Serviços de Bem Estar Corporativo

Algumas atividades no trabalho podem ajudar os funcionários a terem uma melhor qualidade de vida no trabalho.

A rotina corporativa costuma ser um pouco maçante já que os colaboradores, normalmente, precisam ficar sentados praticamente o dia inteiro em uma mesma posição. Além disso, por não praticar nenhum tipo de atividade, muitas pessoas acabam se tornando sedentárias.

Mas, existem alternativas que o empregador pode utilizar para melhorar a saúde e bem estar de seus funcionários e ainda economizar, já que evita afastamentos e acidentes de trabalho.

Para melhorar este cenário dentro de qualquer empresa, o gestor deve entender o que é o bem estar corporativo e quais os principais métodos para melhorar os indicativos nesta área. Cada empresa tem um contexto específico, portanto também é importante consultar profissionais experientes na área.

Bem estar corporativo

Um funcionário que recebe uma atenção especial da empresa, mostrando que se preocupa com seu bem estar físico e psicológico, com certeza rende e produz muito mais. Existem alguns serviços e técnicas que diminuem problemas que a rotina corporativa pode trazer, como as famosas dores nas costas e pescoço.

Para evitar essa indisposição, a empresa pode optar por educar seus funcionários a ter postura correta, fazer pausas durante o dia para relaxar e até aprender mesmo, através de palestras, como melhorar a saúde dentro da empresa. Vamos ver abaixo três técnicas muito importantes que auxiliam no bem estar corporativo.

Serviços de Bem Estar Corporativo

1. Quick Massage

A Quick Massage é uma técnica que já está sendo muito utilizada por centros empresarias que querem melhorar a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Ela é uma massagem realizada com técnicas orientais e tem como foco proporcionar o relaxamento muscular em poucos minutos.

A sessão costuma durar cerca de 15 minutos, por isso mesmo, é uma opção para as empresas, já que tem curta duração. Além disso, a massagem é feita em uma cadeira ergonomicamente preparada e assim, não exige um espaço maior para execução.

Para a empresa, um dos principais benefícios é a rapidez, por isso, pode ser feita dentro do ambiente de trabalho mesmo. Essa massagem também alivia as tensões do dia a dia, relaxa os músculos, combate o estresse e traz resultados imediatos. Podemos concluir então que é tudo que um colaborador precisa depois de uma semana cansativa né?

2. Palestras sobre saúde e segurança no trabalho

Para que seus funcionários comecem a se precaver de acidentes e indisposições ocupacionais, eles precisam entender a importância dessas práticas e o que isso vai refletir de bom para eles.

Palestras sobre saúde no ambiente de trabalho são uma ótima opção nesse caso. As palestras ensinam seus funcionários a se cuidar de acordo com cada função, mostram os benefícios diretos para eles e conscientizam a todos envolvidos.

Para conhecer nossos temas de palestras sobre saúde e segurança, clique aqui.

Para a empresa, a prevenção sempre custará menos do que um afastamento. Caso aconteça um acidente de trabalho, a empresa precisar arcar com custos materiais e morais dos funcionários, e além disso, precisa também substituir o funcionário afastado, arcando com um salário extra.

Sabemos muito bem que um funcionário motivado e seguro produz muito mais. Portanto, todo investimento em informação e conscientização tem um potencial maior de retorno positivo para a empresa e seus colaboradores.

3. Blitz postural

Sabemos que, geralmente, é difícil ver alguém sentado corretamente em uma cadeira, não é mesmo? Principalmente, quando esta pessoa fica praticamente o dia inteiro na mesma posição. Por isso, a blitz postural busca identificar e corrigir as posturas inadequadas, vícios posturais e mau posicionamento de pessoas e objetos no trabalho.

O profissional responsável por estas intervenções nos setores são fisioterapeutas e educadores físicos. Eles fazem este trabalho de conscientização corporal e comportamental através de orientação verbal e ajustes no ambiente de trabalho.

É muito interessante implantar esse tipo de serviço na sua empresa para manter seus funcionários informados da forma correta de sentar e o ajuste dos equipamentos adequados ao trabalho, por exemplo.

4. Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral é uma das atividades que as melhores empresas do Brasil utilizam para promover relaxamento, aquecimento e compensação do estresse da rotina.

Este tipo de serviço corporativo serve para ajudar no alívio do estresse, diminuição do sedentarismo, estímulo do foco e ânimo para volta ao trabalho, aumenta o desempenho profissional e também atua na prevenção de lesões e doenças ocupacionais, como as conhecidas LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e o DORT (Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho).

As aulas têm duração de aproximadamente 15 minutos e tanto fisioterapeutas quanto educadores físicos são habilitados para realizar esta atividade.

A Ginástica Laboral é uma ferramenta muito interessante para sua empresa proporcionar a seus funcionários com o objetivo de proporcionar mais bem estar no ambiente de trabalho.

Em tempos de crise, toda economia que aparecer é bem-vinda. Por isso, investir na promoção da saúde dentro do ambiente de trabalho é bom para a sua empresa, já que economiza com os custos de acidentes e afastamentos dos colaboradores da empresa.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

TOP 4 Serviços de Bem Estar Corporativo - Conceito Zen