Qual o Objetivo da SIPAT

Entender o objetivo da SIPAT é fundamental para um ambiente de trabalho muito mais saudável e seguro.

Antes de abordarmos sobre qual é objetivo da SIPAT, é interessante que você entenda mais sobre o que significa essa sigla e tudo o que está envolvido nesta semana de orientação e conscientização.

A sigla SIPAT significa “Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”.

Este evento leva esse nome devido a atuação de atividades temáticas, feitas no ambiente de trabalho, que são direcionadas a como prevenir acidentes ou doenças ocupacionais no local que o trabalhador é submetido a efetuar suas atividades.

No período de uma semana são realizadas atividades temáticas diversificadas em palestras, peças teatrais, dinâmicas, gincanas e o mais importante: treinamento.

A SIPAT envolve realização de treinamentos, que permitem alertar, auxiliar e direcionar a empresa como um todo aos hábitos corretos dentro do ambiente de trabalho.

O objetivo da SIPAT é fornecer de modo claro orientações que elevam aos trabalhadores à consciência de se trabalhar com segurança e boa saúde, sabendo evitar ao máximo os acidentes.

semana interna de prevenção de acidentes no trabalho

Quando surgiu a SIPAT

Quem está por trás da formação e organização da SIPAT é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conhecida como CIPA. Essa comissão adota como uma obrigação os treinamentos feitos pela SIPAT.

A CIPA tem a responsabilidade de impulsionar de maneira ordeira a semana da SIPAT, de modo que seja efetuado anualmente nas empresas. O programa que envolve uma semana de treinamento para prevenir acidentes (SIPAT) foi fundado no ano de 1953. Mas apenas no ano de 1971, cumprindo o decreto de número 68255, que se tornou possível formalizar e regulamentar uma campanha para prevenção de acidentes no trabalho.

Leia Também: Como e Quando Surgiu a SIPAT

Atualmente a SIPAT está prevista na lei; em solidificação com a Portaria de nº 3.214/1978, NR-5, item 5.16, letra “O”, sendo atribuída a CIPA. Parte dela diz que a SIPAT “deve ser promovida em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)”.

Objetivos da SIPAT

Agora que você teve uma ideia do que a SIPAT faz e qual o seu valor para os funcionários e a empresa, vamos agora apresentar a vocês os objetivos que a semana da SIPAT tem como princípios.

1. Conscientizar: Ajudar os trabalhadores a trazer de volta à mente alguns valores que podem ter sido esquecidos e deixados de lado devido a correria e agitação do dia a dia.

O objetivo não é que eles tenham uma vaga lembrança do que se trata de segurança, mas que eles tomem ação para pôr em prática a segurança, tendo-a como um fator fundamental e principal para desempenhar bem o seu trabalho.

2. Instruir e Demonstrar: Além de elaborar seminários e palestras abordando o assunto, o programa tem que ser prático e de acordo com a realidade dos participantes para que os funcionários estejam cientes de como evitar um acidente ou de como agir diante de um acidente que não pôde ser evitado.

Para isso é preciso ajudá-los a formar um costume de segurança através do DDS (Diálogos Diário de Segurança) para que possam falar mais de segurança no cotidiano, por exemplo.

O objetivo não é só trazer segurança na empresa em que se faz parte, mas trazê-la também para dentro de nossas casas, para os lugares que vamos, etc. A segurança deve fazer parte da nossa vida em todos os aspectos.

3. Informar: Todos os empregados e colaboradores precisam saber dos verdadeiros riscos que estarão expostos em sua jornada de trabalho desde o momento em que fecham contrato com uma determinada empresa.

4. Participação: O programa da SIPAT conta com a participação efetiva do máximo de pessoas possíveis, o que envolve incluir não só os funcionários, mas também os encarregados superiores, como os diretores e gerentes das empresas.

Em tempos de Pandemia onde as empresas estão realizando a SIPAT Online, os familiares também podem assistir às palestras e participar da SIPAT, se possível.

Leia Também: Ideias para SIPAT na Pandemia

A SIPAT visa trazer um efeito para o cotidiano das pessoas presentes em seus seminários. Um efeito de conscientização, para que as pessoas possam abrir os olhos para a segurança, e possam enxergar a importância dela em todos os campos da nossa vida, como citados a pouco no ponto “Instruir e Demonstrar”, a fim de que criem atitudes preventivas no que se diz respeito a acidentes.

Como fazer uma SIPAT de sucesso

Como você bem viu, um dos principais objetivos da SIPAT é trazer conhecimento das pessoas para a segurança. Para isso, é fundamental neste evento que os participantes sejam motivados pelos que promovem o evento. Por exemplo, para motivar as pessoas e conquistar a confiança das mesmas, a SIPAT precisa ser descontraída e criativa.

Como falamos no início deste artigo, o evento não precisa ser apenas palestras e seminários, mas os organizadores podem usar a criatividade para trazer por meio da descontração a seriedade do assunto a ser abordado.

Pode-se selecionar junto com uma equipe qualificada, palestrantes, atores, massagem ou qualquer atividade criativa para que as pessoas aprendam se divertindo, e que o evento seja uma atração que as pessoas não irão querer perder.

Desde 2010 a Conceito Zen é uma empresa especialidade em atividades para SIPAT e somos uma das empresas com maior e melhor avaliação do segmento. Clique aqui para conhecer mais a respeito de nossas atividades presenciais para SIPAT.

Quais assuntos abordar na SIPAT?

A NR 05 que é a norma regulamentadora que dá a diretrizes para a semana da SIPAT não determina uma lista com temas e atividades específicas do que se pode abordar no evento.

Nossa recomendação sempre é que a empresa use este evento para abordar temas estratégicos que sejam da necessidade da empresa e seus funcionários. Uma sugestão é conversar com os funcionários e anotar algumas opiniões que eles derem e que seja interessante para eles.

Leve essas sugestões às reuniões da CIPA e selecione temas que condizem com a capacidade e condição da empresa. Assim a SIPAT cumprirá com seu objetivo de despertar nos funcionários a consciência de manter a segurança no local de trabalho, a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

SIPAT na Pandemia

Em Março de 202o o Brasil iniciou uma série de restrições devido a Pandemia do Covid-19 e a SIPAT presencial foi evitada por muitas empresas como uma forma de isolamento.

Para não descumprir a NR 05 muitas empresas começaram a realizar a SIPAT de forma virtual para continuar levando a orientação e conscientização a seus funcionários.

A Conceito Zen criou um ambiente com 12 temas de palestras que abordam segurança, saúde e comportamento. As palestras são gravadas e tem duração de aproximadamente 20 minutos e podem ser acessadas em qualquer horário através do celular, tablet e computador.

Este programa virtual se tornou o formato com melhor custo benefício da Conceito Zen para continuarmos atendendo nossos clientes com a qualidade de sempre. Clique aqui para conhecer nosso programa de SIPAT Virtual.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Qual o Objetivo da SIPAT para a Prevenção - Conceito Zen