SIPAT Pode Melhorar o Dia a Dia da Sua Empresa

Entenda como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no trabalho pode ser um divisor de águas na sua empresa.

A CIPA é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que tem por objetivo estabelecer as diretrizes e programas para promover a saúde e segurança de todos os trabalhadores dentro da organização.

Uma das atividades ou programas que estão envolvidos dentro desta comissão é a SIPAT.

A SIPAT é uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Por meio desse evento são elaboradas e desenvolvidas diversas práticas que tem o objetivo de estimular a segurança e a saúde dos funcionários.

Apesar de o programa ser realizado em uma semana os benefícios podem ser colhidos ao longo de todo o tempo dentro da empresa.

Neste artigo você irá conferir quais são os benefícios da SIPAT e como ela pode melhorar o dia a dia da sua empresa.

Bonecos da SIPAT

Benefícios da SIPAT

O primeiro benefício obtido na SIPAT ou a melhoria é que pode-se perceber uma promoção de um ambiente mais harmonioso onde os funcionários são incentivados as práticas mais seguras em seu dia a dia.

A SIPAT promove uma participação em ações e campanhas prevencionistas e com isso é possível obter uma redução nos indicadores de acidentes dentro da empresa.

A comunicação também obtém melhoras e com isso os resultados em acidentes e custos para a empresa também reduzem por conta disso.

Apesar de ser obrigatória pela legislação vigente, a SIPAT fornece muitos benefícios e contribui para um ambiente melhor.

Então, pode-se enxergar a SIPAT como uma aliada para prevenir doenças e quaisquer acidentes que vierem a ocorrer.

Benefícios da SIPAT para os trabalhadores

Para os trabalhadores podem ser observados diversos benefícios entre os quais pode-se destacar um conhecimento maiores sobre os riscos dentro do ambiente de trabalho e quais procedimentos fazer para evitá-los, como por exemplo, o uso correto e obrigatório dos equipamentos de proteção individual ou coletiva.

Também, por meio dessa semana é possível fornecer aos funcionários conhecimentos relacionados a postura ideal no ambiente de trabalho de forma que se evite certas doenças ocupacionais.

Além disso por meio dessa semana é possível conscientizar e deixar claro para os trabalhadores as consequências decorrentes de hábitos tais como abuso de álcool, cigarro e uso de drogas tanto dentro da organização quanto fora dela.

Um outro benefício que pode ser destacado pelas partes é o auxílio no planejamento familiar lançando conhecimento acerca de temas específicos tais como infecções sexualmente transmissíveis.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes é um evento muito rico onde é possível transmitir muita orientação e conscientização, além de reciclar conhecimentos e reforçar procedimentos internos de segurança.

Palestras essenciais para conscientização dos trabalhadores

As palestras são ferramentas de extrema importância para conscientização dos trabalhadores e podem ser amplamente utilizada dentro da semana de prevenção de acidentes.

Uma forma de inovar utilizando essa ferramenta é por fazer palestras interativas nas quais os trabalhadores podem ter uma participação trocando informações e ideias com os palestrantes. Outra forma também é por fazer uso das palestras teatrais.

Elas podem ser realizadas por meio da arte do teatro e passando uma mensagem importante de uma forma descontraída e divertida. Isso contribuirá para fazer com seus trabalhadores fiquem mais atentos e participe mais na palestra.

A Conceito Zen é uma empresa especializada em atividades para SIPAT e desde 2010 atua com diversas atividades interativas para fazer deste evento um momento de grande aprendizado nas empresas.

Massagem em empresas

A massoterapia também pode ser utilizada na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho.

Uma técnica que vem sendo bastante utilizada é aqui Quick Massage onde é realizada uma massagem geralmente de 15 minutos, mas capaz de proporcionar grande bem estar e contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida dos funcionários.

Vamos agora fazer uma listagem de forma bem explicativa de como a SIPAT pode melhorar o dia a dia da sua empresa trazendo vários benefícios.

1. Promove integração

Eventos e programas tais como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho ajudam na integração entre os funcionários. Esse é um fator importante e essencial dentro de qualquer ambiente de trabalho. Então, a SIPAT é capaz de contribuir tornando o ambiente mais propício ao desenvolvimento.

2. Diminui índices de afastamento

A SPAT leva aos funcionários a mensagem acerca da importância de adotar práticas para melhorar a saúde tanto física como mental.

Essa promoção fará com que os colaboradores sejam mais conscientes e passem a inserir cuidados em sua rotina laboral. Isso consequentemente refletirá nos índices de acidentes e afastamentos decorrente de acidentes e doenças ocupacionais.

3. Resgata valores que podem ter sido deixados de lado

Apesar de as empresas terem suas normas e procedimentos de segurança pode acontecer deles acabarem sendo esquecidas pelos seus funcionários fazendo com que os funcionários realizem as atividades da forma que acharem melhor.

Então, por meio da SIPAT, essas normas e procedimentos podem ser resgatadas e amplamente divulgadas, gerando um incentivo para realizá-las no dia a dia. Além disso, pode promover a cultura organizacional da sua empresa.

4. Motivar colaboradores e aumentar a produtividade

Quando o funcionário ver que a empresa está preocupada não somente com a força de trabalho dele, mas também com sua saúde isso o deixa mais motivado e participativo. Ele sente como que fazendo parte de verdade da empresa.

Isso acontece porque essas ações deixam os funcionários mais engajados. Daí consequentemente aumenta a produtividade deles. Além de contribuir para que deem mais atenção às normas de segurança.

Qualquer empresa pode se beneficiar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho independente do segmento que façam parte. É uma oportunidade excelente para promover a saúde e a segurança. Além disso, poder fortalecer os valores de uma organização.

Portanto, para atingir eficiência as atividades da SIPAT devem surtir efeito no dia a dia da empresa, mesmo depois que a semana acabar.

A SIPAT é só o gatilho

De fato a SIPAT pode ser uma semana muito esperada e cheia de conteúdo simples e ferramentas que irão ajudar a empresa como um todo. Mas não é necessário esperar até que essa semana chegue para abordar alguns temas.

A saúde a segurança deve ser um aspecto importante em qualquer tempo.

A SIPAT deve ser encarada como um gatilho para que as ações internas de saúde e segurança sejam realizadas e acompanhadas pela empresa para proporcionar um ambiente de trabalho muito mais saudável e seguro.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Como a SIPAT Pode Melhorar o Dia a Dia da Sua Empresa