Relação Entre Estresse e Qualidade de Vida

O estresse se não equilibrado pode afetar nossa saúde e desempenho em diversos setores da nossa vida.

Quem é que nunca passou por um momento de estresse na vida, não é mesmo?

Seja na faculdade, relacionamento ou no trabalho, o estresse faz parte da rotina de muitas pessoas nos dias atuais. Entretanto, será que existe alguma relação entre estresse e qualidade de vida ao ponto de afetar a saúde e bem estar?

Dificuldade de relacionamento no trabalho

Pessoas estressadas tendem a prejudicar não só a qualidade de vida e saúde, mas o relacionamento com as pessoas. Elas tendem a cada vez mais se tornarem reclusas e fechadas aos relacionamentos, tanto amoroso como interpessoal.

Partindo desse ponto e vista, o estresse impede que as pessoas se divirtam, e até mesmo inviabiliza um simples sorriso durante o dia a dia. Ou seja, as pessoas acometidas pelo estresse acabam se fechando em um círculo vicioso de remorso, sofrimento e ódio.

Em um ambiente ocupacional, as pessoas estressadas impedem o bom relacionamento e trabalho em equipe. Isso é refletido diretamente na produtividade da empresa, pois essa pessoa estressada pode “contaminar” outros colaboradores.

Em suma, pessoas estressadas focam apenas nos problemas e não conseguem enxergar alternativas para a felicidade. Por isso, o fato implica diretamente na qualidade de vida e saúde do indivíduo.

Veja Também: O que é Estresse Ocupacional

Mulher batendo a cabeça na parede

Irritabilidade de Hipersensibilidade

Você já percebeu que pessoas estressadas se irritam com facilidade? Além disso, quando os sentimentos são colocados em jogo, esse tipo de pessoa também tende a ser mais sensível, já que se importam até com uma pequena crítica construtiva.

O estresse é capaz de provocar esses sintomas nas pessoas. Ainda assim, esse tipo de condição pode ser presenciado em diferentes contextos, como uma multa de trânsito aplicada, discussão no trabalho.

Nestes casos, a pessoa estressada começa a se apresentar cada vez mais arisca e agressiva, podendo ocasionar brigas e mais discussões.

Assim sendo, para evitar que o estresse afete a sua qualidade de vida, bem como sua saúde, é recomendado manter a atenção voltada aos seguintes sintomas:

  • Problemas na memória;
  • Sensação constante de cansaço;
  • Transtornos de ansiedade como depressão e angústia;
  • Irritação exacerbada;
  • Enfermidades físicas;
  • Perda do desejo sexual e pesadelos noturnos.

Quando qualquer um desses sintomas começarem a aparecer, recomenda-se buscar por auxílio de um médico devidamente qualificado, pois somente ele poderá lhe ajudar.

Como diminuir o estresse?

Embora o estresse faça parte da vida de maioria da população, a condição pode ser tratada. Viver em ritmo completamente acelerado é um dos fatores que resultam no estresse.

Ou seja, é necessário dar uma pausa durante a rotina de trabalho, seja para respirar, fazer um lanche ou então ligar para algum familiar. São estes momentos que irão equilibrar nossa vida com os momentos em que ficamos estressados.

Algumas empresas têm investido em palestras sobre Estresse e Qualidade como forma de conscientizar seus funcionários a primeiro identificarem as situações que lhes deixam mais estressados e a partir daí saberem como lidar com estas situações em seu dia a dia.

Além do mais, o ideal é relaxar e esquecer um pouco dos problemas, tomar alguns minutos de descanso, caminhar pela manhã ou praticar algum outro hobby relaxante. Deste modo, o estresse diminui e você vai sentir a mudança diretamente em sua qualidade de vida.

Relação Entre Estresse e Qualidade de Vida
5 (100%) 1 vote
0
0
facebook

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *