O que é Tabagismo, Tratamento e Doenças Causadas Pelo Tabagismo

O vício em cigarro é um dos grandes males da vida moderna, mas saiba que você não está sozinho e que existe tratamento.

Há muitos anos, o tabaco está fortemente presente na vida de diversos indivíduos. Aponta-se que mais de 5 milhões de mortes por ano possuem relação com o tabagismo. O número de adeptos ao cigarro pode assustar, é valido citar, que neste cenário, as projeções apresentam uma piora deste quadro.

Diante deste cenário perigoso, preparamos um artigo para que você saiba mais sobre o que é tabagismo, qual a forma de tratamento e quais as doenças causadas pela dependência do cigarro.

O que é tabagismo?

Quando se fala de tabagismo, automaticamente o tabaco vem à tona, porém, não consiste no consumo e sim, na dependência física e psicológica da substância, que é causada mais precisamente pela nicotina.

Um entre diversos fatores preocupantes ao abordar o tabagismo, é que pesquisas apontam que as toxinas liberadas pelo cigarro também podem ser prejudiciais para as pessoas ao redor, pois mesmo quando o contato com a pessoa que está fumando não é próximo, aponta-se que as toxinas ficam impregnadas durante algumas horas no ambiente e na roupa.

Veja Também: Cigarro Pode Afetar o Desempenho no Ambiente de Trabalho

O que é Tabagismo, Tratamento e Doenças Causadas Pelo Tabagismo

Qual é o tratamento estabelecido?

É possível acabar com a dependência do tabaco, basta procurar um tratamento adequado. Neste cenário, vale lembrar que existem médicos, como cardiologistas, que podem contribuir com uma taxa ainda maior do sucesso de seu tratamento.

Veja a seguir algumas das opções que podem ser orientadas e exploradas:

– Medicamentos: visam promover o bem-estar e amenizar a vontade de fumar;

– Terapia: em meio ao tratamento, é comum que a ansiedade apareça, juntamente com outros incômodos que podem ser conversados e amenizados por meio de sessões de psicoterapia;

– Nicotina: mesmo que apresente uma eficácia menor em relação a outros métodos, pode ser recomendado que a nicotina seja reposta por meio de gel ou adesivo.

Leia Também: Por Que Sua Empresa Precisa de Uma Palestra Sobre Tabagismo?

Quais são as principais doenças causadas pelo tabagismo?

O tabagismo faz com que substâncias tóxicas variadas sejam inaladas diariamente pelos fumantes, fazendo assim com que esta doença seja uma das portas de entrada para diversas outras enfermidades, tais como:

1. Enfisema: embora possa ser causada por outros agentes, em grande parte dos casos a enfisema é originada do fumo. Nesta condição, os alvéolos pulmonares são acometidos e sendo assim, os principais indícios envolvem dificuldade para respirar, chiado e a tosse;

2. Bronquite: trata-se da inflamação que acomete os brônquios, podendo ser aguda e com possibilidade de tratamento que dura algumas semanas ou crônica, que pode acompanhar o portador por toda a vida, o segundo caso é mais comum em fumantes;

3. AVC: pesquisas apontam que o cigarro é um grande fator de risco para acidentes vasculares. O AVC pode ser devido a obstrução de uma ou mais artérias, que resulta na ausência de circulação em uma determinada área cerebral ou pelo rompimento de uma artéria, que origina um sangramento no cérebro. Em muitos casos, as complicações são severas.

Aponta-se que sejam em torno de 50 doenças causadas principalmente pelo tabagismo, além das que foram citadas, outras enfermidades muito comuns são as úlceras gástricas, trombose e o câncer de pulmão. É fundamental citar que o cigarro não é apenas o único protagonista da doença, afinal, o tabaco pode estar presente em outros meios, como cachimbo, narguilé e charuto.

A Conceito Zen faz um trabalho de conscientização sobre tabagismo através de uma palestra interativa onde falamos sobre como o comportamento influencia em nossa saúde e qualidade de vida. Se você tiver interesse em saber mais a respeito deste nosso trabalho clique aqui e confira o conteúdo desta palestra.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Tabagismo: O que é, Tratamento e Quais as Doenças Causadas