Por que a SIPAT é Importante?

A SIPAT é essencial para a empresa e seus funcionários, pois através das ações realizadas neste evento, é possível orientar e conscientizar a todos da importância de prevenir os acidentes de trabalho.

Se você é empregador ou empregado de alguma empresa de pequeno, médio ou grande porte que desenvolve atividades que possam gerar riscos, é preciso sempre estar atento a medidas que devem ser tomadas para a segurança pessoal dos funcionários.

segurança no trabalho é algo indispensável e para garanti-la é preciso que tanto os empregadores, quanto os funcionários trabalhem para isso. Por isso muitas empresas tem setores especializados em fiscalizar e propor soluções para problemas de segurança do trabalho, esse setor é o responsável também por sempre buscar projetos de prevenção de acidentes.

Um dos eventos importantes que as empresas realizam para conscientizar os seus funcionários é a “Semana Interna de Prevenção de Acidentes”, mais conhecida como SIPAT.

Se você quer entender melhor do que se trata essa semana e qual a sua importância para a segurança no trabalho, recomendamos que continue lendo esse artigo.

Por que a SIPAT é Importante

O que é SIPAT?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes, ou simplesmente SIPAT, como o nome já sugere é um evento que acontece dentro das empresas com o objetivo de expôr e discutir assuntos voltados à prevenção de acidentes e de doenças de trabalho.

A SIPAT deve ser realizada uma vez por ano, no mínimo, em qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte, e os seus funcionários devem ter dispensa para participar da programação. A responsabilidade pela elaboração da Sipat é do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do trabalho (SESMT) em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Qualquer empresa que tenha interesse pode realizar uma SIPAT, independente do número de funcionários que ela possui, mas empresas maiores são obrigadas a realizar essa semana. É sugerido que as atividades para SIPAT ocorram durante uma semana, mas algumas empresas fazem em menos tempo, para que não tenham um dispensa de funcionários por muitos dias, outras optam também pelo revesamento, para que todos possam participar, sem comprometer as funções da empresa.

Importância da SIPAT

Realizar a SIPAT é extremamente importante tanto para a empresa quanto para os seus funcionários, pois por meio das atividades desenvolvidas nessa semana, é possível conscientizar a todos da importância de prevenir os acidentes de trabalho, por meio de ações simples, como o uso de equipamentos, a fiscalização das ações, entre outras ações. Além disso, a SIPAT também trabalha para evitar doenças ocupacionais geradas no trabalho, pois um empregado feliz em seu ambiente de trabalho consegue desempenhar melhor as suas funções.

Em resumo o principal o objetivo da SIPAT é o de orientar e conscientizar os empregados da importância e também como fazer para evitar os acidentes em local de trabalho, essa é uma forma de aproximar os empregados da empresa e mostrar que as ações deles têm importância para um melhor ambiente de trabalho, seguro e agradável.

Durante a SIPAT são realizadas palestras, gincanas, atividades teatrais, ações motivacionais, e até mesmo sorteio de brindes, para que as informações a respeito da prevenção de acidentes de trabalho sejam repassadas de maneira lúdica e agradável, pois assim os funcionários se sentem mais confortáveis com elas, e colaboram melhor.  E assim o funcionário passa a ter uma atitude de vigilante onde tem a liberdade de solicitar as correções que são necessárias para que o seu ambiente de trabalho seja mais seguro.

Mas, o que é a CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – ou simplesmente CIPA – é formada por funcionários de empresas que são designados para a comissão com o objetivo de estudar, fiscalizar e propor soluções para riscos de acidente de trabalho, e trabalhar na conscientização constante dos empregados da importância de prevenir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais com apenas algumas atitudes simples.

CIPA possui representantes do empregador e empregados, e cada um deles têm funções específicas dentro da comissão, por exemplo, os representantes do empregador devem fornecer os materiais e equipamentos necessários para a prevenção de acidentes de trabalho, já os empregados devem fiscalizar e reportar os riscos de acidentes que cada setor apresenta, além disso, eles devem apresentar sugestões de melhorias para o ambiente de trabalho.

CIPA trabalha em conjunto com o SESMT, quando existe, para que juntos prezem pela segura no trabalho, dentre um dos principais trabalhos realizados em conjunto está a SIPAT.

E o que é SESMT?

O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, ou simplesmente SESMT, é composto por uma equipe de profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e outros, tem o objetivo de auxiliar os funcionários de empresas na prevenção e no tratamento de doenças ocupacionais, ou seja, aquelas que acontecem por causa de trabalho.

As empresas devem sempre dispor de uma equipe do SESMT in loco na empresa para atender os empregados, ou disponibilizar maneiras de que os funcionários sejam atendidos rapidamente pela equipe.

As empresas não são obrigadas a ter um SESMT, mas devem sempre disponibilizar o atendimento dos seus funcionários. O SESMT trabalha em conjunto com a CIPA e também é um dos responsáveis pela realização da SIPAT.

Dê valor para sua SIPAT

Como bem vimos, a SIPAT é muito importante para as empresas de todos os segmentos e tamanhos, pois leva a informação e orientação sobre saúde e segurança aos colaboradores de forma prática e dinâmica, além de reforçar ações que já são praticadas diariamente nas empresas. Por este motivo, valorize esta ação na sua empresa!

0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Valter Borin :

    Matéria excelente!

    • Rafael Lobo :

      Obrigado pelo comentário Valter.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *