Ergonomia (NR-17): O Que é e Para Que Serve?

A NR 17 trata sobre a ergonomia no trabalho e tem como objetivo proporcionar o conforto, diminuir os riscos de lesões dos profissionais e aumentar a produtividade.

A ergonomia é um conceito estabelecido através da norma regulamentadora nº 17, também conhecida como NR-17, que tem como objetivo garantir certos parâmetros para a boa condição de trabalho, partindo de uma adaptação às características físicas e psicológicas dos empregados, a fim de oferecer conforto máximo, desempenho e segurança durante o expediente de trabalho.

É obrigação do empregador realizar a avaliação da adaptação de seus funcionários no ambiente de trabalho e às condições impostas durante a jornada. Se torna necessário a realização da análise ergonômica do trabalho, também conhecida como AET. Ela deve levar em conta as condições de trabalho oferecidas em acordo com a norma nº17.

Este é um conceito extremamente importante, já que as piores e mais comuns doenças do trabalho acontecem a partir da exposição do trabalhador aos riscos ergonômicos, tais como levantamento de cargas pesadas, trabalhos realizados apenas em pé, esforço repetitivo e monotonia, sendo este último ligado ao psicológico do empregado.

Todos estes fatores acabam por afetar a saúde física e mental do empregado, gerando desconforto. Isso pode ocasionar também a baixa produtividade para a empresa, sendo necessário que o empregador cuide da ergonomia de seus trabalhadores a fim de renovar e prevenir problemas de saúde nos mesmos e também manter a boa produtividade em seu negócio.

NR 17 - O que é e para que serve

É importante lembrar que a norma regulamentadora nº 17, a NR-17, é obrigatória para todas as empresas, e não cumpri-la trará apenas malefícios ao empregador e aos empregados. Conheça a seguir todos os detalhes da NR-17.

Veja Também: Importância da Ergonomia para a Qualidade de Vida no Trabalho

Tudo sobre a Ergonomia – NR-17

A estrutura escolhida para a criação da norma regulamentadora nº 17 utiliza os seguintes parâmetros:

  • Levantamento, transporte e descarga individual de materiais;
  • Mobiliário dos postos de trabalho;
  • Equipamentos dos postos de trabalho;
  • Condições ambientais de trabalho;
  • Organização do trabalho.

E a NR 17 traz ainda dois anexos que detalham as condições ergonômicas para as áreas de trabalho de operadores de Check Outs, no anexo I, e teleatendimento/telemarketing no anexo II.

Mas a norma regulamentadora nº 17 vai além e apresenta diversos outros tópicos que auxiliam a regulamentar a jornada de trabalho através de princípios ergonômicos.

O NBR ISO 11226:2013 é um destes itens. Ele fala sobre avaliação de posturas estáticas de trabalho e ainda apresenta outras avaliações.

Sobre movimentação manual, o NBR ISO 11228-3:2014 oferece informações sobre movimentação de cargas leves em alta frequência de repetição, isto é, atividades que necessitam carregar cargas pequenas ou leves, mas onde o trabalhador precisa repetir esta tarefa diversas vezes seguidas.

Outro item regulamentado pela NR-17 são as condições do ambiente de trabalho. O empregador deve adequar o local de acordo com as características físicas e psicológicas de seus trabalhadores. O serviço a ser executado também deve ser levado em conta na hora da adequação, como determina a norma.

Normas de produção, exigência de tempo, modo operatório, ritmo do trabalho, especificações de tempo e conteúdo do serviço a ser realizado também devem ser levados em conta.

Para se aplicar as normas de ergonomia em um local de trabalho, o empregador pode primeiramente planejar o processo, ensinar seus empregados e implementação do programa ergonômico para o local especificado.

Como a Conceito Zen pode ajudar sua empresa?

A Conceito Zen é uma empresa que se especializou em atividades voltadas a saúde e segurança de nossos clientes. No que se refere a NR 17 nós atuamos com uma palestra sobre ergonomia que tem como objetivo trazer a reflexão e alteração de vícios posturais dos trabalhadores que com o passar do tempo podem desencadear uma doença mais relevante.

Atuamos com profissionais da área da saúde e que possuem grande experiência com o público. Desta forma, nossas apresentações conseguem levar a informação técnica de uma forma muito mais descontraída fazendo com que os participantes interajam durante a palestra.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Ana Paula Simão :

    Ótima explicação sobre a NR17!

    • Rafael Lobo :

      Olá Ana Paula.
      Fico feliz em ter ajudado de alguma forma.

      Abraços,
      Rafael

  2. Andreia :

    Eu gostaria de citar um trecho desse artigo, mas para tal preciso da data de publicação. Você poderia me informar?

    • Rafael Lobo :

      Olá Andreia. Tudo bem?

      O artigo foi publicado em 19/04/2018.

      Abraços,
      Rafael

  3. Ana :

    Ótima explicação, bem estruturado!

    • Rafael Lobo :

      Olá Ana.
      Obrigado pelo seu feedback.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Ergonomia (NR-17): O Que é e Para Que Serve? - Conceito Zen