O que é Estresse Ocupacional?

O estresse ocupacional atinge milhares de profissionais nas empresas brasileiras minando toda a produtividade e qualidade de vida.

O estresse ocupacional é um termo que tem ganhado cada vez mais espaço nas pautas empresariais. Manter uma equipe motivada e com bom equilíbrio físico/emocional é fundamental, tendo em vista diversas pesquisas que atestam que um funcionário contente e saudável tem um rendimento muito maior.

E esse estresse ocupacional pode surgir de diversas formas, podendo ser causado por falhas do gestor ou do funcionário, tendo em vista a gama de influências que acabam ditando o resultado da produção diária.

Para entender melhor como contornar esta situação, vamos primeiro entender o que é estresse ocupacional, quais as suas causas e o que você pode fazer para diminuir seus efeitos.

O que é estresse ocupacional?

O estresse ocupacional segue o raciocínio lógico em relação ao significado das palavras. O estresse significa tensão, pressão e as influências que esses fatores geram no indivíduo e nós escrevemos um outro artigo onde falamos sobre o que é o estresse e quais as suas fases.

Já o temo ocupacional faz referência principalmente ao trabalho (ou alguma ocupação não profissional).

Então, em termos gerais, o estresse ocupacional é o resultado de algum problema no cotidiano da ocupação. Esses problemas podem surgir de uma série de fatores que vamos listar.

o-que-e-estresse-ocupacional

Causas do estresse ocupacional

O estresse ocupacional é algo muito pessoal e pode ter origens muito específicas, no entanto é possível listar algumas causas comuns e que estão presentes no cotidiano de muitas empresas e profissionais.

1. Rotina de trabalho: É preciso analisar com calma a rotina de trabalho. Profissionais que são muito pressionados costumam ser mais suscetíveis ao estresse ocupacional, além daqueles que acabam trabalhando em jornadas longas ou abusam nas horas extras.

2. Problemas de relacionamento: O relacionamento no ambiente profissional é fundamental para a felicidade e produtividade do funcionário. Esses problemas podem acontecer dentro de uma equipe e também na relação entre empregador e empregado. Ambientes ruins afetam a produtividade de toda uma equipe e podem acabar gerando estresse para os envolvidos, principalmente em virtude do ambiente tenso.

3. Problemas da empresa: E ainda podem ocorrer problemas na empresa que afetam diretamente o funcionário. O atraso do pagamento pode ser um fator de forte influência para o estresse ocupacional, além da falta de perspectiva (plano de carreira) ou o salário inadequado em relação a função.

4. Problemas pessoais: Algumas vezes a pessoa não é adequada e não é feliz dentro de uma função, fazendo com que os níveis de estresse sejam muito maiores e possam não ter nenhuma relação com a empresa e sim com o posicionamento do profissional. Esse é uma análise muito reflexiva que deve ser feita pelo profissional que sofre com problemas de estresse ocupacional.

Veja Também: Dicas Para Melhorar a Qualidade de Vida no Trabalho

Diminuindo o estresse ocupacional

Para diminuir o estresse ocupacional, é necessário fazer uma análise das causas. Essa detecção deve ser feita com observações diárias de todas as atividades que mais estão causando esgotamento (mental e físico). Isso pode ser feito tanto pelos funcionários quanto pelos gestores.

Após detectar esses problemas, é importante buscar medidas para reduzir esses efeitos e conseguir bons resultados através de mudanças no ambiente. Outra medida importante é analisar como os funcionários estão executando as ações e investir em capacitação e tecnologia para que eles possam chegar a resultados semelhantes com um esforço físico e mental menor.

A Conceito Zen também realiza palestras sobre estresse nas empresas com o objetivo de fazer com que os funcionários saibam o que é o estresse e como podem identificar em que fase estão, para assim, tomarem as medidas necessárias para este problema não vire algo muito maior e prejudique sua vida social.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Estresse Ocupacional - O Que é e Quais as Causas?