Quem Deve Organizar a SIPAT?

É importante saber quem deve organizar a SIPAT para que este evento seja realizado com a máxima atenção que merece.

Você conhece a SIPAT? Sabe qual é a sua função? Pois bem, antes de identificar quem deve organizar a SIPAT, você precisar entender exatamente o que é a SIPAT e para que serve este evento.

A sigla SIPAT, significa Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho, e é prevista na NR 05, que é a norma que define os parâmetros de formação da CIPA.

A CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que trabalha na empresa com várias ações, dentre as suas atribuições está previsto que ela deverá desenvolver em conjunto com o SESMT a Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho.

Essa semana é inteiramente dedicada a ações que irão conscientizar os trabalhadores. Trata-se de uma semana atípica que as empresas desenvolvem, onde promovem palestras, palestras teatralizadas, simulações de prevenção a incêndios entre outras atividades.

São várias ações que visam trazer orientação e reflexão sobre o comportamento do trabalhador, priorizando a importância da conscientização sobre a prevenção de acidentes.

Essa é mais uma ação do Ministério do Trabalho em relação à segurança no trabalho, e o nosso objetivo é justamente te explicar que se você possui uma empresa e ainda não estabeleceu uma SIPAT, você deve fazer um planejamento cuidadoso e desenvolver este evento em sua empresa.

Homem com dúvida sobre quem deve organizar a SIPAT

A SIPAT é um momento muito interessante de interatividade entre os colaboradores da empresa trabalhando de forma alegre, um tema sério que é a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Para você que trabalha em uma empresa que já tem essa rotina de desenvolver a SIPAT, participe sempre que tiver oportunidade, pois é um evento criado com muito carinho e pensando sempre na sua saúde e segurança.

Leia Também: SIPAT Pode Melhorar o Dia a Dia da Sua Empresa

Segurança precisa ser um valor, por isso é superinteressante todos contribuam para o sucesso da SIPAT.

Como organizar uma SIPAT?

Para organizar a sua SIPAT, você precisar definir qual é o seu publico alvo, ou seja, para quem você vai realizar esse evento? Qual o tipo de comunicação será mais interessante para eles? Como foram as experiências anteriores? O que pode ser feito neste ano para as informações passadas no evento serem certeiras?

Sim, todos esses pontos são muito importantes que sejam do seu conhecimento. Você sabe qual é o grau de conhecimento do seu público a respeito dos temas que serão abordados?

Ainda mais importante, quais são as suas expectativas sobre essa semana interativa?

É preciso que após a marcação da data da SIPAT, todos os membros tenham um papel na organização do evento.

Se conseguir montar cronograma com “check list” é melhor ainda, pois assim todos os envolvidos poderão verificar em “que pé” está a organização deste evento.

Sobre a equipe de palestrantes

É tão importante saber sobre tudo isso, em especial em relação aos palestrantes, porque a educação para adultos precisa ser pautada pelo exemplo.

Se não houver um link entre o que o palestrante fala e o que o funcionário vive no dia a dia, o trabalhador não vai conseguir se conectar com a palestra e todo o planejamento irá “por água abaixo”.

Por isso, para o sucesso da sua SIPAT é muito importante contar com palestrantes que tenham experiência técnica, mas que tenham uma excelente didática para chamar atenção ao conteúdo que está sendo abordado.

A Conceito Zen se destaca no segmento de palestras para SIPAT e desde 2010 surpreende seus clientes com uma didática simples e efetiva para conquistar os funcionários de sua empresa.

Quem deve organizar a SIPAT?

Agora que você já sabe tudo sobre a SIPAT, inclusive como organizar, chegou a hora de você saber que é o responsável pela organização deste evento.

Quem deve organizar a SIPAT é a CIPA, sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A CIPA é um grupo formado por diversos profissionais que são eleitos pelos próprios funcionários da empresa.

No artigo “O que é CIPA” explicamos detalhadamente mais sobre esta comissão.

A NR 05 que é a norma que dita as regras da CIPA, diz também que se você é membro da CIPA, você pode trabalhar na organização da SIPAT em conjunto o SESMT.

O SESMT é constituído de engenheiros de segurança, técnicos de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros e auxiliares técnicos da segurança do trabalho e até mesmo terapeutas do trabalho.

Todos esses profissionais que atuam na categoria do SESMT, podem ser o braço de auxilio na hora que você for planejar a sua SIPAT.

A CIPA também pode contar com a ajuda de outros departamentos como o RH da empresa, que tem formações valiosas sobre as necessidades dos funcionários para ajudar os membros da CIPA a planejar o evento.

Importância da participação de todos envolvidos na organização

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é uma semana muito importante e para a SIPAT ter sucesso é necessário muito empenho de todos os membros da CIPA. Se todos ficarem envolvidos e dividirem as funções e tarefas, a SIPAT será bem sucedida.

Se as tarefas forem divididas, isso não vai sobrecarregar ninguém.

Faça cálculos, pesquise os palestrantes, analise os custos das palestras, do coffee break, brindes e tudo isso deve ser colocado no papel.

Em seguida você irá precisar definir uma data, um local, os palestrantes, os temas que serão abordados, convite aos colaboradores, brindes e etc. Viu como não é tão simples assim organizar a SIPAT?

Ter planejamento e se reunir com antecedência com toda a CIPA será fundamental para verificar se todos os itens estão sendo executados dentro do tempo necessário.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Quem Deve Organizar a SIPAT? - Conceito Zen