Relação da Alimentação Saudável e o Desempenho Profissional

Ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes lhe trará maior disposição e rendimento em seu dia a dia.

Com a rotina cada vez mais corrida, a grande maioria das pessoas acaba se alimentando mal, por precisar optar se alimentar de algo mais prático e fácil para aquele momento. Isso, além de ser prejudicial à saúde, afeta também o ambiente de trabalho, já que uma dieta sem equilíbrio gera falta de energia e aumento de cansaço.

Uma dieta mal balanceada traz diversos problemas ao seu rendimento no trabalho, mesmo que às vezes, possamos achar que isso não tem relação. Quando você se alimenta mal, pode ter problemas como falta de concentração, pouca disposição para realizar as atividades e até mau humor.

Não é novidade que a alimentação afeta o psicológico dos seres humanos, já que quem faz dietas excessivamente restritivas tende a ficar mais estressado, por exemplo.

Assim, é muito importante ter cuidados com sua alimentação para não diminuir o ritmo no seu horário de trabalho.

Relação da alimentação saudável e o desempenho profissional

Como manter boa alimentação e rendimento

Manter uma alimentação saudável e balanceada é primordial, mas, existem algumas dicas que você pode seguir para seguir uma boa alimentação e manter seu bom rendimento na empresa em que trabalha.

1. Adeque sua dieta ao seu trabalho: Cada tipo de trabalho exige uma dieta específica. Por exemplo, pessoas que trabalham o dia inteiro sentadas possuem maior tendência a se tornarem obesas se seguir uma mesma dieta de quem trabalha com levantamentos de peso o dia inteiro, por exemplo.

É preciso ter variações dentro da sua dieta que faça adequações aos seus horários e aos nutrientes que você precisa durante o dia.

2. Regularidade: Tenha disciplina para adequar sua alimentação. Faça ingestão de alimentos a cada três horas e se possível, leve seu almoço de casa. Agora, se você for frequentar um restaurante, tente manter um prato saudável, colorido e que vai sustentar você durante as próximas três horas.

3. Não fique muito tempo sem comer: Na correria do dia a dia pode acontecer que você não consiga comer ou até esqueça de fazer isso. Essa prática pode prejudicar muito o seu rendimento, já que a fome costuma deixar as pessoas estressadas e fracas. Por isso, alimente-se regularmente, de preferência de 3h em 3h.

Veja Também: Como a Pressão Alta Afeta o Desempenho no Trabalho

A importância do alto rendimento no trabalho

Normalmente, o ambiente corporativo é repleto de competições e buscar por cargos maiores. Seus gestores estão sempre observando quem se destaca em meio a tantos funcionários e por isso, toda atitude que você possa tomar (mesmo que pequena) que vá ajudar a aumentar sua produtividade, é uma ótima alternativa.

A alimentação saudável deixa a pessoa de bom humor, com a saúde em dia e motivada para enfrentar a rotina do trabalho. Todos esses benefícios podem colocar você à frente de seus concorrentes e mais perto de seus objetivos.

Manter uma alimentação saudável é imprescindível para manter uma boa produtividade na empresa que você trabalha. Mantenha-se sempre atento a sua alimentação e como ela está afetando seu humor, para não ter deslizes. Uma boa dica é sempre organizar o que você irá comer com antecedência para não precisar recorrer a lanches gordurosos ou até ficar com fome por mais tempo.

Saúde é um dos principais temas de nossas palestras na Conceito Zen, inclusive, temos uma palestra específica sobre saúde e caso você queira ver seu conteúdo, ☛ clique aqui e confira ☚ tudo o que abordamos nesta palestra.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Relação da Alimentação Saudável e Desempenho Profissional