Diferença Entre Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal

Entender a diferença entre relacionamento interpessoal e intrapessoal é fundamental para que você aprenda a desenvolver ambas habilidades.

Apesar de serem palavras parecidas, os relacionamentos interpessoal e intrapessoal são muito diferentes. E como em qualquer situação de nossa vida – onde vivemos em comunidade – desenvolver ambas essas características é especialmente importante no trabalho.

No trabalho precisamos ter inteligência emocional para lidar diariamente com diferentes tipos de pessoas, cargos e personalidades, por isso, ter um relacionamento interpessoal bem trabalhado é essencial. No entanto, para que isso aconteça, é preciso trabalhar o relacionamento intrapessoal de forma eficaz.

Vamos então neste artigo explicar qual a diferença entre relacionamento interpessoal e relacionamento intrapessoal e mostrar a importância de você desenvolver ambas características. Vamos lá?

Funcionários praticando relacionamento interpessoal

Quais as maiores diferenças entre eles?

Enquanto o relacionamento intrapessoal diz respeito à comunicação interna do indivíduo, o relacionamento interpessoal corresponde à maneira com que nos relacionamos com o próximo, sejam membros da família, amigos e colegas de trabalho.

Para desenvolver o relacionamento intrapessoal, é necessário conhecer a si mesmo. É quando você observa e identifica os seus pontos fracos e pontos fortes, aprendendo a lidar com suas emoções e habilidades.

Esse é o modo que você se enxerga no mundo, dentro de determinadas situações. Para fortalecer o relacionamento intrapessoal, é preciso sempre estar em busca de autoconhecimento, melhorias na autoestima e no autocontrole.

O relacionamento interpessoal está presente na nossa vida a todo momento. No ambiente de trabalho, lidamos com chefes, colegas e clientes. E devemos saber como lidar em cada uma dessas situações.

Em nossa palestra de relacionamento interpessoal damos dicas práticas sobre como você pode também desenvolver esta habilidade e se destacar no mercado.

Como os relacionamento interpessoal e intrapessoal se conectam?

O relacionamento intrapessoal é a base do interpessoal, visto que trata do cerne do indivíduo, com sua comunicação interna.

Para que as suas relações com as outras pessoas sejam bem sucedidas, é imprescindível ter controle das suas próprias emoções e praticar o autoconhecimento.

Construir certas habilidades dentro do seu relacionamento intrapessoal pode ser muito eficaz na hora de desenvolver um espírito de equipe e participação dentro do ambiente de trabalho. Algumas delas são:

  • Humildade;
  • Persistência para ultrapassar os obstáculos;
  • Resiliência;
  • Disciplina para manter o foco;
  • Flexibilidade para se adaptar às mais diferentes situações;
  • Motivação e iniciativa.

Como alcançar um melhor relacionamento intrapessoal?

Muitas vezes, esse exercício é negligenciado. E para ter um bom relacionamento intrapessoal, o esforço deve ser constante. Mas os resultados aparecem rápido, principalmente dentro do ambiente de trabalho: pessoas que se comunicam melhor têm mais chances de serem valorizadas, promovidas e maiores oportunidades para o futuro.

Além disso, uma boa relação com superiores e colegas de trabalho pode trazer mais leveza para o dia a dia, tornando a obrigação do trabalho menos fatigante.

Para resolver esse problema, invista em programas de autoconhecimento e inteligência intrapessoal. Enxergar e avaliar suas atitudes, procurar novas experiências e aprender com seus resultados são pequenas ferramentas que podem, aos poucos, te ajudar a conhecer melhor a si próprio.

Procure penas suas respostas para os questionamentos: “o que você quer?”, “o que é importante para você?”, “como você se sente diante de determinadas situações?”. A jornada pela busca do autoconhecimento não tem uma fórmula certa, mas depende unicamente do seu esforço.

Lembre-se: conhecer a si mesmo e investir em ferramentas e programas que o ajudam a chegar lá irá abrir portas para o seu futuro, seja no trabalho ou na sua vida familiar e pessoal.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *