Relacionamento Interpessoal na Segurança do Trabalho

Quando os funcionários de uma empresa estão em harmonia o ambiente de trabalho também se torna muito mais saudável e seguro.

O relacionamento interpessoal é a forma como os membros de uma equipe interagem, contribuindo para o seu sucesso ou seu fracasso. Ele é fundamental nas empresas, onde os colegas de trabalho devem atuar unidos na busca de resultados e melhorando a segurança. Um conjunto de ações pode contribuir para esse resultado.

A interação social que faz o ser humano e isso também vale para o mercado de trabalho. As empresas estão buscando cada vez mais profissionais que saibam lidar com a pressão diária e utilizam a inteligência emocional para superar desafios.

Controlar bem os sentimentos colabora também para a segurança no trabalho, então esse pode ser um diferencial em relação a concorrência por uma vaga.

O que é relacionamento interpessoal?

Relacionamento interpessoal basicamente é o convívio na área do trabalho. Ele é promovido por meio da interação entre duas ou mais pessoas. Essa ação pode ser movida por sentimentos, atitudes e emoções. O tipo de comportamento pessoal varia conforme o grupo em que se está convivendo, seja família ou trabalho.

O comprometimento em relação as atividades também faz parte, estando relacionado com a evolução na carreira. Antes as empresas cobravam apenas a parte técnica, hoje isso mudou, é necessário também flexibilidade comportamental, inteligência emocional e criatividade. O princípio de tudo está no respeito e na responsabilidade de cada um.

Relacionamento Interpessoal na Segurança do Trabalho

Como melhorar o relacionamento interpessoal?

Os problemas pessoais não podem ficar do lado de fora da empresa, a pessoa deve ir trabalhar 100% focada. O autocontrole é fundamental para que o trabalhador consiga dominar os seus sentimentos, não deixando as emoções atrapalharem a jornada de trabalho.

Algumas ações podem melhorar o relacionamento interpessoal na empresa como:

  • Trabalhos em equipe, para o desenvolvimento de espirito coletivo;
  • Elaboração de pesquisas em relação ao clima organizacional;
  • Criar um canal de comunicação para reduzir as tensões;
  • Gestão participativa;
  • Diálogo aberto com todos os membros da equipe;
  • Proporcionar confiança entre todos os integrantes da equipe.

Relacionamento interpessoal no trabalho

No trabalho o sucesso do relacionamento interpessoal depende de alguns fatores como o convívio entre cargos hierárquicos, cooperação, empatia e respeito as diferenças. Também envolve o trabalho em equipe, com sinergia, gerenciamento de crises, comunicação e feedback. O ambiente de trabalho também é importante, colaborando para a segurança dos funcionários.

Existem palestras voltadas para o desenvolvimento de relacionamento interpessoal no trabalho. As equipes nas quais os membros têm bom relacionamento contam com menos chance de acidentes, já que o cuidado mutuo faz parte. Não importa como seja o perfil de seu colega, é possível que ambos sejam mais tolerantes por um bem maior.

Relacionamento interpessoal e segurança

Quando os funcionários passam a se sentir parte de uma equipe, a segurança coletiva é valorizada. Autoestima e autoconfiança são características importantes para esse sucesso. Portanto, as empresas devem se engajar para gerar esse sentimento no grupo de funcionários. A gestão participativa também é indicada nessa busca por resultados do tipo. E as diversidades culturais sempre devem ser respeitadas.

A Conceito Zen é uma empresa especializada em palestras e um dos nosso temas é justamente Relacionamento Interpessoal nas empresas. Se você gostou deste artigo e quer levar este conteúdo para sua empresa, clique aqui e confira tudo sobre nossa palestra.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Relacionamento Interpessoal na Segurança do Trabalho