O Que É Saúde Emocional

Ao cuidarmos da nossa saúde emocional, consequentemente nossa qualidade de vida será melhorada. Mas como conseguir?

Entender o que é saúde emocional é de extrema importância para que você saiba como o desequilíbrio afeta sua qualidade de vida e o quanto influencia na sua rotina do seu dia a dia.

É entendido como saúde emocional o seu bem-estar psicológico no geral. Podemos então considerar a forma como você controla os seus sentimentos em relação a si próprio e como é possível entender a capacidade de enfrentar qualquer dificuldade que surge ao longo da vida.

Estar emocionalmente saudável é estar livre de problemas de saúde, que interferem diretamente no seu comportamento e relações com a sociedade e principalmente consigo mesmo. Por isso é essencial entender como nossa saúde mental pode estar sempre em equilíbrio.

Emoticons representando os estados da saúde emcional

Características da saúde emocional

Há muitas características da saúde emocional, que são indicativos de que você está bem psicologicamente para lidar com todas as situações do dia a dia, confira quais são:

  • Autoconfiança: É entender que você consegue realizar qualquer tarefa que foi designada a você e entende que possui a capacidade de cumpri-la.
  • Lidar com o estresse: O estresse aparece quando situações complicadas acabam tirando o nosso sono e saber lidar com essas situações sem comprometer sua qualidade de vida é estar em equilíbrio.
  • Recuperar dos problemas: Há muitos problemas que nos abalam emocionalmente e saber recuperar deles de uma forma positiva é essencial. E além disso, levar para consigo um aprendizado sobre a situação enfrentada.
  • Construir relações satisfatórias: Saber lidar com pessoas e com situações é extremamente complicado, porém manter relações que lhe fazem bem é estar com a saúde emocional no alto.

Leia Também: Diferença Entre Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal

Evite o desequilíbrio emocional

Por mais que problemas surjam ao longo da nossa vida e da nossa rotina, é essencial que você saiba como evitar que todas essas situações causem o desequilíbrio emocional.

1. Tenha comportamentos positivos

É fundamental cuidar da sua autoestima, entender quais são suas capacidades e saber que qualquer tipo de compromisso ou situação que for designada a você, você será capaz de enfrentar e cumprir da melhor forma possível.

Entender a sua capacidade e que pode sempre ir além do que já é de costume é uma forma de se conseguir ter autoconfiança.

2. Faça as atividades que mais lhe agrada

Você deve sempre tirar um tempo para realizar as atividades que mais lhe agrada, pois assim, é possível equilibrar suas emoções, por fazer uma atividade que lhe dá prazer.

Muitos benefícios são alcançados com as atividades, em que ajuda a acalmar e melhora a concentração para realizar os afazeres do dia a dia. Além de estimular a inteligência e criatividade.

3. Alimente-se bem

A alimentação deve sempre ser saudável e quando se consome algo que se gosta muito, a sensação de bem-estar é alcançada de uma maneira instantânea. Consuma nutrientes que são essenciais para o cérebro e para as emoções.

Saúde emocional nas empresas

Devido a nossa rotina cada vez mais estressante devido a precariedade de transporte público, empregos que cada vez mais geram pressão, poder de compra diminuindo, em alguns casos dupla jornada de trabalho, sono não reparador devido a poucas horas, falta de tempo para atividades físicas e de lazer, a saúde emocional é amplamente afetada, o que gera consequências no trabalho.

Sabendo que os problemas emocionais são os que mais geram a busca de ajuda de trabalhadores a Conceito Zen desenvolveu uma palestra sobre Relacionamento Interpessoal que atua diretamente nesta questão com ajudas práticas ao dia a dia.

Esta palestra tem duração de 50 minutos e pode ser apresentada em eventos com SIPAT, Semana da Saúde, ou evento pontual. Nossos palestrantes são profissionais da saúde e comportamento e desde 2010 atuamos em eventos corporativos com uma metodologia que vem ganhando grande destaque no segmento.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Saúde Emocional O Que é e Quais Benefícios? - Conceito Zen