SIPAT Sem Parada de Produção

Quer saber como fazer uma SIPAT sem parada de produção? Veja as dicas da Conceito Zen, empresa especializada no segmento de SIPAT.

Fazer uma SIPAT sem parada de produção é um dos grandes desafios para toda Comissão da SIPAT, não é mesmo?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, conhecida como SIPAT, é um evento obrigatório nas empresas brasileiras que tem como objetivo conscientizar os funcionários sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.

Muitas vezes, a realização da SIPAT pode representar uma interrupção na produção da fábrica, o que gera o medo de prejuízos financeiros para a empresa.

Mas então o que fazer?

Desde 2010, a Conceito Zen é uma empresa especializada em atividades para SIPAT e iremos te dar algumas dicas sobre como fazer uma SIPAT sem precisar parar a produção da sua empresa.

Foto de funcionários trabalhando e dando exemplo da importância de uma SIPAT sem parada de produção

Os desafios de uma SIPAT sem parada de produção

Felizmente, hoje é possível realizar uma SIPAT sem prejudicar a produção da fábrica. Para isso, é necessário seguir algumas medidas que garantem a segurança dos trabalhadores e a continuidade do processo produtivo.

A primeira medida é escolher uma data que não comprometa a produção. É importante que a SIPAT seja realizada em um período em que a produção não esteja em sua capacidade máxima, como durante uma manutenção ou parada programada.

Outra medida importante é planejar as atividades de forma estratégica.

É possível dividir a SIPAT em dias ou horários específicos para cada setor da fábrica, de modo que os funcionários possam participar sem prejudicar a produção. Por exemplo, é possível programar uma atividade para o setor de produção de manhã e outra para o setor administrativo à tarde.

É importante que os gestores da fábrica estejam cientes da importância da SIPAT e apoiem a realização do evento. Dessa forma, é possível garantir a participação dos funcionários sem prejudicar a produção da fábrica.

Leia Também: Quantos Funcionários é Preciso Para Fazer Uma SIPAT?

Atividades para uma SIPAT sem parar a produção

Se por acaso você ainda acha que as dicas acima não lhe servem, fique tranquilo, pois a Conceito Zen possui 2 serviços que irão atender perfeitamente.

Mini palestras nos setores: Nossos palestrantes vão até onde seus funcionários estão. Visitamos os setores de produção e realizamos palestras curtas com duração entre 15 a 20 minutos.

Mesmo neste formato mais rápido, conseguimos levar informação e conscientização para seus colaboradores com muito dinamismo.

SIPAT Virtual: Trabalhamos também com um combo de 12 palestras já previamente gravadas onde abordamos os principais temas da SIPAT com apresentações de aproximadamente 20 minutos.

As palestras podem ser assistidas através de celular, tablet, notebook ou televisão.

Com este serviço, basta dividir a produção em pequenas turmas para que eles possam assistir os conteúdos e receberem todas as informações necessárias para estarem atualizados sobre saúde, comportamento e segurança.

Se você se interessou por estes formatos e quiser receber um orçamento da nossa empresa, clique aqui e preencha o formulário de contato que em breve nossa equipe comercial entrará em contato com você.

Não deixe de fazer sua SIPAT, mesmo com dificuldades

A realização da SIPAT é obrigatória em todas as empresas brasileiras, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 5, que determina a constituição e a organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assedio (CIPA) nas empresas.

A SIPAT é uma das atribuições da CIPA, e seu objetivo é promover a segurança e saúde dos trabalhadores.

A segurança dos funcionários é fundamental para o sucesso da empresa, e a realização da SIPAT é uma importante ferramenta para conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.

É possível realizar uma SIPAT sem interromper a produção da fábrica. Para isso, é necessário planejar as atividades de forma estratégica, utilizar tecnologia e contar com o apoio dos gestores da fábrica.

Além disso, empresas que investem na segurança e saúde de seus colaboradores tendem a ter melhores resultados financeiros e uma imagem positiva perante a sociedade.

A SIPAT também contribui para a criação de uma cultura de prevenção na empresa, onde os trabalhadores passam a ter consciência sobre a importância da segurança no trabalho e assumem responsabilidade pela prevenção de acidentes.

Essa cultura de prevenção é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e o sucesso da empresa.

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *