forma de aguçar a criatividade ao unir uma música conhecida com um tema predefinido, ex: segurança no trabalho.

As paródias musicais também abrem espaço para que os próprios funcionários realizem a votação para escolher as melhores composições e atuações.

Para que servem estas ideias para SIPAT

Como já citado anteriormente, ter ideias novas para o dia a dia da SIPAT é uma tarefa difícil, mas que pode muito bem ser executadas quando há a participação e dedicação dos membros da CIPA para que o evento seja um sucesso, tanto em sua realização quanto à transmissão de ideias e informações atuais para os funcionários.

Nossas sugestões de atividades são apenas um norte a ser explorado por aqueles que queiram realmente fazer algo inovador e diferenciado na empresa.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Missilenne :

    Faço parte da CIPA na empresa em que trabalho. É uma indústria têxtil.
    Depois de ler alguns dos seus artigos referente à organização de uma SIPAT, gostaria de pedir mais dicas sobre jogos e entretenimento para que os colaboradores possam atuar de maneira que não se sintam obrigados, isso por achar o evento obrigatório.
    Procuro algo que seja o diferencial, que possa proporcionar lazer e bem estar para quem participa.
    Gostaria muito que pudesse me ajudar, pois procuro idéias inovadoras.

  2. Daiane Silveira :

    Muito bom! É minha primeira SIPAT e a responsabilidade pelas ideias caíram sobre mim. Boas dicas. Obrigada vou usar todas!

    • Rafael Lobo :

      Olá Daiane. Fico contente em saber que aprovou as ideias de atividades para SIPAT do artigo e que irá usá-las em seu evento.

      Abraços,
      Rafael

  3. Dianira :

    Bom mesmo é minha quarta SIPAT e todos os anos vai se diminuindo as ideias de o que fazer.

    • Rafael Lobo :

      Olá Dianira.
      Com o passar do tempo realmente as ideias vão faltando rs. Por isso é importante sempre pesquisar novas possibilidades.

      Abraços,
      Rafael

  4. Edson :

    Olá.
    Estou candidato a CIPA pela primeira vez na empresa que trabalho e pra falar a verdade não sei bem o que devo fazer inicialmente…

    • Rafael Lobo :

      Olá Edson.
      Inicialmente, você precisa aguardar o resultado da eleição e caso você seja eleito fique tranquilo, pois irá receber um treinamento de 20 horas para saber quais serão suas responsabilidades!

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Ideias para SIPAT - 9 Sugestões Úteis - Conceito Zen