Como a Ergonomia Pode Aumentar a Produtividade da Empresa?

Pequenos ajustes no ambiente de trabalho através da ergonomia podem aumentar a produtividade e resultados da empresa.

Alguns gestores se preocupam com a produtividade da empresa que lideram, mas não olham para o caminho certo. Os resultados obtidos dependem claramente das atividades realizadas pelos funcionários. A ergonomia é uma excelente ferramenta para aumentar a produtividade e organizar a situação.

A ergonomia é a ciência que estuda as condições de trabalho. Ela analisa, desenvolve e aplica regras e normas que possam melhorar a organização do trabalho, possibilitando que este se torne compatível com as características físicas e psíquicas humanas. Para isso é necessário que sejam conhecidos os perfis dos funcionários e as atividades que cada um exerce na empresa.

Boneco levantando caixa

A ergonomia está prevista em lei

A ergonomia é reconhecida em lei como um fator importante para a saúde, segurança e qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa. Foi criada devido aos aumentos das doenças laborais e as inadequadas condições de trabalho. Está prevista conforme a Norma Regulamentadora NR 17, servindo com uma ferramenta para a gestão de pessoas.

Valoriza as atividades desenvolvidas

Quando uma empresa melhora as condições de trabalho, os funcionários passam a se sentir mais prestigiados e logo começam a executar melhor as atividades laborais. Com isso a produtividade aumenta de uma forma indireta. As equipes passam a ficar mais motivadas e conseguem bater as metas com maior facilidade.

Reduz o número de faltas

As faltas e afastamentos do trabalho, conhecidas por absenteísmo, podem complicar a produção de uma empresa. É interessante que os gestores procurem soluções que possam evitar essa condição. É neste momento que a ergonomia aparece, podendo organizar de uma forma dinâmica todo o sistema da empresa.

Aplicando as técnicas corretas, é possível melhorar as condições de trabalho, reduzindo o número de falhas e consequentemente de faltas. A ergonomia serve não apenas para diminuir a incidência de doenças originadas pelas atividades laborais, mas para reduzir a possibilidade de acidentes e outras questões que colaboram com o absenteísmo.

É possível aumentar a produtividade com a ergonomia?

Sim. Agora que você já entendeu o que é ergonomia, falaremos sobre a produtividade. A ergonomia colabora com diferentes pontos interessantes, trazendo mais bem estar. Ela é responsável por aumentar o conforto durante as atividade da empresa, melhorando a segurança e possibilitando melhor desempenho aos funcionários.

Pequenos ajustes

A produtividade da empresa pode ser aumentada com pequenos ajustes na estrutura do ambiente. Trocar a iluminação, as cadeiras ou mesas de um escritório são medidas interessantes. Essas ações vão impactar na produtividade dos colaboradores, podendo reduzir a taxa de erros.

Oriente a equipe

Os colaboradores devem ser instruídos em relação aos perigos que podem ter em seu local de trabalho. Algumas doenças podem causar afastamentos por longos períodos. A coluna é uma das partes do corpo com mais chances de problemas, então é indicado orientar os funcionários.

Tenha apoio de quem entende do assunto

Através de uma palestra de ergonomia na empresa consideramos o ponto de partida para que cada funcionário tenha a consciência que os problemas ocorrem não de um dia para o outro e sim como uma soma de fatores que podem levar um tempo para serem descobertos. Portanto, uma atividade que desperte esta conscientização é o início para grandes mudanças em sua empresa.

A Conceito Zen é uma empresa especializada em atividades relacionadas a saúde, bem estar e qualidade de vida e atende clientes dos mais diversos segmentos e portes.

5.0
01
0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *