Por Que Sua Empresa Precisa de Uma Palestra Sobre Tabagismo

Realizar a palestra sobre tabagismo em sua empresa é uma excelente forma de levar informação e conscientização sobre os malefícios do cigarro para seus funcionários.

Sabemos muito bem que o tabagismo é um vício muito difícil de se largar e muitas vezes é necessário um grande apoio de familiares e principalmente, motivação extra da pessoa com o vício em cigarro.

Um dado interessante é que a quantidade de fumantes está diminuindo constantemente, especialmente dentro das empresas. Um serviço que auxilia para essa diminuição é a palestra sobre tabagismo como uma forma não de “apontar o dedo” e sim sobre uma reflexão sobre saúde e qualidade de vida.

A Conceito Zen possui uma palestra sobre tabagismo que caso você tenha interesse em saber mais a respeito do conteúdo pode clicar aqui e acessar a página específica.

Empresas e tabagismo

As empresas devem participam do trabalho contra o tabagismo. Apesar de a mídia divulgar sobre os malefícios do cigarro, muitas pessoas ainda não conhecem todos os riscos que o tabagismo oferece à saúde.

Por conta disso, é dever de toda organização ensinar e mensurar os danos a curto e médio prazo, porém de forma didática e informativa. Com isso, o número de fumantes com certeza vai cair.

Cigarro na mão de uma pessoa

A importância da palestra

É imprescindível fazer o funcionário repensar sobre os problemas causados por conta do cigarro, tanto para ele como para os companheiros de trabalho e família.

A partir das palestras, as empresas planejam técnicas para abordar a prática do fumo, reduzindo a incidência de novos fumantes.

De acordo com estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), um fumante possui até 10 vezes mais chances de contrair câncer de pulmão, e cinco vezes mais possibilidades de ser acometido por infarto.

Ainda de acordo com a pesquisa, o fumante também pode ser acometido por um derrame a qualquer momento. Ao passar essas informações aos colaboradores, os mesmos vão pensar duas vezes antes de colocar um cigarro na boca, principalmente quando a informação é passada não de forma “terrorista”, mas sim reflexiva.

Proibição do cigarro no ambiente ocupacional

Segundo a Lei 9.294/96, regulamentada pelo Decreto 2.018/96, a utilização de cigarro é proibida no ambiente de trabalho, bem como cigarrilhas, charutos, cachimbos ou algum outro tipo de artigo de fumo em ambiente de trabalho coletivo.

Pesquisas apontam que colaboradores fumantes custam mais para as empresas, especialmente por conta das paradas para fumar durante o expediente, fato que atrapalha o processo produtivo.

Mesmo que todos os funcionários de um determinado segmento fumem, não é permitido o fumo coletivo no ambiente.

Como largar o tabagismo?

Deixar de fumar é algo completamente difícil, assim como apontou o levantamento do INCA, pois cerca de 80% dos fumantes tentam deixar o vício, mas, por outro prisma, apenas 30% atinge este objetivo.

Por conta disso, a palestra sobre o tabagismo tem como finalidade orientar e auxiliar as pessoas que fumam e, ainda por cima, conscientizam aqueles que estão começando a fumar.

Mesmo que a empresa não conte com fumantes na lista de funcionários, é importante desenvolver este tipo de programa de conscientização. O mesmo vai atuar no processo de prevenção e medida educacional.

Deste modo, os colaboradores vão poder ajudar colegas e familiares que pretendem abandonar o vício.

Palestra e efetividade

De uma maneira muito descontraída o conteúdo citado neste artigo pode ser passado para os colaboradores das empresas. Ou seja, eles podem compreender o real motivo do tabagismo fazer tão mal à saúde.

Além disso, muitos não conhecem os malefícios do fumo. Neste caso, a palestra tem a missão de informar, sanar qualquer tipo de dúvida e, sobretudo, garantir o bem-estar de todos os trabalhadores.

Se você quer levar esta palestra sobre tabagismo para sua empresa clique aqui.

Por Que Sua Empresa Precisa de Uma Palestra Sobre Tabagismo
5 (100%) 1 vote[s]
0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *