O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional te proporciona enfrentar de frente todas as situações do dia a dia com confiança e motivação.

Ter sucesso na vida, não é questão de destino. É claro que cada um tem sua personalidade, suas experiências e sua cultura, mas, quase todos os circuitos cerebrais da mente humana podem ser trabalhados para agirem da melhor maneira. A inteligência emocional é parte disso. Ela é responsável por grande parte do sucesso profissional e da capacidade de liderança de um ser humano.

Abaixo, podemos conhecer melhor o que é inteligência emocional e quais são seus benefícios para o dia a dia.

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é um termo da psicologia para a capacidade de entender seus sentimentos e os dos outros, além de saber lidar corretamente com eles. Uma pessoa emocionalmente inteligente consegue identificar suas emoções com mais facilidade. Além disso, quem possui essa competência, tem uma capacidade maior de se motivar.

O que é inteligência emocional

Habilidades da inteligência emocional

Essa inteligência pode ser dividida em cinco habilidades específicas, vejamos abaixo:

1. Autoconhecimento emocional: Essa é a habilidade que nos faz entender nossos próprios sentimentos e emoções. Quem consegue desenvolvê-la tem maior controle de suas vidas. Quem não consegue, fica à mercê das emoções.

2. Controle emocional: Lidar com os próprios sentimentos e adequá-los a cada momento da sua vida. É reconhecer os sentimentos negativos e trabalhar para bloqueá-los.

3. Automotivação: A capacidade de direcionar suas emoções para atingir um objetivo ou realização. É bloquear a ansiedade e acalmar-se nos momentos que precisa esperar para obter algo que deseja.

4. Reconhecimento das emoções em outras pessoas: Capacidade de reconhecer o sentimento dos outros e se colocar no lugar deles, ou seja, desenvolver a empatia.

5. Relacionamentos interpessoais: A habilidade de se relacionar com o outro utilizando competências sociais. Relacionar-se de forma eficiente e saber gerir os sentimentos dos outros. Essa é a base da liderança, da popularidade e da eficiência interpessoal.

Benefícios da inteligência emocional

Uma pessoa considerada inteligente emocionalmente, normalmente é autoconfiante, persistente, motivada e capaz de se controlar. Saber lidar com seus sentimentos é um dos principais requisitos para atingir objetivos profissionais. Por isso, é nesse momento que é necessário mostrar sua inteligência emocional.

Quem sabe exatamente o que fazer e como lidar com situações difíceis no trabalho, por exemplo, se destaca em meio aos demais. Muitos estudiosos classificam essa inteligência como mais importante do que a mental.

Um grande líder, por exemplo possui contato com funcionários, fornecedores e precisa tomar decisões difíceis, por isso, é normal que surjam problemas e ele precisa saber resolvê-los com eficácia.

Pelos motivos acima que cada vez mais as empresas têm investido em palestra de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

Já, na vida pessoal, saber lidar com seus sentimentos evita a ansiedade e ensina a esperar pelas realizações. Ainda existem alguns estudos que dizem que pessoas com essa capacidade possuem mais saúde e têm mais chance de desenvolver relacionamentos longos e amorosos.

Dicas para desenvolver inteligência emocional

Confira agora 5 dicas para que você possa desenvolver sua inteligência emocional.

  • Analise suas atitudes. Veja como elas impactam você e as pessoas que estão a sua volta.
  • Aprenda a dominar suas emoções e evite a impulsividade. Não tome decisões sem pensar bem antes.
  • Aprenda a controlar as emoções negativas e bloqueá-las.
  • Aumente sua autoconfiança, aprenda a lidar com a pressão e não tenha medo de se expressar, mas cuide para expor sua opinião de maneira organizada e equilibrada.
  • Aprenda a desenvolver a empatia e tenha respeito pelo próximo.

Todos nós podemos evoluir, adaptar nossas atitudes e mentes para se relacionar melhor com as pessoas. Maus relacionamentos atrapalham a vida pessoal e podem fazer você perder oportunidades profissionais. Procure trabalhar os aspectos da inteligência emocional aos poucos, mudando suas atitudes, com certeza desenvolver essa capacidade vai trazer grandes benefícios pra você.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

  1. Nestor Cinelli Junior :

    Excelente texto, resumido e esclarecedor.
    Em poucas palavras induz o leitor a questionamentos.
    O Coaching ajuda pessoas a tomarem e desenvolver esta consciência.
    Parabéns.

    • Rafael Lobo :

      Olá Nestor.
      Fico feliz que tenha gostado do material.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

O que é Inteligência Emocional e Como Aplicar? - Conceito Zen