O Que São IST’s? (Infecções Sexualmente Transmissíveis)

IST é a sigla para Infecções Sexualmente Transmissíveis. Esta terminologia agora é adota em substituição a DST.

Doenças sexualmente transmissíveis geralmente são causadas por sexo realizado sem proteção. As ISTs são estas infecções obtidas através do sexo e podem gerar extremo desconforto e baixa autoestima em seus portadores.

Para proteger-se contra as ISTs, os parceiros sexuais devem utilizar sempre um preservativo masculino de látex, pois esta é considerada como o único método contraceptivo realmente eficiente contra as doenças sexualmente transmissíveis, visto que impede o contato direto com lesões e infecções nos órgãos genitais ou ainda o fluído pré-ejaculatório, que também pode transmitir uma IST.

Antigamente, a sigla DST era a mais utilizada. Porém, agora utilizamos a sigla IST, pois a pessoa pode transmitir infecções mesmo que não apresente sinais ou sintomas de doenças.

A Conceito Zen é uma empresa especializada neste tipo de abordagem nas empresas. Se quiser conhecer mais a respeito de nossa palestra sobre sexualidade IST/AIDS nas empresas, clique e aqui e confira nosso conteúdo.

Transmissão de IST’s

As maneiras de se contrair uma IST podem ser variadas. É possível ser infectado com uma doença sexualmente transmissível através de sexo anal, sexo oral, contato com diversos fluidos corporais, como sêmen, líquidos vaginais ou até mesmo sangue. Existem ainda ISTs que podem ser transmitidas através de contato cutâneo.

Para se proteger, a melhor maneira ainda é o preservativo, a camisinha, durante o ato sexual. Após a relação, os envolvidos devem ter a certeza de que o preservativo não tenha estourado e que o sêmen permaneça contido dentro da camisinha.

O que são IST's

Como nem sempre uma doença sexualmente transmissível trará sintomas para o portador, é preciso ficar atento, pois muitas pessoas são infectadas e permanecem como transmissoras de ISTs sem ao menos saber desta condição.

Alguns sintomas podem ser notados com a infecção de uma IST, como dor ao urinar, dores durante as relações sexuais, irritabilidade e coceira nos órgãos genitais, dores de barriga, febre, maior corrimento vaginal do que o normal, urinar apenas pequenas quantidades, maior perda de sangue entre períodos menstruais ou ainda após o ato sexual, úlceras, vesículas ou verrugas nos órgãos genitais, entre outros sintomas.

Se você acredita que esteja infectado com uma doença sexualmente transmissível, o ideal é fazer um exame assim que possível. Não é necessário ter vergonha, pois é uma situação totalmente comum e os médicos e enfermeiros estão preparados para este tipo de infecção.

O tratamento para a IST encontrada deve ser realizado o quanto antes, pois há riscos de se contaminar outra pessoa, além de prejudicar a própria saúde. Conheça a seguir alguns dos tipos mais comuns de ISTs.

Em nosso site há um artigo sobre as principais IST’s que devem ser abordadas na empresa, pois acreditamos que este tipo de conhecimento deva ser compartilhado com todos os colaboradores com o objetivo de orientar e conscientizar.

Tipos de doenças sexualmente transmissíveis

A gonorréia é a IST mais comum. Ela é causada por uma bactéria, que possui mais chances de ser transmitida através de contato genital ou oral. Os sintomas costumam aparecer entre dois e 10 dias após a relação sexual com o infectado, mas ainda assim os sintomas podem não aparecer durante meses. Para as mulheres, dor ou ardência ao urinar ou corrimento vaginal anormal podem ser sintomas iniciais, enquanto os homens apresentam corrimento no pênis.

Outros tipos muito comuns de doenças sexualmente transmissíveis são os Piolhos Púbicos, a Herpes Genital, a Clamídia, a Sífilis, a Hepatite B, a Trichomoniasis, verrugas anais e genitais e o HIV.

Mais conhecido como AIDS, o HIV é transmitido através da troca de fluídos corporais, como sangue, sêmen e leite materno, e também por sexo sem proteção. Ele apresenta sintomas semelhantes ao da gripe, mas o infectado pode viver anos sem apresentar nenhum sinal.

O HIV é um vírus que acompanha o infectado para a vida toda e diminui suas defesas naturais contra outros infectantes. O tratamento médico que impede a evolução da doença é feito através de um coquetel medicinal.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

O Que São IST’s? (Infecções Sexualmente Transmissíveis)