Principais IST’s que Devem Ser Abordadas na Empresa

Nomenclatura diferente de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), conheça as IST’s mais comuns para abordar em sua empresa neste ano.

IST é a nomenclatura para “Infecções Sexualmente Transmissíveis”. Elas são causadas por bactérias, vírus e outros microrganismos. Esse termo passa a ser adotado em substituição ao antigo DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), em consequência da infecção ser transmitida mesmo sem o portador apresentar sintomas.

É muito importante que você saiba que as infecções podem ocorrer através do contato sexual, seja oral, vaginal ou anal, sem o uso de preservativo, com alguém infectado.

A transmissão pode ocorrer ainda através de processos cirúrgicos realizados com instrumentos mal esterilizados, e que foram contaminados anteriormente. Pode ocorrer também de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação, e também através de uma transfusão sanguínea.

Por que abordar este tema no ambiente corporativo?

Um dos motivos principais para abordar este assunto em sua empresa é atuar na prevenção destas doenças. De pequeno à grande porte, as empresas tem capacidade de atingir um número grande de pessoas, e promover orientações e discussões sobre o assunto.

Além do mais, esse engajamento mostra interesse e preocupação com relação ao bem-estar dos colaboradores, e auxilia no combate à discriminação, seja ele dentro ou fora das empresas.

Principais IST's que devem ser abordadas na empresa

Principais IST’s que devem ser abordadas nas empresas – HPV, Gonorreia, Sífilis e Hepatite

HPV – O Papiloma Vírus Humano é muito comum, e atinge a pele e as mucosas. Ele é causador de lesões que podem ser precursoras do câncer, como o de garganta, anus e útero. Existem vários tipos de HPV e cada um causa um tipo de lesão em diferentes partes do corpo. A maioria das pessoas já deve ter entrado em contato com o vírus alguma vez, porém, geralmente, ele é eliminado facilmente pelo nosso organismo.

Gonorreia – É transmitida pelo contato sexual, seja ele anal, oral ou vaginal, e é causada por uma bactéria conhecida como gonococo. Essa bactéria se prolifera em locais quentes e úmidos, como o canal que leva a urina pra fora do corpo, por exemplo. Alguns sintomas são: ardência ao urinar, dores pélvicas e abdominais, no caso dos homens ocorre inchaço em um dos testículos. Nas mulheres ocorre sangramento vaginal fora do período menstrual.

Sífilis – Conhecida também como cancro duro, é uma IST causada por uma bactéria. A doença ocorre em 4 fases: primária, secundária, latente e terciário. O desenvolvimento da infecção vai desde ao aparecimento de feridas nas regiões onde há mucosas, até à danificação de órgãos como cérebro, olhos, coração, vasos sanguíneos, e fígado.

Hepatite – É um vírus que causa a inflamação do fígado e os sintomas surgem rapidamente após o contato. Alguns sintomas são manchar amarelas na pele, e também aparecem na parte branca dos olhos. Os tipos mais comuns são os A e B. Outros sintomas são dores de cabeça, inchaço abdominal, urina escura, náuseas e febre.

O combate às IST’s no mundo corporativo

É muito importante no ambiente corporativo que empresas voltem a atenção para a saúde do funcionário, envolvendo não só a questão socioeconômica, mas, também, a de direitos humanos. Além da prevenção, estas ações devem focar também na igualdade e na quebra do preconceito, que ainda gira em torno deste tema.

Para saber mais sobre como abordar estes assuntos dentro da sua empresa sugerimos acessar nossa página com o conteúdo da palestra de sexualidade DST/AIDS que além de abordar sobre as principais IST’s, ainda aborda sobre AIDS que é um tema obrigatório que a CIPA precisa realizar uma campanha anual conforme a NR05.

Estas informações abordadas dentro do ambiente de trabalho são fundamentais para orientação dos funcionários. Muitas vezes, os colaboradores não sabem que o atendimento e o tratamento destas IST’s são gratuitos nos serviços de saúde do Sistema Único de Serviço (SUS).

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Principais IST’s que Devem Ser Abordadas na Empresa